4 dicas para manter uma dieta saudável

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Dieta Saudável – Estamos em um momento perfeito para avaliar os hábitos alimentares e entender o importante papel de uma alimentação saudável no controle de peso e prevenção de doenças.

Assumir o controle da sua saúde exige planejamento e comprometimento, mas vale a pena o tempo gasto fazendo isso! Desde uma alimentação saudável, passando por hábitos físicos melhores e um controle completo de sua vida cotidiana.

Para ajudar a atingir seus objetivos pessoais, verifique as dicas a seguir para adoção de uma Dieta Saudável.

Faça um plano semanal

“Ao falhar em se preparar, você está se preparando para falhar” – Benjamin Franklin.

Faça da culinária saudável uma prioridade semanal! Com trabalho, filhos, viagens, socialização e a infinidade de outras distrações possíveis, muitas vezes jogamos o planejamento de refeições pela janela.

Planeje os seus dias e faça um plano de refeições e lanches semanais. Aqui estão algumas dicas para facilitar o planejamento:

  • Escolha o mesmo dia da semana para fazer um plano.
  • Encontre receitas fáceis e sempre faça uma lista do supermercado.
  • Faça uma lista do que você tem e, em seguida, adicione à sua lista os itens em falta.

Tenha alimentos saudáveis à mão

Mantenha uma abundância de alimentos saudáveis em sua cozinha. Lave e corte frutas e vegetais no início da semana e guarde na geladeira para usar como lanches e adições de salada. Aqui estão algumas outras ideias simples:

  • Faça aveia durante a noite, omeletes saudáveis com pouco óleo ou panquecas de carne moída como opções fáceis de café da manhã em dias corridos.
  • Cozinhe uma dúzia de ovos e use durante a semana em saladas, sanduíches ou lanches.
  • Grelhe porções extras de proteínas (hambúrguer de peru, frango, peixe assado) e use ao longo da semana.
  • Com pouco tempo? Compre vegetais “sem corte”: cenouras infantis, tomates cereja, ervilhas ou feijão verde.
  • Tome chás no lugar de bebidas açucaradas.

Espalhe as calorias

Os brasileiros costumam tomar um café da manhã leve (ou pular tudo junto) e, em seguida, acumular calorias no final do dia. Uma abordagem mais saudável é comer um bom café da manhã e almoçar com 2 lanches à base de proteínas ao longo do dia.

Isso ajuda a evitar a sensação de fome excessiva no jantar e a ingestão de calorias antes de dormir. Nunca deixe 3-4 horas entre comer e espalhar calorias ao longo do dia. Planejar com antecedência e definir alarmes ao longo do dia como lembretes para comer pode ajudar a fazer essa mudança.

Tenha planos de jantar prontos

“O que tem para o jantar?” Sempre tenha um plano feito com antecedência para o jantar. Ter um plano em vigor ajuda a evitar opções de última hora como fast foods ou selecionar outras opções não tão saudáveis. Para ajudar no planejamento, verifique as seguintes ideias:

  • Mantenha uma lista das receitas favoritas do jantar ao lado da geladeira.
  • Prepare os ingredientes do jantar na noite anterior ou antes de sair para o trabalho pela manhã.
  • Compre um frango assado e combine-o com sacos de vegetais a vapor, ou jogue o frango em saladas.
  • Se for jantar fora, acesse o site do restaurante antes de ir e escolha a opção mais saudável antes de chegar lá.
  • Tome cuidado ao sair de casa com fome, evite passar perto de locais que sabe que vendem seus pontos fracos alimentares e busque um maior foco em sua comida cotidiana, principalmente em momento inoportunos onde doces podem lhe consumir quando falamos em vontade de comer algo fora da rotina.

E então, o que achou das nossas dicas para ter uma vida saudável? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

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