Automação residencial no lar: comodidade e eficiência energética

Automação Residencial

Automação residencial? O que é isso? Ainda há quem se pergunte. No entanto, em muitas outras casas já está totalmente integrado. A domótica ou automação residencial é a gestão inteligente da casa para garantir um maior conforto, segurança e economia de energia, uma vez que graças a este controle você poupa em combustível, água e eletricidade.

Mas de que forma?

Além da automação residencial estar de mãos dadas com a redução das contas domésticas, ela só consegue funcionar quando exista internet fibra instalada. Se ainda não tem qualquer contrato de internet, realize primeiro o teste de cobertura da Nowo, por exemplo, que garanta o bom funcionamento do futuro sistema inteligente.

Neste artigo diremos o que você pode fazer e como agir para beneficiar desta tecnologia versátil e revolucionária que é muito simples de instalar.

Você quer ingressar no mundo da automação residencial?

Reduza sua conta de luz

Uma das principais vantagens da automação residencial é a economia de energia, o que origina uma redução da sua conta de luz. Porém, antes de instalar este tipo aparelhos em casa, é melhor estudar quais são os preços relativamente aos serviços de energia elétrica e gás, pois isso nos garantirá poupar ainda mais. Eles são, de fato, uma combinação perfeita. Dependendo da modalidade que escolhermos entre todas as tarifas de energia elétrica disponíveis no mercado livre ou regulado, estaremos em direção a uma grande poupança.

Por exemplo, quem consome mais de 30% de eletricidade no período noturno achará muito vantajoso escolher uma tarifa de luz com discriminação horária, visto que essas tarifas de eletricidade são mais econômicas de noite. Portanto, se o usuário deseja garantir que possui uma modalidade que se adapta ao seu estilo de vida, deve contatar com alguma plataforma de comparação de empresas de luz para determinar que tarifa de eletricidade deve contratar.

Onde instalar a automação residencial?

Esta tecnologia pode ser aplicada em todos partes de uma casa e, além disso, ajudará os usuários a estarem mais atentos ao consumo de energia que é feito ai, pois também fornecerá dados a esse respeito.

Aqui, dizemos quais dispositivos você pode monitorar em sua casa e aumentar sua qualidade de vida:

Gerenciar a iluminação: se conseguirmos controlar as luzes que estão acesas em casa e apagá-las quando não precisamos delas, economizaremos luz. Por exemplo: luzes com sensores. Esses sensores podem ser aplicados às luzes externas. Dessa forma elas são desligadas de forma automática quando não detectem movimento nesse local.

Aproveite a luz natural: na mesma linha do ponto anterior, poder controlar as persianas fará um melhor aproveitamento da luz solar. Com a automação residencial pode programar a abertura das persianas nas horas com maior luz solar para que não tenha de acender as suas luzes.

Poupança no ar condicionado: a temperatura da casa varia automaticamente em função do exterior e tendo em conta o número de habitantes em casa.

Eletrodomésticos: Você pode programar o funcionamento dos seus eletrodomésticos em função do preço da energia, isto é, se a sua tarifa for mais econômica de noite, a automação residencial ativará os seus eletrodomésticos nesse período e isso reduzirá significativamente a conta de luz. Portanto, também é importante revisar a tarifa de energia elétrica. Da mesma forma, você também pode solicitar que o ar condicionado seja desconectado antes que o circuito elétrico alcance sua potência máxima.

Segurança contra vazamentos de gás e água: podem ser instalados sistemas de controle e regulação para alertar em caso de avarias. A automação residencial também facilita a manutenção das instalações.

 Monitoramento do consumo de energia: você pode fazer alterações contratuais e personalizadas por horários mais convenientes e detectar possíveis avarias.

Entre as vantagens do uso da automação residencial está também o compromisso com o meio ambiente, quanto menos energia consumimos, menos impacto terá no nosso planeta.

Leia Também:

Como o investimento em tecnologia pode transformar a sua gestão financeira

Leave a Reply