Praticar exercícios físicos é importante para a prevenção de doenças e manter a saúde do corpo e da mente em dia. No entanto, é preciso praticar os exercícios de maneira correta para que tais resultados sejam obtidos, nesse artigo iremos abordar algumas dicas para treinar sem preocupação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), se toda a população se exercitasse ao menos 30 minutos, cinco vezes por semana, e mantivesse uma alimentação saudável, seriam evitadas 260 mil mortes por ano.
De modo geral, essas mortes são causadas por doenças crônicas, como câncer, obesidade e problemas cardíacos, aspectos agravados pelo sedentarismo e alimentação inadequada.
Além disso, a prática de atividades é muito benéfica ao corpo, sendo que entre os benefícios do exercício físico para a saúde é possível ressaltar:
- Melhora na respiração e resistência;
- Aumento da imunidade;
- Manutenção do peso;
- Melhor controle da pressão arterial;
- Melhora na postura;
- Diminui estresse e ansiedade;
- Previne depressão;
- Diminui o colesterol ruim e eleva o colesterol bom;
- Diminui o risco de diabetes.
- Reduz o risco de infarto e doenças cardíacas.
Para se fazer um bom treino físico, no entanto, é preciso ter cuidados com a alimentação, aquecimento, movimentação do corpo durante o exercício e o pós-treino. Confira algumas dicas para treinar a seguir:
Alimentação
A alimentação é fundamental para quem pratica exercícios físicos, pois é com ela que há a geração de energia, fazendo com que o corpo se sinta disposto a se esforçar.
No entanto, é preciso que sejam refeições balanceadas, com os nutrientes necessários para uma vida saudável, acertando a quantidade de cada componente.
Alimentos integrais, frutas e legumes são essenciais para fazer o corpo funcionar bem.
Além disso, ao incluir fontes de carboidratos e proteínas na alimentação, conseguimos evitar o excesso de açúcar, que faz mal para a saúde física e para a saúde bucal, ampliando os benefícios para o funcionamento do organismo e evitando a busca por prótese sobre implante dentario, uma vez que se consegue manter a saúde dos dentes.
De modo geral, a alimentação pode ser dividida em duas fases, considerando a atividade física. São elas:
- Pré-treino: Para ter a energia necessária para praticar o exercício físico, é importante consumir carboidratos, como cereais, biscoitos, pão integral e banana;
- Pós-treino: Nesse período, o corpo absorve rapidamente tudo o que for ingerido, por isso é recomendado o consumo de proteínas, legumes e hortaliças.
Hidratação
Durante o treino, é importante lembrar de consumir água aos poucos para que haja o resfriamento do corpo, mantendo a temperatura ideal e a hidratação correta.
No entanto, o consumo de água frequentemente é fundamental durante todo o dia.
Para se ter uma ideia, especialistas dizem que o corpo humano precisa de dois litros de água por dia para que haja o funcionamento do organismo, ao consumir a quantidade correta é possível manter a aceleração do metabolismo e manter a boca limpa ajudando na conservação do implante dentario evitando as bactérias que ali se acumulam.
Proteção solar
Aplicar protetor solar, a partir do fator 30, antes de sair de casa para se exercitar é fundamental para preservar a pele e evitar problemas como o câncer.
Lembrar de passá-lo no rosto e todo o corpo é necessário para essa proteção. Afinal, sem esse cuidado, a pele fica exposta aos raios solares, que podem causar queimaduras, manchas ou até mesmo desenvolver câncer na pele.
Outras recomendações para a proteção contra o sol é recorrer ao uso de viseiras e bonés.
Horário
É preciso encaixar um horário certo para praticar exercícios físicos na rotina, criando uma sensação de compromisso e otimizando a prática.
Além disso, deve-se estabelecer horários que o sol esteja mais fraco, como pela manhã (até 10h) e a tarde, a partir das 16h, isso porque evitar esses horários em que o sol está mais quente previne os efeitos negativos dos raios solares com a pele.
Roupa
Durante uma atividade que demanda esforço físico, o recomendável é a utilização de roupas que sejam confortáveis e leves, que não absorvem a água do corpo.
Além disso, é necessário o uso de tênis adequado para diminuir o impacto do peso do corpo nas articulações durante as atividades físicas.
Limite
Apesar de todo o esforço e dedicação necessária para praticar uma atividade física, é preciso, também, reconhecer os limites do corpo.
Se esforçar além do necessário e que o corpo, pode provocar distensão no músculo ou mesmo falta de ar.
Prevenção
Ao praticar um treino é preciso adotar medidas de prevenção, evitando lesões.
Para pessoas que utilizam aparelho ortodontico transparente, por exemplo, é recomendável o uso de protetores bucais para evitar possíveis machucados na boca ou mesmo danificar o objeto de tratamento.
O mesmo vale para quem utiliza outros procedimentos que não podem ser retirados (como é o caso do aparelho removível).
Isso porque em atividade de alto impacto, como as lutas, corre-se o risco de prejudicar o tratamento, como no uso de lente nos dentes, bem como a estrutura bucal. Desse modo, o ideal é realizar a atividade com um protetor.
Assim, ao adotar os cuidados necessários, a prática se torna ainda mais benéfica para a saúde geral do indivíduo, trazendo ainda mais qualidade de vida.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.
Leia Também: