Guarda-corpo e corrimão: quais os principais estilos e como comprar?

Guarda-corpo e Corrimão

Decidir entre um corrimão e um guarda-corpo nem sempre é algo simples, já que é preciso considerar a estrutura do local, as necessidades de uso, além de verificar as especificidades de cada um dos produtos.

 

Outro ponto importante, que norteia a decisão, é a respeito dos estilos. Afinal de contas, é preciso encontrar um corrimão ou um guarda-corpo que combine com a decoração do local, ainda mais quando queremos algo sofisticado, personalizado e agradável esteticamente.

 

Se você está com dúvidas por onde começar a escolher, esse texto vai te ajudar. O artigo de hoje vai trazer alguns dos principais estilos e como comprar guarda-corpo e corrimão. Acompanhe a leitura!

Guarda-corpo de aço inox com vidro

O guarda corpo inox com vidro é uma das opções mais procuradas por quem deseja aliar segurança, versatilidade e dar um toque moderno à decoração do ambiente.

 

Com um design arrojado, beleza e conforto, é a escolha certa para quem busca uma estrutura diferenciada, seja para a instalação em escadas ou sacadas. 

 

Além disso, o guarda-corpo de inox com vidro oferece outras vantagens, incluindo:

 

  • Alta durabilidade e resistência;
  • Maior índice de segurança e proteção;
  • Valorização do imóvel;
  • Aplicação em ambientes internos e externos.

 

Vale destacar que o modelo também promove a continuidade de vista nos ambientes externos, justamente pela presença do vidro, que dá a sensação de amplitude e fluidez.

Guarda-corpo em alumínio

O guarda corpo alumínio, assim como o de aço inox, é capaz de oferecer uma boa segurança e proteção, especialmente para quem tem crianças, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e pets.

 

A estrutura é indicada para varandas e sacadas, mas também se adapta aos espaços internos, proporcionando segurança, em conjunto com um design moderno e sofisticado, que ajuda na decoração e estética do local.

 

Por ser confeccionado em alumínio, essa guarda-corpo possui muita leveza, o que facilita na hora da instalação e manutenção, quando necessário.

 

Além disso, tem ótima relação de resistência/peso, conferindo alta durabilidade, manuseio seguro e facilidade de conservação. 

 

Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o material tem resistência à tração de 90 Mpa, por meio do trabalho a frio, propriedade que pode ser dobrada. 

 

Vale dizer que o guarda-corpo de alumínio é fácil de limpar, sendo possível realizar a higienização apenas com detergente neutro e um pano. O produto é versátil, disponível em diversos tamanhos e em projetos personalizados.

 

No entanto, para usufruir de todas as vantagens do guarda-corpo de alumínio e o de aço inox com vidro, é preciso encontrar uma boa fabrica de guarda corpo, que ofereça garantia, comprometimento e qualidade em todas as suas estruturas.

 

Ainda, em projetos de melhoramento predial, a fábrica deve oferecer guarda-corpos altamente seguros, para uso em ambientes internos e externos, de acordo com as necessidades da edificação.

Corrimão em aço inox

O corrimão em aço inox é um dos preferidos do mercado, sendo possível encontrá-lo em vários tipos de imóveis, prédios, estabelecimentos comerciais, fachadas, bem como em qualquer ambiente com escadas ou diferença de nível.

 

Para a instalação da estrutura, é preciso seguir as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que define a altura do corrimão, incluindo para o uso em plataformas de acessibilidade, que também tem suas especificações normatizadas, como a NBR 9050.

 

Uma das principais características do corrimão em aço inox é a sua durabilidade, muito por conta do próprio material de confecção, que não sofre com as consequências das intempéries, como chuvas e excesso de raios solares, além de ser um metal duro. 

 

Isso garante extrema proteção para todos os tipos de pessoas, além de ser utilizado em ambientes variados.

 

Ademais, o corrimão em inox é conhecido por seu extremo brilho e leveza, que confere um ar sofisticado aos espaços.

 

Por ser fácil de limpar e higienizar, devido à superfície não porosa do metal, a estrutura é indicada também para locais que necessitam de uma boa esterilização, como banheiros, clínicas e hospitais.

 

Assim como no caso dos guarda-corpos, é preciso encontrar bons fabricantes de corrimão em aço inox, para garantir a permanência de todas as vantagens, após a instalação.

 

Em geral, as boas fabricantes oferecem um corrimão personalizado, de acordo com as medidas do local onde ele será instalado, ou seja, correspondente aos parâmetros no projeto de construção da escada.

Conclusão

Como podemos perceber, há vários modelos de guarda-corpo e corrimão disponíveis no mercado. 

 

Para o escolher o melhor, é preciso verificar quais são as necessidades de cada ambiente, bem como o estilo que melhor se adequa à decoração.

 

Mas lembre-se de buscar por fábricas de confiança, que ofereçam garantia e qualidade em seus produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia Também:

Conheça as Vantagens dos Móveis em Inox

Leave a Reply