Como fazer fraldinha na panela de pressão? Receita deliciosa

Tweet Pin it

Como fazer fraldinha

Saiba o passo a passo de como fazer uma deliciosa receita de fraldinha na panela de pressão!

A fraldinha é considerada um corte “pequeno”, mas muito macio e suculento. Não é à toa que se tornou uma das preferidas dos amantes de churrasco e carnes vermelhas em geral.

Conhecida como “bavete” na França, a fraldinha se consagrou no Brasil em 1967 graças ao açougueiro Marcos Bassi. Embora o corte fosse desconhecido pelos brasileiros na época, ele sempre o preparava a pedido de uma cliente francesa.

Com o passar do tempo, o açougueiro melhorou o preparo da fraldinha e começou a servi-la no balcão: assada, fatiada e em sanduíches temperados com vinagrete. O sucesso foi tanto que conquistou outros clientes de Bassi e, logo, o paladar dos brasileiros.

Também chamada de bife vazio, a fraldinha está localizada e é extraída da parte traseira do boi, próxima às costelas. Ainda que seja conhecida como “fralda” também, ambos os nomes se referem ao mesmo corte bovino, chamado de fraldão. A peça representa cerca de 2,60% da carne do boi.

Uma das principais características da fraldinha é a de ser uma carne magra, com teor de gordura bem abaixo de outros cortes. Ao mesmo tempo, possui um alto índice de proteínas (41%) e de ferro (19%).

Além de tudo, a fraldinha é uma carne versátil que possibilita diversas receitas e modos de preparo para qualquer ocasião, por isso está entre os cortes mais procurados nos açougues brasileiros.

Apesar de se destacar no brasa, uma autêntica fralda red também pode ser feita assada, grelhada ou na panela de pressão, que é a receita deliciosa que você vai aprender aqui hoje.

Confira a seguir como fazer fraldinha na panela de pressão e deixar todos com água na boca!

Como fazer fraldinha na panela de pressão

Ingredientes

  • 1 carne de fraldinha com cerca de 600 g;
  • 2 cebolas;
  • 2 pimentões vermelhos;
  • 3 dentes de alho;
  • 6 ramos de tomilho;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo

O preparo da fraldinha na panela de pressão é fácil e rápido, mas precisa de certos cuidados.

Antes de mais nada, o ideal é que você tenha uma peça de fraldinha já limpa, sem a capa de gordura que é característica do corte. Caso contrário, fica a seu critério limpá-la ou não. Só lembre-se de que, ao levar a carne à panela de pressão, a capa da fraldinha cozida seja colocada virada para baixo.

No entanto, o primeiro passo é preparar o tempero da fraldinha. Você deve temperar a peça inteira da carne com sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Bastante atenção neste momento, pois em uma carne como a fraldinha, é importante não esfregá-la com o sal, e sim apenas salpicar por todos os lados. Você também pode aguardar alguns minutos para que o sal seja absorvido pela carne.

Depois, corte as cebolas em rodelas. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte cada metade em tiras finas, novamente no sentido do comprimento.

Em seguida, leve a fraldinha de boi à panela de pressão e coloque as rodelas de cebola por cima. Salpique com mais uma pitada de sal e pimenta-do-reino moída.

Distribua as tiras de pimentão, os dentes de alho e os ramos de tomilho ao redor da fraldinha. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e espalhe sobre toda a peça.

Por fim, tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando a panela pegar pressão, você pode colocar em fogo baixo e deixar a carne da fraldinha cozinhar por cerca de 35 minutos. Não é preciso colocar água, uma vez que as cebolas vão soltar bastante líquido.

A fraldinha costuma ficar melhor quando mal passada ou entre mal e ao ponto. Se possível, fique de olho no ponto da carne medindo a temperatura por meio de um termômetro para carnes. Você também pode tocá-la com um garfo para verificar a sua maciez.

Assim que estiver pronta, deixe a carne descansar em temperatura ambiente por alguns minutos antes de fatiá-la. Os sucos sucos da carne se redistribuem nesse meio tempo e permitem uma fraldinha ainda mais suculenta e saborosa.

Na hora de servir, é indispensável cortar a fraldinha contra as fibras para deixá-la mais macia. Não se preocupe, pois as fibras da carne são longas e fáceis de identificar. Ao fazer o corte da fraldinha com um ângulo de 90 graus em relação às fibras, você garante uma carne muito mais tenra.

Acompanhamentos para carne de fraldinha

Uma saborosa fralda red não poderia ficar sem acompanhamentos tradicionais também. Para acompanhar sua fraldinha na panela de pressão, a sugestão é um simples arroz branco, uma salada de folhas ou deliciosas batatas gratinadas.

Você também pode optar por risotos, salada de maionese, vinagrete, farofa, entre outros. Por ser um prato tradicional na mesa dos brasileiros, nossa recomendação de acompanhamento é a clássica farofa. Confira uma receita de farofa de André Lima ​de Luca que pode ser tanto o acompanhamento do seu churrasco quanto o prato principal para seu dia a dia.

Onde comprar fraldinha online?

Um bom corte de fraldinha precisa ser selecionado com cuidado. Para não ter erro, você pode comprar carne de fraldinha e outros cortes para churrasco de forma fácil e prática no Empório 481.

A carne de fraldinha da 481 já está disponível sem a porção mais rígida do corte, assim você pode aproveitar toda a sua verdadeira maciez e sabor.

Garanta a qualidade de seu churrasco e peça online para receber sua Fralda Red por delivery com entrega no mesmo dia para a Grande São Paulo ou sob agendamento, de acordo com sua preferência.

Este post é uma iniciativa do Empório 481 para você embarcar em uma jornada sem volta na evolução do paladar!

Leave a Reply