Inspirações para decoração com papel de parede

Aposte nesta incrível ferramenta coringa para aprimorar com a decoração da sua casa

Imagem: Pexels.com

Vai dar um up no visual da sua casa? Quem deseja renovar a decoração de casa de forma rápida e fácil pode apostar no papel de parede como excelente opção! Lisos, estampados, com texturas: a variedade de modelos disponíveis no mercado é grande e salta aos olhos, tendo também arranjos para todos os gostos e preços, seja para quem vive em uma casa em condomínio fechado ou mesmo quem busca por imóveis no Batel.

Isso, porque o papel de parede é uma ótima e versátil opção de decoração, não faz sujeira para aplicação e pode ser removido também com igual facilidade. Se o seu desejo é surpreender no décor, a forma mais prática de incorporar isso ao seu projeto de interiores é investir em um papel de parede ousado e incrivelmente marcante. Agora, se você é uma pessoa mais discreta, pode optar por algo em tons mais neutros, que deixem o ambiente aconchegante e sem muita pompa, primando pela máxima “menos é mais”.

Indiferentemente do seu gosto, escolha o que mais combina com sua personalidade e fique atento às dicas que propomos neste post. Com elas, você poderá tirar o melhor proveito da sua decoração com papéis de parede.

Confira!

Planeje muito bem cada parede e suas metragens

Tenha tudo planejado antes da compra. Saiba quantas paredes você pretende transformar com o papel de parede, afinal, tais informações o ajudarão a escolher um modelo essencial e evitar que você se arrependa depois. Tenha em mente: a mesma padronagem que pode ficar bonita em uma parede pode não funcionar com o mesmo efeito se você for revestir todas da mesma forma!

Portanto, se você quer sua sala inteira coberta com papel de parede, a melhor opção é escolher modelos lisos com cores neutras. Caso seja estampado, ele precisa ser bem discreto e em tons sóbrios. Se o ambiente em que você deseja instalar o papel de parede é amplo, como, por exemplo, um apartamento no Água Verde que tenha uma sala com metragem grande, você pode apostar em estampas mais dramáticas, como as cubistas ou as de animal print, por exemplo. Para que o espaço não fique carregado demais, lembre-se o que já frisamos: a dica é aplicá-lo em uma só parede!

Uma outra dica interessante é misturar a estampa do papel de parede com a do tapete. Essa iniciativa pode causar insegurança em algumas pessoas, mas para que não haja erros, basta lembrar que as estampas das duas peças devem ter cores em comum. Você pode, por exemplo, usar um papel de parede com estampa floral e combiná-lo com um modelo de tapete com desenho geométrico. O resultado chama atenção visualmente e surpreende bastante ao olhar.

Que tipo de cor devo usar?

Se você não é fã de estampas, mas também não quer um papel de parede liso, escolha um modelo de cores suaves, com estampas pouco chamativas. Outra forma de realçar o papel de parede é apostar em um projeto luminotécnico que valorize suas estampas e cores.

Como já dissemos, papéis de parede com cores vivas ou estampas grandes são ótimas escolhas para colocar em apenas uma das paredes da sua sala. Esse tipo de decoração deixará o ambiente mais alegre, jovial e descontraído. A dica para acertar na escolha é pensar no ambiente como um todo. Não adianta se encantar com papéis de parede estampados, por exemplo, se o seu sofá já possui estampas, ou se os forros que você costuma colocar nele possuem listras grandes e vivos. É preciso pensar em como o papel de parede irá se integrar e trazer harmonia para sua sala de estar, item sempre muito bem avaliado pelas imobiliárias em Curitiba.

Agora, se você pretende instalar papéis de parede em seu quarto, que é uma região mais íntima da casa, pense em todos os outros elementos presentes na decoração do seu quarto: cores dos seus móveis, tonalidades das roupas de camas e colchas, estampas dos tapetes, coloração dos objetos decorativos, quantidade de quadros e demais objetos que faz questão que estejam presentes nele… Assim, a aplicação do papel de parede atrás da cama ajudará a “emoldurá-la” e ainda possui outra vantagem de, como ficará localizado atrás de quem dorme, pelo fato de se fazer pouco contato visual, ser um item que dificilmente a pessoa vai enjoar.

Que tipo de modelo devo optar?

Para quem deseja harmonia e higiene, aplicar um papel de parede vinílico é uma boa opção. Se você tiver crianças em casa ou animais de estimação (que podem sujar muito a sala de estar), o papel de parede vinilizado, que é lavável, é a solução mais prática. Tudo vai depender da sua real necessidade e possibilidade. Existe ainda o papel de parede vinílico, que é perfeito para lugares com muita circulação de pessoas na casa. A sala de estar é um ambiente recomendado para esse tipo de papel de parede. O modelo em TNT é o tipo de papel de parede que imita tecido. Além de ser super resistente, ele também é lavável.

Uma das vantagens do papel de parede é a rapidez com que consegue proporcionar ao lar um visual distinto e renovado. Portanto, fique atento a esta última dica imprescindível: antes de optar pela compra de um papel de parede, peça amostras na loja que escolher os modelos que mais lhe aprouveram. Leve-as para casa e analise se esses modelos se harmonizarão com o estilo do quarto, da sua sala e demais cômodos que você deseja decorar. Tenha em mente que, em se tratando de decoração, contratar o auxílio de um profissional do setor de decoração de interiores é sempre uma excelente pedida, uma vez que ele poderá ajudá-lo a escolher isso tudo com mais propriedade, além de conhecer os locais com melhores preços e maior diversidade de opções!

Pronto para dar aquele up na sua decoração com papel de parede? Aproveite e anote todas estas dicas, não deixando de compartilhar este post em suas redes sociais! Assim, mais pessoas podem se inspirar e ousar um pouquinho mais na decoração dos ambientes de suas casas, deixando-as super bonitas, criativas e aconchegantes!

Leave a Reply