Benefícios e desvantagens da energia solar fotovoltaica

energia solar fotovoltaica

Você já deve ter ouvido alguma vez falar sobre energia solar fotovoltaica. Mas já se perguntou sobre como ela funciona na prática?

Bem, o seu uso é cada vez mais constante em construções civis, sendo que ela é capaz de gerar eletricidade por meio da luz solar.

O uso das células fotovoltaicas está presente nas placas solares, e é exatamente daí que se origina seu nome.

Essas placas são capazes de gerar energia elétrica apenas capitando a luz solar durante o dia.

Vamos te explicar na prática como ela realmente funciona.

Considerado por muitos entendedores como uma das energias sustentáveis mais promissoras para o futuro, já que ela faz uso de um recurso natural e infinito, a luz do sol.

Muitas vezes as pessoas podem confundir a energia gerada em placas fotovoltaicas com o sistema de aquecimento solar.

A real diferença está em seu funcionamento, pois a placa fotovoltaica transforma a energia do solar em eletricidade contínua, que pode ser usada para carregar um celular ou acender uma lâmpada.

O sistema de aquecimento solar usa o calor do sol para aquecer a água que geralmente é usada para banho.

Quais os principais tipos de energia solar fotovoltaica

Os dois tipos energia solar fotovoltaica são on grid e off grid. Pode parecer que um funciona quando estiver ligado e outro desligado, mas não é bem assim.

Vamos explicar aqui a diferença entre esses sistemas.

ON GRID: Sendo o mais comum no mercado, ele pode ser conectado à rede elétrica da concessionária de energia da sua região, isso possibilita ao usuário uma possibilidade de compensação de energia.

Assim o usuário pode usar energia elétrica durante a noite abatendo a energia elétrica gerada durante o dia pelas suas placas solares.

OFF GRID: Não depende da rede de energia da concessionária. Diferentemente do on grid, este utiliza baterias para acumular a energia solar captada durante o dia.

A sua característica mais marcante é a garantia de que suprimento de energia mesmo quando as placas não estão gerando energia, graças à atuação das baterias.

Energia fotovoltaica no Brasil: quais são as vantagens e desvantagens

Diversos ambientalistas já sugerem que os brasileiros optem por reduções nas despesas, encontrando assim energias sustentáveis, como a energia solar fotovoltaica.

Os ganhos econômicos com a instalação da energia fotovoltaica podem chegar a até 95% da redução de energia elétrica. Além do mais a sua energia elimina a emissão de CO2 na atmosfera.

Outra vantagem é a possibilidade de ganhos financeiros para quem deseja investir na profissão e fazer um curso de instalação de energia solar.

A grande barreira pode sim ser a questão financeira na hora da implantação. Isso acontece tanto para quem pretende instalar em sua casa, empresa ou comércio.

Já que a principal desvantagem é que sua instalação ainda é pouco acessível para a maior parte da população em nosso país.

Como é o uso da energia solar fotovoltaica em um edifício

Depois de ter conhecido as vantagens e o processo para geração do sistema fotovoltaico, a próxima etapa que você deve conhecer é como acontece a sua implementação em construções.

Primeiro contrate uma empresa capacitada, que possa fazer a instalação, fazendo uma visita no local e relatando o trabalho que será necessário realizar.

Depois deste relatório técnico, você irá receber a permissão por parte de uma usina, e então um laudo constatando se está tudo nos devidos conformes.

Tudo isso passa por uma pré-qualificação que é obrigatória, e passará por todas as devidas análises da ANEEL.

Para um especialista, em qualquer tipo de obras é necessário conferir o tipo de edificação, para chegar se trata de uma energia residencial ou industrial.

Então, com todas essas dicas vai aí mais uma solução que pode agradar a muitos em sua empresa. Fique atento as nossas novidades, principalmente em novas opções para investir em seu negócio.

Leave a Reply