5 dicas do que considerar na hora de criar um blog de odontologia

Blog de Odontologia

Estar presente na internet se tornou um requisito para todos os segmentos, pois assim sua empresa terá mais visibilidade entre os consumidores.

Mas atualmente não basta apenas ter um site, as pessoas não estão interessadas em só comprar produtos ou serviços, estão interessadas no que a marca está oferecendo para elas.

Portanto, a criação de conteúdo está cada vez mais comum no mundo dos negócios, produzir conteúdos que possam atrair os consumidores está virando estratégia para muitas empresas.

Com isso, ter um blog está cada vez mais normal, pois ele não se limita em um tipo de conteúdo ou em apenas um formato, podem ser através de vídeos, textos ou imagens.

Na odontologia, os blogs se tornam cada vez mais comuns, pois é uma forma de educar o público sobre procedimentos que não são tão conhecidos, como lente de contato para os dentes.

Desta maneira, é possível aumentar a visibilidade da sua clínica ou consultório e atrair mais pacientes.

Neste conteúdo vamos dar algumas dicas do que precisa considerar na hora de criar um blog.

1. Defina o porque está criando o blog

Não é apenas criar um blog e postar diversos conteúdos, mesmo que seja uma clínica de odontologia, precisa definir o objetivo por trás do blog.

Por exemplo, ganhar visibilidade, atrair mais pacientes, educar o mercado.

Normalmente, essa definição vai estar ligada com o objetivo de negócios. Então, se uma clínica precisa de mais pacientes, ela pode usar o blog para publicar conteúdos sobre procedimentos, curiosidade, valores, o que considerar na hora de procurar um dentista.

Por exemplo, pautas sobre clareamento a laser valor, assim ele despertará a curiosidade do consumidor, chamando a sua atenção e aumentando a possibilidade de gerar leads.

2. Planeje a produção de conteúdo

Como falamos no primeiro ponto, não é apenas produzir conteúdos aleatórios, precisa definir as pautas de acordo com o objetivo do blog e a sua persona.

Antes de definir a produção de conteúdo, faça uma pesquisa com os pacientes da sua clínica, levante informações sobre os seus interesses, hobbies, suas dúvidas mais frequentes na área e etc.

Assim, antes de criar um blog, você terá dados suficientes para criar pautas, criar um cronograma de publicação e produzir conteúdos nos formatos que chamará a atenção do público.

Por exemplo, se na sua pesquisa os seus pacientes falaram que preferem ver vídeos do que textos, e que suas maiores dúvidas são sobre o tratamento de canal, é possível criar uma série de vídeos falando sobre o procedimento, como é a recuperação e os alimentos que ajudam nesse momento.

3. Escolha do domínio 

Antes de falarmos sobre a escolha do domínio, vamos falar sobre um detalhe técnico importante. Domínio e endereço não são a mesma coisa!

Um domínio é uma string, que é uma sequência de caracteres que identifica um site específico. Por exemplo: clinicaodontologica.com.br/blog/.

E o endereço é a sequência que aponta para um página específica. No endereço podem ter diretórios e subtítulos que vão identificar o elemento buscado.

Dentro do mesmo domínio tem vários endereços, como:

clinicaodontologica.com.br/blog/aparelho transparente – um conteúdo que está falando sobre aparelho transparente.

clinicaodontologica.com.br/blog/categoria/procedimentos-esteticos – uma categoria que tem vários contéudos sobre procedimentos estéticos realizados por dentistas.

Agora sim, vamos falar do que considerar na hora de escolher o domínio.

Caso você não tenha um domínio, não precisa se preocupar, depois de ter definido o objetivo do blog, a persona e a produção de conteúdos fica mais fácil.

A ideia é escolher um nome para o blog que seja fácil de lembrar, rápida associação e compatível com os temas que serão abordados.

Aqui vai algumas dicas para a escolha do domínio:

  • Evite palavras confusas e difíceis de pronunciar e escrever;
  • Busque uma combinação de palavras que vai fazer sentido;
  • Nomes fáceis de lembrar;
  • Mantenha o objetivo do blog em vista;
  • O nome do domínio e o nome do blog não precisam ser iguais, mas precisam estar relacionados.

4. Escolha da plataforma que vai criar o blog

Considerar em qual plataforma vai criar o blog é muito importante, pois é onde fará todo o trabalho de construção do mesmo. Normalmente, os blogs são compostos de conteúdos, e com isso, você deve considerar o uso do CMS.

CMS (Content Management System) é o sistema de gerenciamento do blog. É a estrutura que vai funcionar nos bastidores.

O programa vai criar páginas, links, tornará o conteúdos navegável, layout e que permite que você gerencie tudo.

É muito importante a pesquisa dessas plataformas, saber o que elas oferecem, como é o funcionamento de cada uma e também pesquisar comentários e avaliação sobre elas.

Assim, você não terá uma dor de cabeça no futuro e terá o suporte necessário para administração do seu blog.

5. Hospedagem

Por último mas não menos importante, a hospedagem. A hospedagem é o que vai garantir que o blog ficará disponível na internet.

Dessa forma, as empresas que trabalham com hospedagem de site são responsáveis por manter o site online e armazenar todo o conteúdo que estiver disponibilizado no seu blog.

Existem vários tipos de hospedagem e muitos fornecedores, porém é necessário uma pesquisa sobre e conhecer o que cada um oferece.

Aqui é necessário você considerar alguns pontos, como:

  • Preço;
  • Suporte;
  • Avaliação dos consumidores;
  • Quantidade de domínios, armazenamento e banda disponível;
  • Painel de controle;
  • Serviços adicionais.

A Criação do blog

Além destas dicas, é muito importante considerar também o layout do blog, ele precisa estar de acordo com o público, pois é sua função chamar a atenção das pessoas, ser de fácil navegação, ser de fácil entendimento e atender as demandas necessárias do consumidor.

O blog é um ótimo investimento, principalmente para clínicas odontológicas, já que está aproximando cada vez mais os profissionais e os pacientes.

Também porque quando um paciente procura sobre algum assunto da área na internet, se o seu blog possuir conteúdos relevantes, informativos, educativos e inovadores, o Google irá mostrar os seus conteúdos nos resultados de buscas, assim, sua clínica ganha mais visibilidade. 

Agora é só colocar a mão na massa e criar o blog!

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, assessora e redatora do Clínica Ideal.

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