Marketing de Conteúdo: Saiba Como Alavancar Seu Negócio

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias relativamente novas, se comparadas a outros tipos de ações de Marketing, mas que vem se popularizando justamente pela capacidade de impulsionar as vendas e alavancar os negócios, independente do segmento de atuação ou do tamanho da empresa.

 

Muitos empreendedores se perguntam como investir em ações de Marketing, que sejam eficientes e que o investimento seja válido. 

 

Com a crescente popularidade dos dispositivos móveis, como os smartphones, o mundo está cada vez mais digital. Grande parte das pessoas está sempre conectada à internet, via Wi-Fi ou até mesmo pelas redes móveis.

 

Atualmente as pessoas acessam novas informações e conteúdos online o tempo todo, em diversas formas e no momento que mais lhe agrada. Paralelamente, empresas, marcas e produtos nascem todos os dias, e competem pelo reconhecimento dos possíveis consumidores.

 

Apesar de desafiador em um primeiro momento, essa realidade pode ajudar a destacar cada vez mais a empresa, especialmente aquelas que estão bem preparadas para a competitividade nesse universo digital.

 

O Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo surgem nesse contexto e se mostram poderosas ferramentas. Eles podem servir para que as marcas sejam conhecidas, consideradas e ganhem a preferência do seu público alvo.

O que é Marketing de Conteúdo?

 

O Marketing de Conteúdo pode ser definido como uma forma de interagir e engajar o público-alvo de uma empresa ou instituição. Isso é feito com o objetivo de aumentar a rede de contatos e atrair cada vez mais potenciais clientes. 

 

Para isso, o conjunto de estratégias envolve principalmente a criação e divulgação de conteúdos, que devem ser relevantes e valiosos para o público da empresa, garantindo a efetividade das ações.

 

Os materiais podem ser informativos ou de entretenimento para, na prática, atrair e envolver o público. Assim, eles são capazes de gerar valor para as pessoas que os consomem online, e isso ajuda a criar uma percepção positiva da marca. 

 

Quanto mais pessoas a conhecem e aprovam, mais competitiva a empresa se torna, alcançando mais oportunidades de negócios e, consequentemente, maior lucratividade.

 

Pode-se dizer, portanto, que quando as empresas investem em Marketing de Conteúdo e têm crescimento na quantidade de vendas, isso é resultado da qualidade dos materiais criados para as campanhas. Até porque a produção de conteúdo deve ser feita para guiar os potenciais clientes pela jornada de compras, preparando-os para a tomada de decisão (e influenciando para que ela seja favorável).

Vantagens de apostar no Marketing de Conteúdo

 

A primeira grande vantagem de investir em Marketing de Conteúdo para alavancar negócios de diferentes setores de atuação é o ganho de autoridade e visibilidade para a marca. 

 

Ao produzir materiais de qualidade e que vão ao encontro das necessidades e dúvidas do público, uma especializada em pintura de fachada de prédio, por exemplo, tem a chance de se tornar uma importante fonte de referência e se destacar no seu mercado de atuação.

 

Depois, o Marketing de Conteúdo também serve para aproximar a marca do seu público, incluindo clientes e potenciais clientes. Assim, a empresa tem uma oportunidade de construir uma verdadeira relação com essas pessoas, baseada na confiança e na interação frequente. 

 

Os conteúdos também ajudam os clientes a tomarem decisões mais assertivas, o que mostra cuidado e consideração para com a audiência.

 

Se ganhar vantagem em relação à concorrência é o sonho dos empresários, ele pode se tornar realidade com o Marketing de Conteúdo. Para isso, as empresas investem em materiais dos mais variados formatos. Eles estão sempre focados em sanar as dúvidas e problemas dos seus possíveis clientes. 

 

O resultado, é que quando eles precisarem do produto ou serviço, como a impermeabilização de terraços, por exemplo, provavelmente escolherão contratar a empresa que já construiu uma imagem positiva, forte e presente.

Como colocar o Marketing de Conteúdo em ação?

 

Para alcançar todas as vantagens que o Marketing de Conteúdo pode proporcionar às empresas, é fundamental a contratação de profissionais especializados e experientes, para o planejamento e realização de ações efetivas, dependendo do objetivo de cada corporação. 

 

Contudo, é preciso saber que os trabalhos iniciam com a definição das personas da empresa. 

Personas

As personas da empresa são de extrema importância para o Marketing de Conteúdo. Isso, porque ele está focado completamente em ajudar e envolver o cliente ou possível cliente. 

 

Para tanto, é necessário conhecer profundamente essa pessoa, incluindo os seus hábitos, necessidades, dúvidas.

 

À partir disso, a persona é uma representação fictícia do que seria o cliente perfeito para uma especializada na raspagem de assoalho de madeira, por exemplo. Ela é definida de acordo com dados reais, que incluem informações demográficas e pessoais, como comportamento, desafios, preocupações, metas e desejos, dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido pela empresa.

 

As informações são obtidas com pesquisas na base de clientes do empreendimento. Um exemplo, aplicado a uma empresa produtora de corrimão de ferro seria: Rose tem 40 anos e está investindo na fase de acabamento do prédio próprio que irá abrigar a sua empresa. 

 

Ela procura por materiais de grande resistência, mas que não deixem de ser bonitos, já que o seu empreendimento é bastante visitado pelos clientes e fornecedores. Ela é casada, tem dois filhos pequenos e costuma consumir informações na internet antes de realizar cada compra.

 

À partir desta descrição, os profissionais de Marketing conseguem criar o melhor tipo de conteúdo, com formatos, temas e distribuição pelo canal mais adequado, visando alcançar o público alvo da empresa.

 

De uma maneira geral, o conceito de persona pode ajudar não só no planejamento e execução de ações de Marketing de Conteúdo, mas também é útil para os empreendimentos entenderem melhor quem é o seu consumidor e o do que ele precisa.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

 

Para iniciar um plano de Marketing de Conteúdo, após a definição das personas do negócio, é necessário estudar os melhores meios para estabelecer uma comunicação positiva e eficiente com elas. 

 

Dentre as ferramentas mais usuais para isso, destacam-se:

  • Blogs – postagens relevantes e diversas, divulgadas por outras plataformas;
  • Landing Page – usada para apresentar melhor produtos e captar contatos;
  • E-book – aprofunda determinados assuntos, oferecido em troca de contato;
  • Webinar – webconferência usual na demonstração de produtos ou serviços;
  • Podcast – aúdio aprofundando temas, aproxima o relacionamento com clientes;
  • Cases de clientes – histórias de sucesso com a empresa; 
  • Redes Sociais – forma de interação, aproximação e divulgação;
  • SEO – otimização melhora o ranqueamento nos mecanismos de buscas;
  • Infográficos – aprofundamento nos temas de maneira visual e acessível;
  • Vídeos – valorizam a produção de conteúdos, com informação acessível;
  • E-mail Marketing – divulgação de avisos, promoções ou informações da empresa;
  • Newsletter – envio periódico com assuntos que interessem ao assinante.

 

É válido ressaltar que o Marketing de Conteúdo é um conjunto bastante amplo e complexo de ações, que sempre devem ser adaptado ao público da empresa produtora e vendedora de chapa de ferro galvanizado, por exemplo, entre outros produtos e serviços.

 

Entretanto, independente da ferramenta escolhida, o que importa é a produção de materiais únicos, diversos, informativos e de qualidade. Eles são a chave para a empresa conquistar o consumidor ou possível consumidor, pois são capazes de realmente ajudar no dia a dia, na escolha de uma chapa perfurada, para exemplificar.

 

Assim a pessoa interessada consegue encontrar a empresa entre os primeiros resultados nos mecanismos de buscas, acessar o blog, consumir as postagens, participar dos webinars realizados, baixar os e-books ou seguir a empresa nas redes sociais. Desta forma, ela estará iniciando uma jornada e um relacionamento com a marca, até se sentir mais confiante em realizar a compra.

 

O Marketing Digital tem ainda a vantagem de possibilitar testes e ajustes nas ações para a promoção de serviço de gesso, entre outros, com relativa facilidade e agilidade. 

 

Para isso, é importante que os profissionais responsáveis estejam sempre mensurando as ações realizadas, resultados esperados e resultados atingidos.

 

Sempre que os números e repercussões não estejam favoráveis para o crescimento da empresa, podem ser feitas novas avaliações e testes, visando o engajamento ideal para alavancar as vendas de serviços ou produtos, como material para jardim vertical, por exemplo. 

 

Muitas vezes, pequenas mudanças nos títulos ou no direcionamento dos materiais podem ajudar para melhores resultados.

 

Por fim, é essencial relembrar a importância de contratar profissionais especializados e qualificados em Marketing, com experiência em estratégias digitais. 

 

O conhecimento técnico é fundamental para que as ferramentas sejam bem aplicadas e os resultados bem avaliados. Assim, o Marketing de Conteúdo contribui para o crescimento de empresas de diversos segmentos de atuação e tamanhos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos…

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