O Inverno chegou. Cuidados que você deve ter com o bebê

Cuidados que você deve ter com o bebe

Uma das muitas dúvidas que surgem entre amigas e leitoras mamães está relacionado aos cuidados com os bebês durante períodos de baixa temperatura e como proteger nossos filhos de viroses e principalmente de alergias e alterações bruscas de temperatura, umidade e demais mudanças climáticas.

Ter um bebê em casa nessa época do ano requer muitos cuidados e adaptações no dia a dia. O cuidado com a lavagem das roupas de cama, a limpeza do quarto, arejar bem os ambientes e pensar nos melhores horários para o banho e para os passeios entre outros pontos são elementos a serem pensados e organizados com o intuito de acomodar da forma correta o bebê à nova estação.

Lembre-se que a campanha de vacinação contra a gripe está disponível, gratuitamente, em todos os postinhos do Brasil para crianças de até 5 anos e 11 meses. Essa é uma vacina muito importante para o bebê e deve ser dada anualmente nessa época do ano.

Cuidados na hora do banho durante o inverno 

Nesse momento é essencial buscar um ambiente totalmente fechado, onde não ocorra nenhuma troca de ar repentina, e nem tenha corrente de ar fria. O indicado é dar banho dentro do quarto mesmo com a porta fechada, e de forma rápida. Higienizando com sabonete apropriado e mantendo a água morninha.

Muito importante lavar o narizinho com soro fisiológico para hidratar as vias respiratórias e inibir possíveis viroses.

Como evitar doenças de inverno?

Devido à baixa umidade do ar é muito comum que as doenças de inverno surjam e se tornem epidêmicas, para os bebês os riscos aumentam, pois eles ainda, não tem todos os sistemas de defesa ativados.

As doenças mais comuns são as de transmissão por vias respiratórias, infecciosas como difteria, caxumba, meningites, pneumonia e demais processos alérgicos.

No tempo mais seco e com baixas temperaturas, as mamães precisam estar atentas e seguir algumas recomendações que ajudam a evitar o contágio de doenças:

  • Evite locais com muita aglomeração de pessoas, e dê prioridade por ambientes arejados, onde o ar é trocado constantemente;
  • Lave as mãos sempre antes de segurar o bebê, caso esteja em local que não tenha lavatório, utilize álcool em gel para higienização;
  • Não deixe que pessoas estranhas segurem ou beijem o bebê;
  • Amamente seu filho, a amamentação faz com que o bebê fique mais protegido da maioria das doenças.

Importante ressaltar que quanto mais nova a criança é mais vulnerável fica o sistema imunológico do bebê, por isso é recomendado a atenção redobrada.

Escolha das roupas

Dê preferência por roupas de plush ou malha macia bem quentinhas. Opte por peças que sejam forradas com algodão para não irritar a pele sensível do bebê.

Tenha sempre a mão gorrinhos, luvas, meias e casaquinhos extras.

Na Bolsa Maternidade sempre leve uma manta ao sair para um passeio.

Sempre opte pelo conforto do bebê, evitando o excesso de roupas que podem tirar a ventilação e respiração natural da pele da criança, além de superaquecer dependendo do clima existente no local.

No momento de lavar as peças de roupas do bebê, opte por sabão de coco sem utilizar o amaciante, seque a sombra ou se na sua região tiver bastante sol aproveite os períodos para secar bem a roupa. Nunca deixe a roupa no varal nos horários noturnos, pois podem pegar sereno e ficarem úmidas e mofadas, um perigo para a saúde do bebê.

Ah, muito recomendado passar as roupas dos bebês, para retirar o excesso umidade e deixá-las bem arrumadas, um alerta importante: nunca terminar de passar a roupa e já colocar na criança, espere alguns minutos até que saia o calor em excesso para que você possa vestir o bebê.

Momento do sono, como preparar o quarto nos dias mais frios.

Este momento precisa ser tranquilo e confortável, o quarto do bebê requer cuidados especiais, pesquisar sobre quais tecidos escolher para o enxoval, qual a melhor disposição dos móveis e quais os pisos indicados para o quarto são elementos que auxiliam no dia-a-dia e também quando ocorre mudanças de temperatura, tanto para regiões climáticas mais quentes, quanto para as mais frias do país.

Opte por cortinas com tecido de fácil lavagem e que não retenha poeira, como as compostas de fibra sintética, a indicação de tecido é o poliéster e o PVC. Este último muito utilizado na fabricação de cortinas blackout, modelo indicado pois ajuda a controlar a temperatura ambiente e é ideal para quem tem processo alérgico.

Outro ponto importante, e que não deve ser esquecido é o de manter as crianças sempre hidratadas, ofereça sempre que possível, água ou suco para já ir acostumando-as desde cedo a adquirir este hábito.

Se seu filho já está indo para escolinha, o indicado é colocar uma blusa extra dentro da mochilinha para casos de mudança repentina de tempo e, também uma capa de chuva adequada para crianças.

Com essas dicas básicas, cuidando da alimentação balanceada, hidratação adequada e com o uso de roupas que esquentem sem que seja reduzida a ventilação natural da pele, seu filho irá passar pelos dias frios mais protegidos e dentro do possível, livre de viroses, resfriados e demais situações que as baixas temperaturas trazem.

Eventos

Nessa época do ano acontecem muitos eventos ao ar livre como festas juninas e é importante proteger o bebê com as roupas adequadas para o local da festa.

Os batizados também devem ser pensados com antecedência para providenciar a roupa de batizado de acordo com o clima.

Sou Marília Tannuri Verni – Mãe de 2 meninos (Ian – 12 anos e Lorenzo – 5 anos), publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.