KPI’s: Como os KPI’s Podem Garantir o Sucesso da Sua Estratégia Digital

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Ter KPIs bem definidos é uma parte fundamental para a gestão de uma empresa, especialmente quando lidamos com a análise de campanhas em marketing digital.

A sigla é originária do termo em inglês Key Performance Indicator, em tradução “indicadores-chave de desempenho”, que são valores quantitativos usados na medição do sucesso das principais ações e processos internos de um negócio.

Ou seja, os KPIs ajudam a identificar e corrigir o que não está funcionando como deveria, bem como verificar as estratégias com ótimos resultados. Desse modo, são indicadores imprescindíveis para a mensuração de dados.

O artigo de hoje vai mostrar como os KPIs podem garantir o sucesso da sua estratégia digital e dar dicas de como aplicar os indicadores nas suas campanhas de marketing.

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

O que é um KPI?

Como mencionado anteriormente, o KPI é um indicador-chave de desempenho. Quer dizer que ele é usado para medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas dentro da empresa está efetivamente dando resultados e, ainda, se os objetivos pretendidos estão sendo alcançados.

Por exemplo, em uma campanha publicitária sobre um secador de ar para compressor, com objetivo de aumentar a venda dos produtos, é possível usar o KPI para verificar se o anúncio construído está atraindo clientes e resultando em mais vendas para a empresa.

Há inúmeros indicadores que podem ser aplicados em estratégias de marketing. Por isso, não basta somente medir as iniciativas, mas sim, saber qual é o melhor KPI, conforme a intenção das campanhas.

Importante lembrar, que essa estratégia pode ser tanto um número quanto uma porcentagem.

Assim, caso você queira verificar se houve aumento no número de visitantes no seu blog, pode usar o KPI que representa uma porcentagem desse crescimento, ou então um número, por exemplo 1000 visitantes a mais no mês.

Os indicadores são extremamente importantes para o bom andamento da sua estratégia, já que eles servem de base para a tomada de decisões. Com os KPIs, é possível avaliar os dados relevantes e que realmente influenciam nos resultados das campanhas.

Por exemplo, ao produzir um conteúdo sobre elevador panorâmico, utilizando estratégias de SEO (otimização para os mecanismos de busca), você percebeu que o tráfego orgânico do seu site não aumentou.

O KPI permite identificar qual foi o problema e, desse modo, propor novas soluções, contribuindo para uma decisão mais assertiva.

Percebe-se que não é porque uma campanha é bem projetada e direcionada, que ela necessariamente está atingindo os objetivos propostos.

Assim, o acompanhamento de KPIs é importante para medir a eficiência das iniciativas da empresa, bem como para otimizar esforços de marketing e manter o orçamento sob controle.

Com os KPIs, as empresas usufruem de inúmeras vantagens, tais como:

  • Maior familiaridade com visitantes;
  • Supressão de conteúdos impopulares;
  • Facilidade na identificação de gatilhos e razões de abandono;
  • Mais feedbacks das campanhas.

Os KPIs são fundamentais para obtermos orientação sobre o que é preciso fazer em relação às estratégias digitais da sua empresa e, com isso, obter sucesso na empreitada.

Veja como escolher um bom KPI para a sua estratégia

O KPI precisa ter relevância para o seu objetivo. Ou seja, se a intenção é melhorar o número de acessos no seu site, não é recomendável usar um indicador que faça o acompanhamento do preço médio das compras – pelo menos, não no momento.

Isso significa que os KPIs estão diretamente relacionados com a intenção de cada estratégia. Afinal de contas, eles irão medir a performance das suas campanhas.

Sendo assim, a escolha do KPI errado pode transparecer desempenhos errados. E isso é um problema, pois podemos ter a impressão que está tudo bem, quando na verdade a nossa ação está desmoronando!

Abaixo, separamos algumas dicas para escolher um bom KPI para a sua estratégia. Vale dizer que as recomendações são válidas para todos os tipos de negócios, incluindo empresas de injeção plastica SP, e-commerces, entre outros.

Mensuração

O KPI precisa ter capacidade de mensuração. Apesar de parecer bastante óbvio, é preciso levar em consideração se a sua iniciativa pode ser analisada corretamente.

Pense por um momento: para medir a qualificação de leads (potenciais clientes), é preciso, antes de tudo, gerá-los. Antes disso, não é possível fazer a mensuração correta.

Periodicidade

Os KPIs precisam ser medidos periodicamente. Por exemplo, ao propor um anúncio de uma bomba de água preço diferenciado, o indicador precisa acompanhar a campanha, verificando em quais momentos ela obteve melhores resultados.

Relevância

Um dos maiores erros é escolher KPIs por vaidade. Um bom exemplo é o número de curtidas no Facebook – isso não indica necessariamente que a sua estratégia tenha dado resultado, pois são indicadores que somente parecem importantes.

Por isso, o ideal é optar pela relevância do KPI, focando no que realmente importa.

3 tipos de KPIs para a sua estratégia digital

Há uma grande diversidade de indicadores que podem ajudar na sua estratégia digital. Contudo, muitos só fazem sentido quando testados na sua campanha.

Sendo assim, é possível usar diferentes tipos de indicadores, conforme os interesses de cada ação. Conheça alguns deles a seguir:

1 – KPIs primários

Os KPIs primários são considerados os principais indicadores para o seu objetivo, pois eles mensuram o quanto de dinheiro a empresa está lucrando. Ou seja, ele é o fator-chave para a análise dos resultados.

Por exemplo, se o objetivo é a geração de leads com um conteúdo sobre reservatório de água tipo taça, o KPI primário será justamente o número de leads conquistados com a campanha.

Dentro do Marketing Digital, alguns dos KPIs primários mais conhecidos são:

  • Geração de leads;
  • Aumento do tráfego;
  • Custo de aquisição por lead;
  • Taxa de conversão;
  • Receita total e por compra.

Os KPIs primários levam este nome justamente porque devem ser mencionados primeiro, para depois usarmos outros tipos de indicadores.

2 – KPIs secundários

Se no exemplo anterior, o KPI primário é a quantidade de leads gerado, o indicador secundário tem a função de compreender qual foi o caminho realizado pelo usuário até a conversão.

Ou seja, em um conteúdo sobre régua de tomadas para rack, o que fez o visitante se interessar e, com isso, ser um potencial cliente?

Portanto, os KPIs secundários mostram se o gerenciamento da estratégia está tendo bons resultados e, com isso, reforçam os primários, mostrando os porquês. Entre os principais indicadores secundários, temos:

  • O custo por lead nas etapas do funil de vendas;
  • O número de assinantes de newsletters;
  • O número de assinantes do blog;
  • A origem do tráfego;
  • O preço médio das transações.

É importante ressaltar que os KPIs secundários devem justificar os primários, identificando como é possível alcançar determinados objetivos.

3 – KPIs práticos

Os KPIs práticos são voltados para quem gerencia e administra as campanhas de marketing digital e, por conta disso, precisam realizar testes constantes em cada iniciativa.

Assim, em um anúncio sobre o preço de alicate amperímetro, os indicadores práticos irão fornecer informações mais detalhadas sobre o comportamento do cliente, a aquisição, bem como dados referentes às características dos usuários.

Alguns KPIs práticos são:

  • As pageviews;
  • O bounce rate;
  • As landing pages;
  • Os conteúdos mais lidos;
  • As palavras-chave mais pesquisadas;
  • O número de interações sociais.

A lista de indicadores práticos é a maior, pois eles são os KPIs que influenciam no impacto das ações, com um alto nível de detalhamento.

Por isso, em uma campanha sobre rolamento preço diferenciado, é possível usar os indicadores práticos para conhecer mais sobre o público-alvo e, com isso, realizar novas estratégias, ainda mais direcionadas.

Vale dizer que muitos fatores externos podem influenciar nos resultados apresentados pelos KPIs, por esse motivo, é fundamental realizar testes periódicos para o acompanhamento dos dados e para uma análise mais precisa.

Além do mais, ao perceber que uma estratégia está originando resultados negativos, os KPIs permitem verificar, de modo preciso, quais são as razões e os porquês, para somente depois desse estudo ser possível planejar uma nova campanha.

Assim, a empresa também economiza dinheiro, pois deixa de investir em iniciativas que não estão dando bons frutos.

Conclusão

Os indicadores-chave de performance, isto é, os KPIs, são elementos essenciais para qualquer estratégia digital, em especial para as campanhas de marketing.

Embora muitas pessoas se esqueçam da importância desses recursos, eles ajudam a verificar a efetividade das iniciativas, oferecendo dados que podem ajudar a verificar o porque uma determinada ação é viável e outra não.

Sendo assim, os estrategistas de marketing devem ter um cuidado especial no tratamento dos KPIs, escolhendo os indicadores conforme os objetivos de cada planejamento, para visualizarem melhor os resultados obtidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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