Como tornar a reciclagem um hábito na sua casa?

Com o aumento constante da produção de lixo, tanto em termos nacionais quanto mundiais, a reciclagem se tornou uma ação de consciência e de cuidado com o próximo.

Segundo dados divulgados pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em 2018 foram geradas mais de 72 toneladas de lixo, sendo que 40% desse volume foi descartado de modo incorreto. 

Esses dados mostram a urgência da implementação dos hábitos de reciclagem nas residências, para que todos os membros de uma família possam contribuir para a mudança desse cenário. 

Até mesmo as empresas e indústrias precisam colaborar nesse tipo de ação. Muitas delas possuem programas de coleta de resíduos perigosos e tratamento de efluentes, para que possam diminuir o impacto negativo causado no meio ambiente. 

Sendo assim, é importante que as pessoas se informem e busquem meios de estabelecer práticas de separação e destinação dos resíduos de maneira correta, de modo a promover uma mudança importante na coleta do lixo residencial. 

Além de ser uma atitude importante para diminuir a quantidade de resíduos descartados incorretamente, ainda é possível reutilizar uma série desses materiais para produção de novos itens, criando um ciclo sustentável. 

Se você reconhece a importância da reciclagem e deseja criar hábitos ecologicamente corretos na sua casa, siga na leitura deste artigo e conheça algumas sugestões que podem ajudar nesse objetivo. 

A importância da reciclagem para o meio ambiente e para a sociedade

Levando em consideração os números relacionados à produção de lixo anualmente, é preciso mensurar que, com o passar do tempo, eles não diminuem sozinhos. 

Isso quer dizer que as pessoas precisam desenvolver a consciência em relação ao cuidado com o meio ambiente, já que essa situação só pode ser mudada com a colaboração da sociedade. 

Algumas ações já são tomadas visando a proteção do nosso ecossistema. Muitas empresas hoje atuam apenas com o devido licenciamento e monitoramento ambiental, justamente para que as suas atividades internas não tragam prejuízos para o planeta. 

Mas o cenário não está condicionado apenas aos estabelecimentos comerciais ou grandes indústrias. É preciso adotar práticas mais conscientes também em casas e condomínios residenciais, ampliando os benefícios dessas ações.

Com o descarte correto dos diferentes tipos de materiais, é possível contribuir positivamente para o meio ambiente, sendo essa uma obrigação de todos.

Como criar hábitos de reciclagem em casa?

Muitas pessoas já começaram a se preocupar em reduzir o desperdício doméstico, optando pela instalação de um sistema de reuso de água e criando o costume de desligar as lâmpadas que estão acesas em cômodos vazios. 

Mas é preciso ampliar essas ações, criando também hábitos de reciclagem e descarte adequado dos materiais. 

Entre os mais comuns dentro de casa, é possível mencionar:

  • Papel;
  • Vidro;
  • Plástico;
  • Orgânico;
  • Entre outros.

O primeiro passo é entender quais tipos de materiais podem ser reciclados, para então separar os itens de acordo com a sua composição. 

É muito importante que você limpe grande parte das embalagens antes de acumular a quantidade que irá para a reciclagem, preparando os itens para o processo que virá posteriormente e evitando que o ambiente fique com mau cheiro.

Uma dica interessante é ter mais de uma lixeira na sua casa, justamente para facilitar a separação do lixo conforme o material. Assim, é possível organizar a reciclagem de maneira simples e eficiente. 

Ou seja, você pode separar previamente as garrafas pet, embalagem de produto para ferrugem, papéis e jornais em cada recipiente adequado, fazendo com que a tarefa seja bastante rápida.

Também é preciso lembrar que alguns dos objetos que temos em casa não são lixo comum. Um exemplo disso são as pilhas, lâmpadas, óleo de cozinha e outros tipos de substâncias, que possuem um destino diferenciado. 

Por isso, antes de descartá-los no lixo comum, é importante saber como direcioná-los para as empresas que coletam esse tipo de material, e que darão o destino correto para esses elementos. 

Os hábitos de reciclagem podem ser implementados na sua casa o quanto antes. Depois de tomar conhecimento sobre a importância dessa ação, é preciso praticá-la. 

Sendo assim, organize um espaço apropriado na sua residência e disponha diferentes lixeiras para facilitar o processo no dia a dia. É importante não deixar acumular uma grande quantidade de materiais, para que a separação seja feita naturalmente pela sua família. 

Você também deve conhecer os serviços de coleta de reciclagem da região onde você mora. Normalmente, eles ocorrem em um dia específico da semana, para que as pessoas já deixem os materiais separados.

Assim, os hábitos de reciclagem se tornam parte da rotina da sua casa, trazendo benefícios para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia Também:

Torne a manutenção preventiva uma forte aliada do seu lar

Leave a Reply