5 itens domésticos essenciais para quem vai morar sozinho

Morar Sozinho

Andar com a roupa que quiser, ter privacidade, poder decorar os cômodos, etc. Essas são só algumas vantagens de morar sozinho. Não é à toa que as pessoas buscam cada vez mais um cantinho para chamar de seu.

Mas quem decide morar sozinho também precisa se preparar. Afinal de contas, muito mais do que uma rotina diferente, é preciso se preparar para uma série de mudanças, incluindo escolher os tipos de móveis, eletrodomésticos e artigos que são indispensáveis para casa.

Por esse motivo, para começar com o pé direito na casa ou apartamento novo, separamos uma listinha com 5 itens domésticos essenciais para quem vai morar sozinho.

Ficou interessado(a)? Então, continue com a gente!

1 – Cama & Colchão

Logo de cara, já sabemos que os primeiros artigos do novo lar precisam estar relacionados com o quarto.

Afinal, é lá que vamos dormir, descansar e ter um espaço ainda mais privativo. É o nosso cantinho, o lugar que representa a nossa identidade.

Por isso, quem vai morar sozinho precisa investir em uma boa cama, um colchão adequado e outros itens que são indispensáveis para um quarto confortável.

A cama box aparece como um móvel ideal, especialmente para casas e apartamentos pequenos, pois ela economiza espaço e é super prática na hora de trocar lençóis. Você pode completar com o uso de um edredom bem quentinho para os dias frios.

Não se esqueça de adquirir travesseiros macios, para a sua noite de sono ser ainda mais confortável.

Aliás, falando em qualidade do sono, não se pode esquecer de encontrar um colchão adaptado para o seu corpo. Apostar no colchão errado pode ser a receita certa para ter problemas na hora de dormir, dores musculares e desgastes na coluna.

Os problemas com o sono podem afetar toda a nossa rotina, prolongando tensões musculares ao longo do dia, bem como problemas relacionados ao cansaço físico, mental, falta de energia, dores de cabeça e estresse.

Para escolher o colchão certo, avalie o peso e a medida do seu corpo. Não se esqueça de considerar suas preferências (tem pessoas que gostam de colchão mais duro, outras mais macio). Dessa maneira, é possível acertar na escolha e ter uma noite tranquila.

2 – Geladeira

É uma delícia quando encontramos uma casa ou um apartamento que já possui uma cozinha planejada preço incluso no aluguel, não é mesmo?

Mas não é só de armário que se vive. É preciso investir em eletrodomésticos, principalmente para a cozinha, pois precisamos nos alimentar e ter um local apropriado para guardar a comida.

Por isso, o mais importante é focar na geladeira. Hoje em dia, muitos modelos já vêm com Frost Free, uma tecnologia que impede a formação de gelo.

Ou então o DeFrsot, que forma uma pequena camada, mas só é necessário descongelar manualmente umas 2x por ano.

Lembre-se de buscar por uma geladeira adaptada à sua rotina. Quer dizer, se você tem o costume de cozinhar em casa, talvez um equipamento maior, para armazenar mais alimentos, seja o ideal.

No entanto, se você cozinha pouco, uma geladeira menorzinha pode ser muito mais vantajosa.

Você está morando sozinho(a), então saiba como administrar as compras de alimentos. Afinal de contas, principalmente frutas e legumes, que são perecíveis, tendem a estragar muito rápido, mesmo na geladeira.

3 – Fogão

Ainda dentro da cozinha, outro eletrodoméstico essencial para a vida de todo mundo é o fogão. Existem alguns modelos com grelha de inox no forno, sendo uma opção para quem gosta de preparar carnes assadas, lasanhas e outros pratos mais elaborados.

Mas se você é do tipo de pessoa que prefere refeições mais práticas, ao invés de um fogão, pode optar por um cooktop.

Diferentemente do fogão que conta com mesa e forno embutidos, o cooktop possui apenas a mesa e pode ser encontrado em dois modelos: com acionamento por indução ou a gás.

No entanto, se você optar por um cooktop, é importante entender que esse modelo só pode ser instalado em cozinhas planejadas.

Se esse não for o caso da sua casa ou apartamento, o mais indicado é buscar por uma fábrica de móveis planejados para fazer as adaptações necessárias, ou comprar um balcão para cooktop.

4 – Itens básicos para cozinha

Continuando em nossa jornada para escolher os itens domésticos para a nossa casa ou apartamento, ainda na cozinha é preciso ter atenção a alguns artigos básicos.

Afinal de contas, não adianta nada ter um fogão e uma geladeira, mas não ter um prato para comer as refeições, não é mesmo?

Por isso, seguem algumas recomendações que não podem faltar na sua cozinha:

  • Pratos e talheres;
  • Copos;
  • Toalhas de mesa;
  • Bacias e potes;
  • Entre outros.

O microondas também é um eletrodoméstico muito recomendado para quem mora sozinho. Até porque, em alguns momentos que precisamos fazer uma refeição rápida, ou esquentar alguma coisa, bate aquela preguicinha de acender o fogão.

Os microondas são muito práticos, por isso, não só quem mora sozinho deseja ter esse eletrodoméstico, mas todos os tipos de famílias.

Também não podemos esquecer de ter uma mesa para as refeições. Em algumas casas e apartamentos, é comum encontrarmos uma sala de jantar, que é um local próprio para essa finalidade. Enquanto outros imóveis colocam as mesas na própria cozinha.

Para quem mora sozinho e não quer gastar muito, uma opção é a mesa de inox. Durável e resistente, o móvel combina com vários tipos de decoração, além de ser super funcional e simples de limpar.

Devido a todas essas vantagens, a mesa de aço inox é um dos itens domésticos mais procurados por quem mora sozinho. Afinal de contas, é possível ter um móvel bonito e extremamente prático, ótimo para o dia a dia.

5 – Armários

Finalmente, chegamos a uma das partes mais difíceis de toda a mobília: os armários!

Para quem já alugou ou comprou um imóvel planejado, que tenha balcões, gabinete e armario sob medida em todos os quartos, já pode comemorar, porque isso é uma grande vantagem!

Mas se o seu caso é o oposto, hoje em dia, é possível encontrar vários tipos de mobílias, adaptadas para a sua necessidade.

Inclusive, mesmo alguns armários pré-fabricados são tão resistentes e duráveis quanto móveis planejados, o que pode ser uma ótima solução para você.

Essa é uma alternativa para que está vivendo no aluguel, mas caso você tenha juntado dinheiro para comprar a sua casa própria, vale a pena investir em um bom planejamento de móveis sob medida.

Afinal de contas, os móveis planejados não somente são sofisticados, mas também promovem melhor aproveitamento do espaço e ajudam na decoração da casa.

Por exemplo, um armário próprio para esconder transformadores elétricos, deixando o seu lar mais seguro e bonito.

Bônus: tenha um espaço ainda mais aconchegante!

A lista de itens domésticos para quem vai morar sozinho não acaba por aqui. Aliás, é preciso muito planejamento, pois em nosso dia a dia, vamos percebendo a necessidade de vários artigos, que são fundamentais para o nosso conforto.

Quem trabalha em regime home office ou faz algum trabalho em casa, precisa não somente se atentar aos itens básicos de sobrevivência, mas também aos móveis de escritório.

Por isso, uma boa dica é a cadeira Charles Eames escritório, adaptada para quem passa muitas horas na frente do computador.

Vale a pena também investir em uma boa mesa para o seu trabalho e uma poltrona, para os momentos de descanso.

É claro que não podíamos deixar de mencionar o famoso sofá. Há pessoas que preferem deixar a casa sem esse móvel, por acharem que ocupa muito espaço.

Mas com alguns itens simples e a ajuda de uma fábrica de estofados, é possível ter um sofá extremamente confortável, para que você possa aproveitar todos os cantinhos da sua casa ou apartamento.

Conclusão

Morar sozinho é mesmo desafiador. Ainda mais para quem está vivendo essa experiência pela primeira vez, muitas dúvidas surgem sobre como organizar a nova morada, quais são as principais responsabilidades, o que fazer e, é claro, como mobiliar a casa ou apartamento.

Por esse motivo, o importante é fazer uma lista com todos os artigos essenciais para o seu lar, verificando o que é indispensável para o seu dia a dia.

As dicas acima são só alguns dos eletrodomésticos e móveis indicados para quem mora sozinho. Mas vai muito mais além.

Por conta disso, não espere que a sua casa ou apartamento esteja pronto do dia para a noite.

Vá aos poucos, que logo o seu lar será totalmente personalizado com a sua cara e seus gostos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia Também:

Saiba como fazer a manutenção dos ralos em casa

O que considerar ao investir em móveis de alto padrão?

Como Criar Uma Rotina de Limpeza Para Meu Dia a Dia?

Leave a Reply