Comunicação Interna: Como melhorar a comunicação interna da sua empresa

Comunicação Interna

Se você é empresário e lida com uma grande equipe de colaboradores, certamente já se deu conta de como uma boa comunicação interna pode ser essencial para o bom funcionamento da empresa.

Como é sabido, desenvolver maneiras eficientes de fazer com que os diferentes departamentos do seu negócio possam estar sempre alinhados é a melhor saída para um local de trabalho mais produtivo e engajado.

Esse tipo de benefício não é exclusivo de um ou outro tipo de segmento. Muito pelo contrário. Ter uma comunicação interna adequada faz com que todos os funcionários otimizem o seu desempenho e entendam o valor de trabalhar em equipe.

Dessa maneira, um estabelecimento de locação de andaimes consegue maior agilidade nos seus processos, concluir mais rapidamente as etapas do trabalho e aumentar a sua capacidade de atendimento, além de fechar novos negócios facilmente.

Tudo isso se deve a uma atuação bem feita, que foca na execução das atividades sem perder de vista a qualidade do ambiente de trabalho.

Empresas que não priorizam a comunicação dentro o seu estabelecimento podem colher frutos negativos. Isso porque quando não há sinergia interna, os funcionários podem se sentir confusos e deslocados, e acabam desmotivados por uma série de fatores.

Esse cenário pode ser evitado facilmente com estratégias de gestão, mas em especial no que diz respeito a um aumento de diálogo e de suporte para toda a sua equipe.

Para entender como melhorar a comunicação interna da sua empresa e os benefícios que essa atitude pode trazer para o seu negócio, siga na leitura deste artigo e invista nessa frente para o seu estabelecimento o quanto antes.

O conceito de comunicação interna

Ao imaginarmos uma fabricante de autotransformador, que possui uma infraestrutura completa e conta com uma equipe grande de funcionários, um dos questionamentos que vem à mente é: como os diferentes setores desse local interagem?

Não é difícil imaginar que os dados gerados em um departamento podem ser fundamentais para outro, o que exige um trabalho bem desenvolvido para evitar falhas na comunicação interna.

Mas o que é a comunicação interna e o que ela faz por uma empresa? O conceito pode ser definido de modo bem direto: esse elemento se trata de um conjunto de práticas para facilitar a transmissão de informações dentro de uma empresa.

Isso pode ser feito de duas formas principais. A primeira é a vertical, que passa de líderes para funcionários, de um setor de gestão para um de produção, etc. A segunda é horizontal, ou seja, vai de um colaborador para outro em cargos do mesmo nível hierárquico.

Esses dois tipos de comunicação são de fundamental importância para estabelecer prioridades e para garantir que a empresa funcione adequadamente.

Sendo assim, é possível dizer que a comunicação interna é utilizada para:

  • Alinhar as equipes e funcionários;
  • Transmitir informações importantes;
  • Unificar o funcionamento da empresa;
  • Aperfeiçoar o contato entre setores;
  • Entre outros pontos.

Alinhamento da equipe

A comunicação interna pode ser um elemento indispensável para que uma empresa de transporte de máquinas pesadas consiga alinhar a sua equipe e potencializar os resultados do seu negócio.

Afinal, é importante que o setor de atendimento receba a solicitação, que repasse ao departamento responsável pela agenda e depois para os profissionais encarregados de executar o serviço, para que tudo ocorra no tempo certo e da maneira solicitada.

Transmissão de informações

Um dos maiores problemas internos de um negócio é justamente o ruído de informações, que muitas vezes causa confusão entre os funcionários e faz com que eles entendam assuntos de modo equivocado.

Não à toa, a comunicação interna de um estabelecimento deve priorizar o contato dos superiores com os seus colaboradores, que pode ser uma atitude de precaução em relação aos problemas de ruídos falsos que circulam pelo estabelecimento.

Essa é uma maneira interessante de alinhamento de ideias e de comunicação oficial da corporação com a sua equipe, permitindo que os funcionários façam parte do crescimento da empresa e estejam por dentro das principais novidades.

Unificação do funcionamento da empresa

A comunicação interna também é importante para unificar os setores de uma empresa de vacuum forming, da mesma forma que é indispensável para um escritório de advocacia, e permite que todos os processos fluam da maneira correta.

Em geral, a organização empresarial se divide em setores, que se complementam, possibilitando um funcionamento integral. Mas isso não é possível sem uma boa comunicação interna.

Aperfeiçoamento do relacionamento entre setores

Com uma boa comunicação entre setores, é possível garantir que os departamentos trabalhem de maneira alinhada, o que significa maior produtividade.

Por isso, é uma das principais metas da comunicação interna estimular que os setores criem estratégias para conseguir um alinhamento que traga produtividade e eficiência no dia a dia.

Dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

Depois de entender um pouco mais sobre o conceito e a função de uma boa comunicação interna para uma empresa, abordaremos algumas dicas que podem contribuir para as melhorias desse elemento indispensável dos negócios.

Para ter sucesso nessa tarefa, não é preciso investir grandes quantias financeiras, ou mesmo mudar todo o cenário do seu estabelecimento.

Sendo assim, se você quer trazer uma comunicação interna para a sua empresa especializada na emissão de AVCB SP, ou para negócios de qualquer outro segmento, conheça alguns dos principais processos a seguir.

Marque reuniões periódicas

Manter o hábito de fazer reuniões com a sua equipe é fundamental para garantir a disseminação das informações corretas, e para tirar dúvidas sobre qualquer tipo de assunto de modo simples e direto.

Elas podem ser feitas entre departamentos distintos e com todos eles reunidos, de acordo com a necessidade da empresa. Essa é uma das melhores maneiras de deixar o seu time alinhado e garantir a transparências das informações.

Utilize canais de comunicação diferentes

É importante levar ao conhecimento dos funcionários algumas das novidades ou conquistas da empresa, além de informar sobre modificações, alterações e inclusões de processos.

Se a empresa decidiu ampliar o portfólio e incluir a venda de um boiler no seu e-commerce, esse tipo de anúncio pode ser feito por e-mail, para demonstrar ao time de funcionários que a empresa está crescendo e ampliando a sua atuação.

Há diversas maneiras de fazer isso, utilizando ferramentas diferentes. Uma delas pode ser o uso de e-mail, onde o conteúdo pode ser elaborado e disparado para a caixa de entrada de todos os membros da equipe.

Ter um mural de recados também permite que o acesso às informações seja prático e facilitado. Esse recurso ajuda os colaboradores a criarem o hábito de consultar o quadro de avisos para verificar se há novidades.

Dar feedbacks nos momentos certos

Os feedbacks, positivos ou negativos, devem fazer parte da rotina de qualquer empresa, e são de grande importância para a comunicação interna.

Mas o que torna esse elemento mais assertivo é justamente o momento no qual ele é passado para os funcionários.

Isso é essencial, principalmente, quando há a necessidade de transmitir um feedback individual.

Ele nunca deve ser feito em público, para que não desestimule o funcionário e não o exponha na frente da equipe.

Mas os feedbacks positivos devem ser sempre abertos ao time, e podem estimular todos os envolvidos a se empenharem cada vez mais no seu dia a dia.

Um exemplo disso pode ser a técnica utilizada por um vendedor, que foi responsável por  aumentar o número de pedidos de porta de aço de enrolar manual preço no estabelecimento.

Essa ação deve ser parabenizada e estimulada, fazendo com que os funcionários percebam que a proatividade e o empenho são reconhecidos dentro do seu negócio.

Estar aberto para sugestões

A comunicação interna é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que ela é essencial para os funcionários, mas também é para os empresários, que devem estar sempre abertos às sugestões da sua equipe.

Um exemplo disso pode ser o de um funcionário que trabalha em uma loja de artigos para casa e construção, e recebe muitos pedidos dos clientes para que o estabelecimento inclua no seu estoque um artigo como o cabo de aço preço.

Outra situação semelhante pode ser a sugestão de incluir sistemas de automação que podem aumentar a produtividade do negócio, mas que precisam de um investimento por parte da empresa.

Dar espaço para que os funcionários possam apresentar boas ideias, que podem ser implementadas no estabelecimento, é uma ótima maneira de estimular o diálogo e de engajar a equipe.

Com as ações mencionadas neste artigo, é possível que a empresa consiga melhorar consideravelmente a sua comunicação interna, e comece a perceber os benefícios desse elemento no dia a dia da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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