Entenda a importância da imobiliária no processo de locação de um imóvel

imobiliária no processo de locação

Todo mundo que seja proprietário de imóveis sabe das dificuldades que podem existir para alugar essas propriedades. O que nem todo mundo sabe é o quanto uma imobiliária pode ajudar nessas horas.

Isso se torna ainda mais verdadeiro em épocas de aquecimento do setor de construção civil, já que com isso a oferta de soluções aumenta e os donos de um imóvel podem não conseguir enfrentar o mercado sem a ajuda de especialistas.

Também assim, mesmo após a locação podem surgir uma série de demandas técnicas e até jurídicas que um proprietário talvez não soubesse conduzir sozinho. O mau uso do imóvel e questões como inadimplência são apenas alguns dos desafios mais comuns.

Então, se você quer compreender melhor esse universo e entender a importância dos serviços de uma imobiliária na locação de imóveis, é só seguir com a gente na leitura.

O processo inicial de divulgação

A divulgação adequada de um imóvel pode ir muito além do costume tradicional de fixar uma placa com informações de contato do responsável.

Isso vale tanto para salas comerciais e galpões industriais quanto para residências, sobretudo com o advento da internet e de plataformas focadas apenas nesse segmento.

O fato é que a divulgação não se restringe apenas à publicidade comum, embora essa etapa também seja fundamental. O mais importante é saber como lidar com os interessados que entrarem em contato.

O que de pior pode acontecer é algum responsável criar expectativas equivocadas, seja para agendar uma visita, seja para ocasionar a própria locação do imóvel.

Se qualquer informação errônea for passada para uma loja de materiais elétricos, por exemplo, isso pode ter várias consequências e gerar transtornos futuros.

Sendo que uma imobiliária está habilitada para fazer análises apuradas sobre a estrutura de uma edificação, e tudo o que ela pode ou não pode oferecer a um locatário.

Outro ponto é o valor, pois às vezes o proprietário pode perder uma proposta que estivesse um pouco abaixo do valor pedido, mas que valia a pena, uma vez que se o imóvel permanecer vazio por mais alguns meses ele já terá perdido muito mais.

Intermediações ainda mais técnicas

Além da divulgação de oportunidades, detalhada acima, a imobiliária também faz outras intermediações bastante pertinentes entre proprietário e potenciais inquilinos.

A própria questão financeira vai muito além de saber reconhecer uma proposta viável ou inviável, já que após o acordo entre as partes é preciso definir questões de forma de pagamento e mediadores que transmitam segurança ao processo.

Isso é importante sobretudo para locações comerciais ou mesmo industriais, como no caso de uma fábrica de etiquetas que tenha acabado de iniciar suas atividades, e possa demandar negociações mais flexíveis, porém ainda assim sem grandes riscos.

Hoje a variedade nas opções de pagamento é grande, mas em geral envolve seguradoras que podem se tornar burocráticas em termos de documentação e comprovações.

Aí é que entra todo o amparo jurídico que uma imobiliária pode dar ao dono do imóvel, já que ela conta com um corpo de advogados, sejam eles próprios ou terceirizados.

Além das orientações relativas à documentação, o próprio traquejo comercial de um corretor de imóveis já pode se tornar o fator decisivo na hora de conseguir fechar com a melhor das opções.

De fato, é pouco provável que um proprietário conseguisse somar toda essa expertise.

Pós-locação e manutenções pertinentes

Outro fator que pode se tornar um ponto cego para os donos menos preparados a lidar com a rotina do universo de locação é o da manutenção.

De fato, ninguém pode perder de vista que, após os trâmites comerciais e jurídicos, a locação está apenas se iniciando e ainda dependerá de muitos cuidados.

O principal deles diz respeito aos tipos existentes de manutenção:

  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção corretiva;
  • Manutenção preditiva;
  • Manutenção detectiva;

Tudo isso remete a uma verdadeira engenharia da manutenção, que pode estar muito distante dos conhecimentos da maioria de nós.

Mesmo no caso de imóveis residenciais isso é importante, pois as instalações hidráulicas e elétricas de uma residência demandam cuidados, e podem ser fonte de transtornos e até acidentes se não forem bem tratadas.

Quando se fala em edificação industrial isso se torna ainda mais delicado. Afinal, para que a rotina de trabalho de uma distribuidora de produtos naturais possa ocorrer sem grandes problemas, as manutenções corretivas e detectivas são indispensáveis.

Com isso vemos como uma imobiliária pode ser imprescindível para a locação de imóveis residenciais e comerciais, especialmente quando pensamos no sucesso da negociação entre as partes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia Também:

Tudo o que você precisa saber para trabalhar como motoboy

Leave a Reply