Como cuidar de móveis e eletrodomésticos em aço inox?

Aço Inóx

O aço inox é um dos materiais muito utilizados nos mais diversos objetos e utensílios domésticos, estando presente em diferentes itens que usamos no dia a dia.

Podemos encontrá-lo em eletrodomésticos, móveis, peças automotivas e até na construção civil. É um material de qualidade que não sofre com os mesmos problemas do aço comum, como a corrosão.

Trata-se de uma liga metálica com adição de cromo, níquel e outros componentes em sua adição química.

O cromo reage com o oxigênio do ar, formando a camada passiva. Depois de formada, ela torna-se inerte, ou seja, não reage com outros materiais, impedindo a oxidação.

Se não há oxidação, não há corrosão do material, ou seja, ele não enferruja. Tal fenômeno torna a liga porosa, diminuindo sua resistência mecânica.

Por conta dessas qualidades, o aço inoxidável é amplamente utilizado em muitas aplicações. Além disso, é mais higiênico, por isso seu uso é predominante em cozinhas industriais e residenciais.

O aço inox é mais fácil de limpar e não acumula gordura e sujeira como em outros tipos de materiais.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre as vantagens deste tipo de aço, em especial seu uso em móveis e eletrodomésticos, bem como cuidar dele adequadamente.

Vantagens do aço inox

Os móveis e eletrodomésticos em aço inox têm dominado o mercado. Além de serem muito mais duráveis, deixam o ambiente mais bonito e com aspecto de limpeza. Também trazem muitas vantagens, tais como:

1 – Alta durabilidade

Uma bancada de inox tem resistência superior às ligas de aço comum. E pelo fato de ser altamente resistente à corrosão, não vai enfraquecer com o passar do tempo e com o uso contínuo. É um móvel útil e de alta durabilidade.

2 – Forte apelo estético

Esse material é muito versátil e atual, por isso combina com decorações, cores e estilos diferentes. Uma cozinha em inox apresenta mais leveza, modernidade e é muito mais prática para o dia a dia.

3 – Resistente a variações de temperatura

Por ser um material altamente resistente às mudanças de temperatura, o inox é usado tanto em fogões quanto em geladeiras, isso sem que haja mudanças em sua composição.

Alguns equipamentos que dependem de variações bruscas de temperatura também são constituídos por esse material.

Isso porque variedades climáticas instáveis não desgastam o aço inox e não prejudicam o equipamento.

4 – Material inerte

Pelo fato de não reagir com outros materiais, essa liga se torna indispensável para o setor da indústria alimentícia.

Ele não guarda sabor ou odor dos alimentos, e também não se altera quando entra em contato com compostos químicos.

5 – Excelente custo-benefício

O aço inoxidável é um material que apresenta um excelente custo-benefício. Isso porque ele exige poucas despesas com manutenção, além de ser reciclável.

Também pode ser aplicado em muitas necessidades, não podendo faltar em muitas utilidades do dia a dia.

6 – Fácil limpeza

Esse material possui rugosidade artificial, o que facilita a sua limpeza. Por conta disso, cada vez mais uma mesa de aço inox e diversos outros objetos estão tornando-se preferência.

É muito aplicado em locais onde os controles de higiene são rígidos. Mesmo assim, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer a limpeza.

Onde o aço inox pode ser utilizado?

Por se tratar de um produto altamente resistente, além de necessário no cotidiano das pessoas e das empresas, é interessante conhecer quais são as principais aplicações do aço inoxidável. Apresentamos as principais a seguir.

Equipamentos industriais

Na indústria, o inox é aplicado em equipamentos para fabricação de alimentos, refrigeração, tubulações, etc. Além de ser usado por conta de suas vantagens, atende à todas exigências dos órgãos regulamentadores, como a ANVISA.

Na indústria alimentícia, por exemplo, ele é usado em processos como fabricação, processamento, estocagem, preparação e distribuição.

Para manter a durabilidade do inox, principalmente em tanques, tubos e condensadores, é necessário limpar frequentemente, por isso a importância de contratar uma empresa de limpeza sp.

Construção civil

Muito por conta da maneira como é produzido, o aço inox tem sido muito utilizado pela construção civil.

Ele pode assumir formato de chapa, bobina, tira, tubo e blanque, facilitando criações em projetos e sendo aplicado de muitas maneiras, como:

  • Fachadas;
  • Coberturas;
  • Janelas;
  • Portas.

Em construções urbanas também podemos ver esse material ser aplicado em pontos de ônibus e outros projetos. Além de ser durável, é mais fácil eliminar dele as pichações.

Utensílios

Esta é a aplicação mais comum do aço inox. Os utensílios domésticos fabricados a partir desse material são muito importantes.

Eles melhoram consideravelmente a aparência e auxilia na hora da higienização em restaurantes, cozinhas e outros espaços.

O inox consegue manter esses itens longe de contaminações. Também supera choques mecânicos e abrasão, situações comuns nas cozinhas de estabelecimentos e residências.

Exatamente por isso ele é bastante aplicado em pias e utensílios de cozinha, além de facilitar na escolha dos produtos ideais, junto a uma distribuidora de produtos de limpeza.

É fácil encontrar uma infinidade de equipamentos e móveis de cozinha e ao longo do tempo são criadas cada vez mais opções.

Mobiliário

O setor de produção de imóveis tem investido cada vez mais na composição do aço inox.

Ele é considerado um material nobre e passou a ocupar outros espaços além da cozinha. Dessa forma, pode ser usado para decorar vários ambientes.

Ele pode ser encontrado com acabamento escovado ou polido, melhorando o aspecto decorativo. Em uma loja de móveis planejados sp, é possível encontrá-lo na composição de vários complementos para o lar.

Isso porque ele consegue garantir diversas finalidades, como funcionalidade, qualidade e beleza.

Suas diversas aplicações trazem inúmeras vantagens, mas é preciso cuidado na hora da limpeza, para garantir a sua durabilidade.

Dicas para cuidar bem dos móveis de inox

Mesmo que se trate um material com durabilidade maior, ele precisa de cuidados e limpeza corretos para não estragar. Para isso, algumas dicas são:

1 – Usar pano macio

Apesar de não enferrujarem, os móveis planejados para cozinha feitos de inox não são totalmente resistentes a riscos e manchas. Eles podem ser bem aparentes e estragar o visual do móvel.

Na hora de limpar, é importante usar um pano macio para não danificar a superfície, tanto dos móveis quanto dos eletrodomésticos.

Um pano áspero pode conter resíduo de outros materiais que estragam o aço.

2 – Não usar esponjas de aço

O uso de esponjas e lãs de aço não é recomendável, pois trata-se de um material rígido que pode riscar os móveis alto padrão feitos em inox, bem como os eletrodomésticos.

Ao usá-los, a superfície que protege o material pode ser arrancada e isso é algo bem difícil de ser resolvido.

Pode ser necessário que todo o revestimento da superfície do produto seja trocado. É importante estar atento!

3 – Usar escovas de cerdas macias

Para uma limpeza mais profunda e que não danifique o inox, uma dica é usar uma escova de cerdas macias. Ela consegue retirar toda a sujeira de forma fácil, por meio de movimentos leves.

Junto com ele pode ser usado água e sabão neutro. Isso devolve o brilho de armários planejados para quarto, por exemplo, sem danificar ou provocar arranhões.

4 – Evitar produtos abrasivos

É importante analisar o tipo de produto usado na hora da limpeza, pois o inox pode ser manchado por alguns deles.

Por isso, é importante evitar os abrasivos, como solventes, amoníacos, saponáceos, álcool e cloro.

É possível encontrar alguns produtos próprios para a limpeza do inox, que são fáceis de dissolver e amolecem qualquer tipo de sujeira.

5 – Usar água morna

O uso de água morna é recomendável para finalizar a limpeza.

Para usá-la, basta molhar um pano limpo e macio, para remover resquícios de outros produtos. Depois é só secar com pano seco.

6 – Movimentos leves e suaves

Todo o processo de limpeza deve ser conduzido com muito cuidado. Movimentos bruscos e rápidos podem arranhar a superfície do móvel ou eletrodoméstico.

É interessante observar o sentido das fibras do inox na hora de fazer a limpeza, independentemente de estar usando pano ou escova. Eles devem usados no sentido das fibras para evitar arranhões.

Numa limpeza mais rápida, comum ao dia a dia, recomenda-se borrifar um pouco de água com vinagre e secar com papel toalha.

Isso mantém o eletrodoméstico e o mobiliário sempre com visual limpo e bem cuidado.

Conclusão

A presença de utensílios feitos em inox é sempre uma grande vantagem, pois é um material prático e que facilita o dia a dia. Com ele, é mais fácil manter o ambiente limpo e contar com um produto que não depende tanto de manutenção.

Por meio de ações simples na limpeza, é fácil conservar o aspecto de novo dos móveis e eletrodomésticos fabricados em aço inox.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

5 Ideias Para Casas Sustentáveis

Leave a Reply