Sabe aquelas cadeiras de avó, cheia daquela palha toda trançada? O que fazia a festa das crianças há algumas décadas voltou com tudo, como uma tendência de decoração.
É o caso das cadeiras retrô com palha indiana sintética. O que antes era considerado brega, agora é chique. E custa relativamente caro, se você estiver disposto a comprar seus móveis em uma butique.
Agora, se você souber economizar, consegue fazer ótimas decorações pagando bem pouco. Ficou interessado em resgatar essa tendência e decorar sua casa com os móveis de sua avó?
Então preste atenção nesse texto. Aqui vamos contar um pouco sobre as cadeiras retrô com palha indiana sintética, e como elas podem ser um ótimo item de decoração.
Cadeiras retrô
Feitas com palha sextavada ou favo, essas cadeiras retrô tem conquistado diversos adeptos exatamente porque recriam o estilo clássico, visto a algumas décadas nas casas brasileiras.
Com esse material, os designers conseguem reconstruir antigas tendências, permitindo a recriação quase que integral daqueles móveis que não estávamos mais tão acostumados a ver.
Por ser uma palha indiana sintética de alta qualidade, esse material dá grande liberdade aos artesãos. Além disso, ela conta com proteção anti bactericida, impedindo que o móvel onde for aplicado seja contaminado por bactérias que poderiam causar problemas de saúde.
Graças à impermeabilização a que o produto é submetido, a manutenção dos móveis em que é aplicado é bastante simples, feita apenas com um pano úmido, sem a necessidade de limpezas mais intensas.
A palha indiana sintética pode, ainda, ser envernizada, tingida ou pintada, dando total liberdade para que os artesãos possam customizar cada um dos móveis em que o produto é aplicado.
Usos
Embora se trate de um produto relativamente resistente, a palha indiana sintética não é indicada para aplicação nos assentos das cadeiras retrô. Seu uso é seguro apenas nos encostos.
Isso porque a palha indiana sintética contém uma fibra chamada aramida. Esse produto cerâmico tem alta tenacidade e é capaz de suportar um peso de até 25 quilos por fio, sem que esse fique deformado.
Desta forma, o encosto das cadeiras onde esse produto é aplicado tem boa resistência, permitindo que você combine o retrô ao moderno, com alta tecnologia, qualidade e segurança.
Customizando sua cadeira
Sabia que você mesmo pode criar sua cadeira retrô com palha indiana sintética? O procedimento para isso é relativamente simples, e pode ser feito apenas seguindo os passos que mostraremos aqui.
O primeiro deles é mergulhar a palha sintética em água, para que esta se torne flexível, guardando o produto em um saco plástico, tomando o cuidado para que ele não seque antes de ser aplicado na cadeira.
Caso a palha indiana seque durante a aplicação, é importante sempre umedecer o material, para que ele tenha a flexibilidade necessária para que você consiga trançá-lo sem que haja prejuízo desse produto.
Depois de realizada a aplicação, é importante limpar a palha, para que a cadeira fique com aquele visual retrô, mas sem a poeira que acompanha os móveis antigos.
Aqui, basta aplicar um creme caseiro pouco abrasivo e, depois desse processo, envernizar a cadeira, para que esta dure por mais tempo. Ao envernizar sua cadeira, o ideal é que sejam aplicadas três camadas de verniz.
Tome cuidado também ao escolher o produto. Caso os móveis fiquem ao ar livre, escolha o verniz indicado para esses móveis. Assim a mobília irá durar por muito mais tempo depois de sua customização.
Agora que você já sabe como customizar suas cadeiras, tornando-as genuínos móveis retrô, que tal colocar essas técnicas em prática e montar uma nova decoração para sua casa?