Preciso de assessoria imobiliária de um corretor de imóveis?

Comprar ou vender um imóvel é uma grande decisão e por mais que pareça fácil, na prática surgem diversas dúvidas. Isso porque, torna-se muito complicado tomar decisões que envolvam grandes quantias de dinheiro e, em alguns casos, a realização de um sonho. Existem diversos aspectos e detalhes que envolvem a negociação, principalmente em casos de financiamento, como avaliação, legislação específica, contratos e outras necessidades que acabam acarretando em diversos problemas.

Sendo assim, contar com a assessoria imobiliária de um corretor de imóveis para comprar sua casa ou apartamento, pode ser a solução ideal. Contudo, sabemos que muitos podem ficar em dúvida se realmente vale a pena o investimento e por isso, no post de hoje vamos te ajudar e falar tudo o que você precisa saber sobre o papel do corretor de imóveis.

O que faz um corretor de imóveis?

Por mais que seja uma profissão muito conhecida, suas atribuições são pouco populares. O corretor de imóveis é o principal aliado no momento de fechar um bom negócio de compra e venda de imóveis. Confira abaixo algumas atribuições desse profissional:

Avaliação do valor do imóvel

Devido à experiência e formação técnica, o corretor possui as ferramentas certas para avaliar as principais características do imóvel a fim de estipular um valor adequado. Essa etapa promove maior segurança para o comprador, que não irá adquirir um bem superfaturado, e para o vendedor, que recebe um valor justo pelo imóvel.

Avaliação do estado da propriedade

Além do valor do imóvel, o corretor ainda avaliar o estado da propriedade por meio de uma análise detalhada dos componentes da estrutura, identificando possíveis defeitos e problemas que precisam ser resolvidos antes da negociação. Essa etapa beneficia principalmente o comprador, por adquirir um imóvel em melhor estado.

Conferência da documentação

A documentação envolvida na compra e venda de um imóvel é relativamente extensa e o corretor possui atribuição técnica para avaliar, garantindo um processo tranquilo, preciso e sem erros.

Divulgação

Essa é uma das principais atribuições do corretor. Grande parte dos profissionais utiliza todos os recursos possíveis para que os imóveis em sua carteira alcancem as pessoas certas. Isso porque, sua renda está relacionada à comissão de vendas e alugueis. Ou seja, a busca e atração de compradores se torna uma prioridade, agilizando assim todo o processo.

Responsabilidade sobre os resultados do negócio

O profissional, pela lei, é o responsável pelos resultados do negócio, estando sujeito a responder judicialmente caso alguma das partes seja lesada. Inclusive, ele ainda pode ser penalizado em casos de prejuízos decorrentes de negligência ou imperícia durante sua atuação. Ou seja, o corretor será extremamente cuidadoso a fim de satisfazer todas as partes envolvidas.

Diminui a exposição do cliente

Por fim, vale lembrar que o corretor ainda reduz a exposição do cliente, evitando situações estressantes. Afinal, ele será o responsável por lidar com as negociações e realizar as visitas, garantindo maior tranquilidade e otimização do tempo do cliente.

Benefícios de contratar a assessoria imobiliária de um corretor de imóveis

De certa forma, as atribuições do corretor de imóveis já são ótimos benefícios para quem o contrata. Mas, confira abaixo um pouco mais sobre sua importância e vantagens:

Confiança

Por ter uma grande cartela de imóveis e experiência de mercado, o corretor é a pessoa mais adequada para encontrar o imóvel que mais atende suas necessidades. Além disso, como falamos, também é responsabilidade dele averiguar a documentação a fim de garantir que a transação seja regida pelos termos da legislação.

Disponibilidade de atendimento a qualquer hora

Outro benefício é que o corretor de imóveis possui total disponibilidade para atender um cliente. Ou seja, até o fechamento da negociação, ele estará à sua disposição, fazendo com que a venda seja mais ágil e com ações assertivas, promovendo ainda mais resultados.

Por que escolher o corretor de imóveis?

É importante lembrar que existem diversos riscos em escolher fechar o negócio por conta própria e pessoas não habilitadas, como pontos mal amarrados, falta de documentação ou clausulas abusivas, que podem acarretar em futuros prejuízos materiais e emocionais. Além disso, muitas pessoas confiam na palavra umas das outras e acreditam que estão economizando ao deixarem de lado a assessoria imobiliária. No entanto, é muito comum que surjam problemas no futuro que seriam evitados, caso houvesse um profissional habilitado na época.

Sendo assim, para evitar qualquer dor de cabeça, avalie se a imobiliária e corretor possuem registro no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), se realmente está constituída com CNPJ e se possui ainda respaldo jurídico. Se todos esses atributos estiverem dentro do esperado, você já pode começar sua negociação.

Então, como você viu, a assessoria imobiliária de um corretor de imóveis é um ótimo investimento. Ainda que não seja obrigatória a contratação, existem diversos riscos envolvidos em processos feitos por pessoas não habilitadas. Então, além de maior segurança e confiança, você tem mais tempo para focar em outras questões importantes de sua vida.

Leia Também:

Como declarar o imposto de renda sobre a venda de um apartamento?

Leave a Reply