Você já deve ter ouvido alguma vez falar sobre energia solar fotovoltaica. Mas já se perguntou sobre como ela funciona na prática?
Bem, o seu uso é cada vez mais constante em construções civis, sendo que ela é capaz de gerar eletricidade por meio da luz solar.
O uso das células fotovoltaicas está presente nas placas solares, e é exatamente daí que se origina seu nome.
Essas placas são capazes de gerar energia elétrica apenas capitando a luz solar durante o dia.
Vamos te explicar na prática como ela realmente funciona.
Considerado por muitos entendedores como uma das energias sustentáveis mais promissoras para o futuro, já que ela faz uso de um recurso natural e infinito, a luz do sol.
Muitas vezes as pessoas podem confundir a energia gerada em placas fotovoltaicas com o sistema de aquecimento solar.
A real diferença está em seu funcionamento, pois a placa fotovoltaica transforma a energia do solar em eletricidade contínua, que pode ser usada para carregar um celular ou acender uma lâmpada.
O sistema de aquecimento solar usa o calor do sol para aquecer a água que geralmente é usada para banho.
Quais os principais tipos de energia solar fotovoltaica
Os dois tipos energia solar fotovoltaica são on grid e off grid. Pode parecer que um funciona quando estiver ligado e outro desligado, mas não é bem assim.
Vamos explicar aqui a diferença entre esses sistemas.
ON GRID: Sendo o mais comum no mercado, ele pode ser conectado à rede elétrica da concessionária de energia da sua região, isso possibilita ao usuário uma possibilidade de compensação de energia.
Assim o usuário pode usar energia elétrica durante a noite abatendo a energia elétrica gerada durante o dia pelas suas placas solares.
OFF GRID: Não depende da rede de energia da concessionária. Diferentemente do on grid, este utiliza baterias para acumular a energia solar captada durante o dia.
A sua característica mais marcante é a garantia de que suprimento de energia mesmo quando as placas não estão gerando energia, graças à atuação das baterias.
Energia fotovoltaica no Brasil: quais são as vantagens e desvantagens
Diversos ambientalistas já sugerem que os brasileiros optem por reduções nas despesas, encontrando assim energias sustentáveis, como a energia solar fotovoltaica.
Os ganhos econômicos com a instalação da energia fotovoltaica podem chegar a até 95% da redução de energia elétrica. Além do mais a sua energia elimina a emissão de CO2 na atmosfera.
Outra vantagem é a possibilidade de ganhos financeiros para quem deseja investir na profissão e fazer um curso de instalação de energia solar.
A grande barreira pode sim ser a questão financeira na hora da implantação. Isso acontece tanto para quem pretende instalar em sua casa, empresa ou comércio.
Já que a principal desvantagem é que sua instalação ainda é pouco acessível para a maior parte da população em nosso país.
Como é o uso da energia solar fotovoltaica em um edifício
Depois de ter conhecido as vantagens e o processo para geração do sistema fotovoltaico, a próxima etapa que você deve conhecer é como acontece a sua implementação em construções.
Primeiro contrate uma empresa capacitada, que possa fazer a instalação, fazendo uma visita no local e relatando o trabalho que será necessário realizar.
Depois deste relatório técnico, você irá receber a permissão por parte de uma usina, e então um laudo constatando se está tudo nos devidos conformes.
Tudo isso passa por uma pré-qualificação que é obrigatória, e passará por todas as devidas análises da ANEEL.
Para um especialista, em qualquer tipo de obras é necessário conferir o tipo de edificação, para chegar se trata de uma energia residencial ou industrial.
Então, com todas essas dicas vai aí mais uma solução que pode agradar a muitos em sua empresa. Fique atento as nossas novidades, principalmente em novas opções para investir em seu negócio.