Marketing digital fortalece vendas de setor hoteleiro durante pandemia

O marketing digital está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e vem se tornando mais importante na criação e fortalecimento de identidades visuais. Seu crescimento e sua expansão estão acontecendo juntamente com os avanços das tecnologia e, inclusive, em favor dela.

Os meios pelos quais as pessoas estão adquirindo produtos e serviços mudou nas últimas décadas. Ao invés de saírem em busca de produtos pessoalmente, elas passaram a vasculhar prateleiras digitais a fim de comprar algo. 

Esse foi um dos primeiros sinais abertos para os investimentos em Marketing Digital. Empresas que atualmente não buscam esse método, podem enfraquecer a ponto de não suportar uma crise. 

Isso pôde ser observado em 2020, quando iniciou-se a Pandemia do Novo Coronavírus. Uma pesquisa da Ebit/ Nielsen em parceria com a Elo, revelou que houve um aumento de 47% no faturamento através da venda de produtos pela internet. Quem não se adaptou a essa realidade, certamente teve déficit ou, no mínimo, deixou de faturar.

Diversos setores observaram essa tendência de alta, entre eles o de hotelaria, viagens e Turismo. Esse nicho experimentou as doçuras e os dissabores de se manter ativo durante um período de isolamento social.  

Além de tomar as medidas recomendadas pela OMS, o setor de hotelaria precisou usar estratégias de Marketing Digital para chegar em seu cliente ideal. Algumas dicas de especialistas para se ter um bom resultado nas vendas de hospedagem são:

Investir em Qualidade

Mesmo utilizando os mais avançados métodos de marketing digital e montando a estratégia perfeita, se o Hotel não tiver qualidade os resultados não estarão nem perto do desejado. 

Por isso, antes de iniciar qualquer divulgação, certifique-se de que está oferecendo a seu possível cliente a melhor experiência em serviços que ele poderia ter. É preciso garantir comodidade, segurança, limpeza, atendimento, lazer e outros serviços de qualidade que possam agregar à experiência de seu hóspede. 

Mas para ter certeza de que está oferecendo o melhor serviço é necessário conhecer muito bem sua persona. É baseado em suas características e peculiaridades que o hotel poderá satisfazer as expectativas e garantir a fidelização do cliente ideal.

Tenha um diferencial

A questão da “experiência única” é o que atrai muitos hóspedes. Eles costumam dar preferência a lugares que ofereçam algo singular, seja uma vista mais bonita, uma comida que só tenha lá, uma piscina ou área de lazer com atração exclusiva, etc.

Seja lá o que seu hotel tenha de singular para oferecer, garanta que sua persona tenha conhecimento e experimente. O melhor marketing será feito por ele, que vai indicar o local para muitas outras pessoas e com a credibilidade de ser um hóspede orgânico. 

Seja acessível

Quando o cliente entrar em contato com o Hotel, através de qualquer canal, ele precisa ser respondido. Um cliente que liga mais de uma vez sem sucesso dificilmente ligará novamente. 

Mas lembre-se de que telefonar é, atualmente, a última opção de qualquer pessoa que deseja um quarto de hotel. Tudo agora é resolvido pela internet. O ideal é estar presente em diversos canais e redes; ter um site moderno e responsivo; um blog com informações sobre o lugar e sobre turismo; e estar disponível para atender pessoas através das redes sociais. 

3 dicas de marketing digital para hotéis

  1. Tenha um site de reservas otimizado e responsivo. 

Antes de fazer uma reserva, as pessoas costumam visitar o site do hotel. Elas ficam nele por cerca de seis minutos, e é esse o tempo que você tem para garantir que ele vai optar pelo seu hotel. 

Portanto, as ofertas precisam ser atrativas, as imagens devem ser ousadas e as descrições fáceis de ler. O cliente precisa receber todas essas informações com agilidade e qualidade. Uma boa agência de marketing digital poderá ajudar a alavancar as vendas.

Além de tudo isso, o ideal é que o futuro hóspede possa fazer sua reserva e os pagamentos através do próprio site. Todas as informações sobre contratação e cancelamento precisam ser oferecidas e estar claras. 

  1. Evite Agências de Viagem

O ideal é que seu hotel tenha um site exclusivo, com layout e comandos próprios. Assim, o cliente poderá tratar diretamente com ele no ato da reserva. Além disso, as informações contidas nele estarão sob controle e corresponderão aos serviços oferecidos. 

Outro benefício dessa independência é a diminuição da concorrência. As agências de viagem costumam disponibilizar em seus sites grandes redes de hotel que já estão consolidadas no mercado, o que pode prejudicar as empresas menores. 

  1. Invista em SEO local

Segundo um relatório do Google, 31% das pesquisas por hotel são feitas através de seu sistema de buscas. Desse total, 50% delas são buscas locais.

Portanto, se seu possível cliente fizer uma busca por hotel na localidade onde você oferece esse serviço, é sua empresa que deve aparecer. O ideal é que ela apareça na primeira página, por isso o SEO é tão importante nesse caso, aliado a uma excelente estratégia de Marketing Digital.

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