Marketing digital fortalece vendas de setor hoteleiro durante pandemia

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Marketing Digital

O marketing digital está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e vem se tornando mais importante na criação e fortalecimento de identidades visuais. Seu crescimento e sua expansão estão acontecendo juntamente com os avanços das tecnologia e, inclusive, em favor dela.

Em tempos de pandemia um bom marketing e um controle financeiro empresarial é fundamental para ajudar a sua empresa a não cair, mesmo em tempo complicados.

Os meios pelos quais as pessoas estão adquirindo produtos e serviços mudou nas últimas décadas. Ao invés de saírem em busca de produtos pessoalmente, elas passaram a vasculhar prateleiras digitais a fim de comprar algo. 

Esse foi um dos primeiros sinais abertos para os investimentos em Marketing Digital. Empresas que atualmente não buscam esse método, podem enfraquecer a ponto de não suportar uma crise. 

Isso pôde ser observado em 2020, quando iniciou-se a Pandemia do Novo Coronavírus. Uma pesquisa da Ebit/ Nielsen em parceria com a Elo, revelou que houve um aumento de 47% no faturamento através da venda de produtos pela internet. Quem não se adaptou a essa realidade, certamente teve déficit ou, no mínimo, deixou de faturar.

Diversos setores observaram essa tendência de alta, entre eles o de hotelaria, viagens e Turismo. Esse nicho experimentou as doçuras e os dissabores de se manter ativo durante um período de isolamento social.  

Além de tomar as medidas recomendadas pela OMS, o setor de hotelaria precisou usar estratégias de Marketing Digital para chegar em seu cliente ideal. Algumas dicas de especialistas para se ter um bom resultado nas vendas de hospedagem são:

Investir em Qualidade

Mesmo utilizando os mais avançados métodos de marketing digital e montando a estratégia perfeita, se o Hotel não tiver qualidade os resultados não estarão nem perto do desejado. 

Por isso, antes de iniciar qualquer divulgação, certifique-se de que está oferecendo a seu possível cliente a melhor experiência em serviços que ele poderia ter. É preciso garantir comodidade, segurança, limpeza, atendimento, lazer e outros serviços de qualidade que possam agregar à experiência de seu hóspede. 

Mas para ter certeza de que está oferecendo o melhor serviço é necessário conhecer muito bem sua persona. É baseado em suas características e peculiaridades que o hotel poderá satisfazer as expectativas e garantir a fidelização do cliente ideal.

Tenha um diferencial

A questão da “experiência única” é o que atrai muitos hóspedes. Eles costumam dar preferência a lugares que ofereçam algo singular, seja uma vista mais bonita, uma comida que só tenha lá, uma piscina ou área de lazer com atração exclusiva, etc.

Um exemplo disso é o uso das redes sociais nos processos de divulgação. De acordo com Pedro Amorim, consultor executivo da Estação Indoor, uma agência de marketing digital no Rio de Janeiro, os hotéis têm investido cada vez mais em espaços “Instagramaveis”, onde os seus hóspedes querem relatar suas experiências com mais frequência para seus seguidores.

 O uso do espaço para atrair novos hóspedes pelas redes sociais, traz um diferencial no marketing turístico, focado em criar novas memórias para o usuário.

Seja lá o que seu hotel tenha de singular para oferecer, garanta que sua persona tenha conhecimento e experimente. O melhor marketing será feito por ele, que vai indicar o local para muitas outras pessoas e com a credibilidade de ser um hóspede orgânico. 

Seja acessível

Quando o cliente entrar em contato com o Hotel, através de qualquer canal, ele precisa ser respondido. Um cliente que liga mais de uma vez sem sucesso dificilmente ligará novamente. 

Mas lembre-se de que telefonar é, atualmente, a última opção de qualquer pessoa que deseja um quarto de hotel. Tudo agora é resolvido pela internet. O ideal é estar presente em diversos canais e redes; ter um site moderno e responsivo; um blog com informações sobre o lugar e sobre turismo; e estar disponível para atender pessoas através das redes sociais. 

3 dicas de marketing digital para hotéis

  1. Tenha um site de reservas otimizado e responsivo. 

Antes de fazer uma reserva, as pessoas costumam visitar o site do hotel. Elas ficam nele por cerca de seis minutos, e é esse o tempo que você tem para garantir que ele vai optar pelo seu hotel. 

Portanto, as ofertas precisam ser atrativas, as imagens devem ser ousadas e as descrições fáceis de ler. O cliente precisa receber todas essas informações com agilidade e qualidade. Uma boa agência de marketing digital poderá ajudar a alavancar as vendas.

Além de tudo isso, o ideal é que o futuro hóspede possa fazer sua reserva e os pagamentos através do próprio site. Todas as informações sobre contratação e cancelamento precisam ser oferecidas e estar claras. 

  1. Evite Agências de Viagem

O ideal é que seu hotel tenha um site exclusivo, com layout e comandos próprios. Assim, o cliente poderá tratar diretamente com ele no ato da reserva. Além disso, as informações contidas nele estarão sob controle e corresponderão aos serviços oferecidos. 

Outro benefício dessa independência é a diminuição da concorrência. As agências de viagem costumam disponibilizar em seus sites grandes redes de hotel que já estão consolidadas no mercado, o que pode prejudicar as empresas menores. 

  1. Invista em SEO local

Segundo um relatório do Google, 31% das pesquisas por hotel são feitas através de seu sistema de buscas. Desse total, 50% delas são buscas locais.

Portanto, se seu possível cliente fizer uma busca por hotel na localidade onde você oferece esse serviço, é sua empresa que deve aparecer. O ideal é que ela apareça na primeira página, por isso o SEO é tão importante nesse caso, aliado a uma excelente estratégia de Marketing Digital.

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