Como montar uma loja online de auto peças

Tweet Pin it

Como montar uma loja virtual de auto peças

Como montar uma loja online de auto peças – O comércio online, denominado de e-commerce, é uma opção que vem se consolidando no Brasil. Vários setores que atuavam somente com loja física passaram a atuar também na internet, com isso teve aumento no faturamento, já que consegui ter um alcance maior de pessoas. Uma boa alternativa pode ser montar uma loja online de auto peças, tendo em vista a paixão que os brasileiros têm por motos e carros.

À medida que o setor de venda dos veículos tem uma queda, a venda de peças de reposição aumenta, essa característica faz com que abrir uma loja online de auto peças seja um negócio. Esse tipo de comércio online tem se mostrado bem promissor, tanto no Brasil quanto no mundo.

Qual o custo para montar uma loja de auto peças?

Estima-se que para montar uma loja online de auto peças é necessário investir por volta de 70 a 100 mil reais. No entanto, também existe a possibilidade de se ter um início mais acessível, investindo em torno de 50 mil reais.

 De todo o valor investido, o que consome mais dinheiro é a aquisição de peças que irão compor o estoque, além dos gastos com os móveis necessários, como prateleiras, adequação do espaço e com a parte burocrática para legalizar a loja.

Qual a margem de lucro de uma loja de auto peças?

Caso você já tenha algum conhecimento no ramo ou até mesmo se não tiver, este tipo de comércio tem boas chances de dar certo e valerá a tentativa. Além de ser um ramo que cresce cada vez mais, também é uma alternativa para quem deseja montar seu próprio empreendimento.

Uma loja online de auto peças pode chegar a faturar, em média, por mês de 15 a 45 mil reais, tendo 20% de margem de lucro.

Como ganhar  dinheiro vendendo peças de carros?

Além de vender peças novas, outra boa opção é vender peças usadas em bom estado de conservação e que ainda possam ser reutilizadas por um bom tempo. A aquisição dessas se dá quando, na oficina ou concessionária, o cliente opta por realizar a troca mesmo com a peça ainda seminova.

Com essa ação, a peça retirada do carro pode ser vendida para o dono da loja, que posteriormente, poderá realizar a revenda. Isso faz com que a margem de lucro seja maior, uma vez que o custo de peças usadas são menores, permitindo que a sua aquisição também se dê por um custo menor.

Dicas para criar uma loja online de auto peças

Começar um negócio em um ramo que está crescendo e só tende a crescer mais ainda, é um negócio que tem tudo para dar certo, no entanto, você saber como gerenciar e pensar que o cenário é diferenciado, é online. Segue algumas sugestões que poderão ajudar.

Conheça o seu público

Milhares de pessoas acessam a internet diariamente, pessoas de diferentes  tipos: idades diferentes, interesses diferentes, salários diferentes, localidades distintas, enfim, um público variado. É preciso ter em mente que nem todas essas pessoas estão interessadas em adquirir peças, seja de motos ou de carros, por isso é necessário ter conhecimento daqueles que estão interessados.

Conhecer quem busca o serviço que você oferta é  primeiro passo, depois que eles realizarem uma compra, você se aproxima do seu cliente, isso permitirá que em um futuro, eles se tornem fidelizados com seus serviços, com a abordagem certa e a oferta que o cliente busca é uma iniciativa promissora para conquistar ainda mais o cliente.

Estude a concorrência

Ao dar início com uma loja online de auto peças é necessário conhecer quem são os concorrentes, como o mercado está crescendo a concorrência também. Achar uma forma de ser diferente pode ser uma boa estratégia, para isso é preciso saber o que a concorrência está fazendo.

Observar como os seus concorrentes agem, como eles abordam os clientes, como apresentam seus produtos é importante, uma vez que essas ações permitem que você veja os erros e os acertos e melhore a sua estratégia.

Analise o mercado

Uma loja online de auto peças requer noção técnica a fim de que se possa evitar erros, é necessário ter muita atenção para elaborar os conteúdos dos sites, fazer as descrições corretas das peças.

Os textos dos sites devem ser voltados para as pessoas que não tem tanto conhecimento de peças, embora que você também tenha clientes bem entendidos no assunto, como profissionais e donos de oficinas, quanto mais clara for as informações, mais fácil de ser entendida, melhor para o cliente. 

Traçar um plano de negócios para sua loja online de auto peças é importante para garantir que haja lucros, conhecer quais os lucros, os custos e as peças que mais são vendidas no mercado, para isso muito estudo deve ser feito. 

Escolha uma plataforma e-commerce de qualidade

É primordial que se escolha uma boa plataforma para se obter sucesso no mercado digital, é nessa plataforma que você será cadastrado e irá gerir os produtos que serão oferecidos às pessoas.

Escolher uma plataforma na qual se possa personalizar sua loja, fazer o cadastro de muitos produtos e categorizá-los é o indicado, ter a opção de oferecer diferentes meios de pagamento também facilita na hora que o cliente opte por fazer a compra.

Não pode deixar de optar pela qualidade, esse ponto é muito importante, uma vez que a plataforma deve suportar quando as vendas forem maiores.

Faça uma análise operacional

A organização online não exclui a organização do espaço físico. O ambiente físico servirá para armazenar as peças até que a entrega seja feita. De acordo com o tipo de peça, o espaço terá de ser maior, permitindo que se tenha um estoque, caso a loja só venda peças pequenas, o espaço não precisará ser muito espaçoso.

Embalar os produtos é uma etapa importante. Os produtos que têm fragilidade devem ser empacotados em embalagem diferenciada, dessa forma garantir sua integridade e satisfação do cliente.

Como uma loja online de auto peças pode vender peças grandes, é bom que se faça associação com uma empresa transportadora, atentando para escolher uma empresa que ofereça qualidade nos serviços e seja de confiança.

Selecione fornecedores

Essa é uma etapa importante, pois irá definir os produtos que serão vendidos e a qualidade destes. É preciso optar por produtos de boa qualidade e com preço adequado para seu orçamento. 

Busque fornecedores de confiança, que sejam capazes de cumprir com os prazos, evitando que haja atrasos na entrega, evita também que o consumidor fique sem o produto que ele busca.

Monte um e-commerce diferenciado

Após a finalização dos requisitos básicos, é o momento de organizar sua loja online de auto peças. Agora você deve pensar em como se diferenciar no mercado e oferecer serviços e vantagens que só sua loja tem.

Na internet há muitas opções de lojas, você deve pensar em como irá atrair a atenção do público.

Preste atenção nos regionalismos

Ficar atento às mudanças existentes nas diferentes regiões do país pode ser uma ótima estratégia para ganhar renome. Fazer uso das diferentes expressões de fala pode ser uma forma de agradar o cliente e chamar sua atenção, além disso deve-se atentar também para a nomenclatura que poderá apresentar significados distintos em regiões diferentes. 

Estar atento a essas variações é importante, uma vez que se pode evitar confusões, a exemplo: na região Sul a peça que faz o foco luminoso é conhecida como farolete, já no geral ela é chamada de farol.

Aprecie seu mercado

Tratar as pessoas da forma como gostaria de ser tratado pode ser uma característica marcante que possibilitará a criação  de vínculos entre sua empresa e o os cliente. No segmento das lojas online de auto peças, a maior parte dos envolvidos tendem a ter preferência por carros.

Nesse contexto, é bom que os clientes sintam que seus gostos são parecidos, dando uma ideia de afinidade, além disso, a forma com que ele será tratado e a disponibilidade de peças podem ser pontos importantes na fidelização do cliente.

Simplifique sua loja

A navegação na sua página na internet deve ser fácil, deve agradar. A navegação não deve ser entediante nem necessitar saber muito sobre peças para entender o conteúdo da página, se o conteúdo for de difícil entendimento irá dificultar a compra.

O seu site deve permitir ao cliente uma navegação rápida, de forma que ele encontre o que procura sem perder muito tempo. É bom pensar que a loja deve ser acessível também para os leigos.

Use técnicas de SEO

São meios que fazem com que a página surja logo nos primeiros resultados de buscas gratuitas, isso faz com que sua loja seja mais vista, ou seja, mais visitada. Para fazer uso desses meios é preciso ter um site que se adeque aos diferentes tamanhos de telas.

Além disso, a criação de um blog também é recomendada, nele você poderá colocar conteúdos de interesse do seu público, dessa forma você irá conseguir mais credibilidade. Definir as palavras chaves também é uma boa opção.

Invista na qualidade das fotos e no visual do site

Como os clientes irão comprar pela imagem, é necessário que se tenha uma ótima imagem. Depois disso, basta fazer a descrição do produto.

Na página, opte por opções de botões de fácil acesso, e dê destaque para a opção de comprar e ofertas.

Faça um teste de usuário

Com a loja online de auto peças pronta, teste o funcionamento do site, veja as opções, simule uma compra, confira se a imagens estão boas e correspondem com a descrição, se tudo estiver funcionando bem, pronto, você logo começará a lucrar.

Leia Também:

Ganhar dinheiro com setor automotivo: conheça oportunidades
5 dicas para manter a pintura do carro nova
Descubra as novidades do novo Fiat Palio

Leave a Reply