Qual o tipo de churrasqueira ideal para sua casa?

Churrasqueira

Se você está pensando em comprar uma churrasqueira, mas tem dúvidas sobre qual é o modelo ideal para a sua casa, este artigo pode ser de grande ajuda para que você conheça os diferentes tipos e possa escolher a melhor opção.

As churrasqueiras sempre foram um equipamento presente na área de lazer de diversas residências. Seja portátil ou seja fixa, é possível apostar no modelo que faça mais sentido para o seu imóvel.

É interessante perceber como surgiram possibilidades para que uma residência pudesse ter a sua churrasqueira, independentemente do espaço com que contava.

Se antes elas só eram vistas em grandes quintais, hoje estão em áreas de lazer comuns dentro de condomínios e até mesmo em varandas gourmet, que são desenvolvidas justamente para oferecer um espaço agradável dentro de um apartamento.

É possível encontrar churrasqueiras de diversos tipos de materiais, que vão desde vidro e tijolos até ferro e aço, seguindo tanto a estética do espaço em que ela será utilizada, quanto atendendo às preferências do proprietário.

Por isso, se você, assim como a grande maioria dos brasileiros, aprecia um bom churrasco e faz questão de reunir os amigos e a família para um momento de lazer e servir uma boa refeição para todos, ter uma churrasqueira em casa é fundamental.

Siga na leitura deste conteúdo para conhecer os tipos de churrasqueira preferidos e entenda qual deles pode ser a melhor opção para a sua família.

Como escolher uma boa churrasqueira

Quem não gosta de comemorar ocasiões especiais, como aniversário e outras datas comemorativas do nosso calendário, com um bom churrasco, não é mesmo?

Para muitas pessoas, é comum programar uma refeição com carnes, pães, legumes e outros tipos de alimentos assados na brasa. Além de fácil, o churrasco é uma das refeições preferidas dos brasileiros, rendendo boas memórias desses eventos.

Uma mesa, uma bancada de inox e uma boa churrasqueira podem compor o cenário ideal para programar aquele churrasco e aproveitar uma refeição de qualidade.

Para que você possa escolher um tipo apropriado de churrasqueira para o seu lar, é importante considerar alguns elementos:

  • O espaço disponível;
  • A área coberta ou descoberta;
  • O tamanho ideal da churrasqueira;
  • Como ela será acendida.

Antes de comprar um determinado modelo de churrasqueira, é essencial que você considere o espaço disponível na sua casa. Enquanto alguns quintais podem possuir uma área adequada para a instalação, outros podem precisar de um modelo portátil.

Se você já possui móveis planejados para cozinha ou varanda, por exemplo, pode ser fundamental medir o tamanho da churrasqueira antes de comprá-la, verificando se ela será bem acomodada na sua casa.

Também é preciso estar atento para os ambientes cobertos ou descobertos. Em alguns casos, é essencial que a churrasqueira tenha uma pequena chaminé para a saída da fumaça.

Em espaços abertos, é preciso verificar a circulação de vento, que pode dificultar bastante o acendimento da churrasqueira. Por isso, ela deve ser posicionada em uma área estratégica da sua casa.

Outro ponto importante é o tamanho ideal da churrasqueira, levando em consideração o número de membros da família e a quantidade de pessoas que costumam estar presentes no seu evento.

Enquanto um modelo menor pode exigir mais tempo para a produção de uma maior quantidade de churrasco, uma churrasqueira muito grande pode não fazer sentido para famílias com poucos membros.

Por fim, vale lembrar que existem diferentes tipos de churrasqueiras, de modo que o acendimento pode ser feito de várias formas: por carvão, por energia elétrica ou por gás.

Nesse sentido, escolher o modelo ideal é fundamental para que a churrasqueira atenda às suas necessidades e possa ser utilizada da melhor maneira possível.

Os principais tipos de churrasqueira

Há vários modelos de churrasqueira no mercado, e você pode optar por adquirir aquela que seja mais interessante para a sua casa.

É essencial levar em consideração a quantidade de churrascos que você gosta de promover periodicamente, o número de pessoas que você costuma convidar e a decoração da sua residência.

Por isso, conheça agora alguns dos principais tipos e verifique qual deles pode ser a melhor opção para o seu lar.

01. Churrasqueira a carvão

As churrasqueiras a carvão são os modelos mais conhecidos e utilizados, principalmente porque o carvão é um material de baixo custo de aquisição.

Costumam preparar os alimentos de modo rápido, além de que a fumaça é a grande responsável por proporcionar um sabor especial às carnes.

Podem ser encontradas em modelos portáteis, mas também há opções pré-fabricadas que possuem o acendimento por carvão.

02. Churrasqueira elétrica

As churrasqueiras elétricas são bastante práticas, e podem ser uma ótima opção para quem tem limitação de espaço em casa, ou não dispõe de uma área de lazer na residência.

Elas podem ser utilizadas em diversos cômodos, precisando apenas de uma tomada próxima para o seu acendimento.

Se houver a necessidade de adaptação da tomada para o funcionamento da churrasqueira, é possível encontrar produtos para essa finalidade em loja de materiais elétricos, permitindo que o proprietário do imóvel utilize o equipamento no cômodo mais conveniente.

03. Churrasqueira a gás

Outro modelo que ganhou o seu espaço no mercado é o de churrasqueira a gás, que geralmente é encontrado em varandas gourmet ou mesmo em cozinhas.

Para o funcionamento do equipamento, é preciso que uma válvula de conexão de gás esteja próxima do local onde a churrasqueira ficará, para que ela seja instalada e possa ser utilizada facilmente.

Além de assar os alimentos mais facilmente, a churrasqueira a gás emite menos fumaça, podendo ser uma opção interessante para uso em áreas internas da casa.

04. Churrasqueira a bafo

Certamente você já viu os modelos de churrasqueira que possuem uma espécie de tampa, que pode ser essencial para uma cocção ainda mais rápida dos alimentos.

A ideia desse tipo de equipamento é justamente agilizar o preparo, já que ele concentra a fumaça no seu interior.

Há diversos tamanhos e modelos de churrasqueira a bafo, sendo que algumas delas podem ser facilmente guardadas em um armario sob medida, assim como é possível encontrar versões com rodinhas e tamanhos maiores.

05. Churrasqueira pré-moldada

Para quem tem um espaço específico em casa e deseja instalar uma churrasqueira fixa, a alternativa mais interessante e bonita pode ser a pré-moldada.

O modelo é construído de acordo com as preferências do comprador, podendo inclusive receber a adição de um forno para pizzas, por exemplo.

Para a confecção do modelo ideal, é indispensável medir a área disponível, optando por um local que acomode bem uma coifa ou chaminé, para a saída da fumaça.

Proprietários que estão mobiliando a sua casa e fizeram um projeto em loja de móveis planejados já aproveitam o momento para desenhar um espaço especial que comporte adequadamente uma churrasqueira pré-moldada, valorizando a varanda ou cozinha.

Por isso, ela é uma opção cada vez mais presente nas casas e apartamentos.

06. Churrasqueira de vidro

As churrasqueiras de vidro também são um modelo interessante. A sua estrutura é mais sofisticada, sendo um bom investimento para quem busca um equipamento prático e moderno.

As laterais permitem uma melhor visualização do interior da churrasqueira, e a sua higienização é bastante simples.

Pode ser utilizada em conjunto com uma grelha de inox, que vai conferir ainda mais beleza ao local.

07. Churrasqueira de fogão

Existem modelos tão compactos de churrasqueira, que eles podem ser utilizados diretamente no fogão da sua casa.

Além de ter um custo acessível, é uma alternativa viável para quem não abre mão de comer uma carne assada em vários dias da semana.

O seu método de cocção é bastante semelhantes ao de uma churrasqueira a bafo, com a diferença de que depende apenas da chama do fogão para isso e não utiliza o carvão como fonte de calor.

Acessórios para churrasco

Ter uma churrasqueira é o desejo de muitas pessoas, mas também é indicado que se invista na compra de alguns acessórios que podem facilitar a preparação do seu churrasco.

Além dos espetos e grelhas de aço inox, para acomodar adequadamente os alimentos e permitir uma boa cocção, você também deve contar com uma tábua de carnes, que auxiliará no corte das peças.

Outra possibilidade é adquirir suportes para posicionar os espetos em diferentes níveis, para proporcionar carnes assadas nos pontos preferidos pelos seus convidados.

Para quem deseja investir ainda mais no preparo do churrasco, já existem mecanismos para tornar a sua churrasqueira automática, onde um sistema promove o giro dos espetos para que os alimentos sejam assados de modo uniforme.

Escolher o modelo da churrasqueira é tão importante quanto escolher a melhor opção para um aluguel de gerador: é preciso entender as suas necessidades e investir naquele que faça mais sentido para a sua casa.

Dessa forma, contar com uma churrasqueira na sua residência pode ser a melhor maneira de garantir ocasiões especiais e desfrutar de bons momentos entre a família e os amigos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia Também:

Saiba como fazer a manutenção dos ralos em casa

O que considerar ao investir em móveis de alto padrão?

Como Criar Uma Rotina de Limpeza Para Meu Dia a Dia?

Leave a Reply