Dicas de Iluminação Doméstica Que Você Precisa Conhecer

Dicas de Iluminação Doméstica

Ao pensar no fluxo de espaço, ambiente e atmosfera em sua casa, a iluminação pode ser um dos elementos mais fundamentais. Luzes mais brilhantes podem fazer você se sentir alerta e acordado, onde luzes mais fracas e suaves podem ser relaxantes e indutoras do sono.

Quando a iluminação doméstica deve ser planejada?

Inclua a iluminação como parte do seu design de interiores desde o início. 

Muitos aprendem da maneira mais difícil que o posicionamento dos pontos de luz deveria ter sido considerado ao mesmo tempo que o posicionamento da mesa de jantar e do sofá.

Por isso, a elaboração de um projeto luminotécnico feito por profissionais é essencial.

Como construir a iluminação?

Crie um nível de luz básico com luzes gerais que complementam a luz natural. A luminosidade deve ser suficiente para a limpeza. 

Use a luz indiretamente – lâmpadas reguláveis ​​ou lâmpadas que refletem a luz através dos tetos e paredes. 

Dessa forma, a quantidade de luz pode ser ajustada para diferentes necessidades e para diferentes momentos do dia e do ano. 

Em seguida, escolha lâmpadas para determinadas atividades específicas do local, como acima da mesa de jantar e na mesa de cabeceira. 

Faça os retoques finais usando lâmpadas que tornam o espaço interessante.

Quais são os erros mais comuns na iluminação?

Muitas pessoas pensam que, com boa iluminação, todo o espaço é iluminado de cima para baixo usando lâmpadas embutidas no teto. 

Porém, lâmpadas que cumprem diferentes funções de iluminação criam resultados mais interessantes e mais calmos.

O que devo ter em mente ao procurar uma luz para a mesa de cabeceira?

As pessoas geralmente querem que a iluminação do quarto seja sofisticada e não luminosa. Você deve descobrir se a lâmpada pode ser trocada, pode ser escurecida e a temperatura da cor pode ser alterada. 

Os candeeiros de mesa podem ter módulos de LED que podem parecer surpreendentemente brilhantes em casa. Sua luminosidade e temperatura de cor nem sempre podem ser ajustadas.

Como posso tornar minha casa mais confortável com a iluminação?

Os ambientes de trabalho geralmente utilizam temperaturas de cores frias com o objetivo de uma iluminação uniforme e constante. 

A casa deve contrabalançar isso, para evitar excessos: não há problema em alguns cantos permanecerem escuros. Lareiras e velas com seus tons muito quentes são tradicionalmente consideradas caseiras. 

Escolha luminárias de alta qualidade

Uma luminária bem fabricada parece melhor, dura mais tempo e fornece uma luz mais clara; portanto, inspecione a construção da luminária da maneira que você faria com um móvel.

Contrate um profissional

Alguns projetos de iluminação são perfeitos para quem é do tipo “faça você mesmo”. Porém, para trabalhos maiores, obtenha aconselhamento personalizado de um especialista em iluminação, consultor certificado ou designer de iluminação, que criará um plano com base em suas necessidades e orçamento. 

Leave a Reply