MULHER

Moda
Com que sapato eu vou?

Louis XV, Agulha, Anabela, Sabrina... Salto alto tem nome e estilo. É afirmação da moda, objeto de sonho, desejo e sedução. Seja qual for a sua preferência, o importante é sentir-se bem.

Que mulher não se encanta ao passar em frente de uma vitrine cheia de sapatos? Sem dúvida, esse é um dos acessórios que mais atraem as mulheres. E quanto mais alto, mais apaixonante será...

Por muitas é usado como um objeto para atrair o sexo oposto. Outras se sentem mais bonitas, esguias e realizadas diante do espelho! Para o "arquiteto dos pés" Fernando Pires, o salto alto pode ser sempre usado. "Em especial para sair à noite, principalmente quando a mulher quer seduzir", diz o estilista.

Ele lembra que os homens adoram mulheres caminhando sobre saltos. "A postura fica diferente, mostra mais atitude", comenta. Mesmo assim, recomenda diminuir o tamanho do salto no dia-a-dia, a exemplo do trabalho ou para percorrer distâncias longas a pé.

Fernando Pires deixa claro: "bom senso é tudo". "O salto alto tem todo um resultado instantâneo, deixa a mulher mais atraente e bonita. Porém, o mais importante, é que - com salto ou sem salto - ela esteja se sentindo segura, com bom humor, resolvida e confortável, o que é importantíssimo. Mesmo quem não gosta de salto alto consegue estar dentro da moda, afinal o que manda de verdade é a atitude", reforça.

E atenção. Por mais que os sapatos sejam lindos, é preciso que proporcionem conforto e equilíbrio. Na hora de comprá-los, é importante tomar alguns cuidados:

- Não se deixe seduzir pela beleza. Se não for confortável, não compre o sapato esperando que seu material laceie. Busque um modelo que ofereça equilíbrio e conforto aos pés.
- Calce o sapato antes de adquiri-lo. Ele deve ter um centímetro de sobra entre o dedo maior e o bico do sapato. Experimente o sapato na loja e dê algumas voltinhas.
- Existem mulheres que não gostam de usar salto alto. Para elas, os saltos de tamanho baixo ou médio são uma boa solução.

A história do salto alto


A invenção do salto alto é atribuída a Catarina de Médici. Filha de italianos, ela tinha baixa estatura e ao se casar com Henry II, da França, levou em sua bagagem diversos sapatos que a deixavam mais alta. Na época, a novidade fez a cabeça de muitos franceses e tornou-se símbolo de "status". Muito tempo depois esse costume chegou na América. Somente em 1890, nos EUA, foi instalada a primeira fábrica de saltos de sapatos.

Agulha: modelo alto e fino, esse tipo de salto exige muito cuidado e bom senso no uso, pois pode prejudicar a coluna vertebral. É considerado o mais atraente de todos. Sempre na moda, é indicado para usar com calças longas e curtas, saias, vestidos, terninhos tailleurs e até mesmo um jeans durante o dia e a noite. Atenção! Procure usar esse tipo de salto em ocasiões que não exijam muito tempo de permanência em pé.


Anabela: esse tipo de salto pode ser usado no dia-a-dia, combinando com qualquer tipo de roupa, inclusive as mais finas. Saias longas, curtas ou rodadas caem muito bem com o salto Anabela. Segundo ortopedistas, é o salto menos prejudicial à coluna.




Louis XV ou Carretel: baixo ou alto, esse modelo sempre está na moda. A sua forma lembra um carretel e seu salto não passa de quatro centímetros. Também ficam bem em sapatos masculinos. É ideal para usar com calças, vestidos, shorts, minissaias e saias longas.




Plataforma: solado curvo ou reto é indicado para ser usado em ocasiões bem informais, por ser um modelo cheio de estilo. Por exemplo: evite usar em casamentos. Quem gosta desse modelo poderá encontrar saltos bem altos.





Sabrina: Nos anos 60, o filme "Sabrina", estrelado pela atriz Audrey Hepburn, popularizou esse tipo de salto. O salto é médio e delicado. É perfeito para usar com calças mais curtas, shorts, vestidos, saias abaixo do joelho e curtas.





Salto grosso: Elegante e confortável, traz estabilidade e sobriedade aos pés. Combina com calças, saias longas e curtas.







Fonte:
Revista BemEstarBem

 
  Publicidade
Copyright © 2004-2008 Americana Digital. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial sem autorização.