O Que é Uma Pessoa Proativa?

O que é uma pessoas proativa

Entenda o que é uma pessoas proativa

Saber o que é uma pessoa proativa pode ser algo importante para o seu desenvolvimento pessoal.

A proatividade é uma característica bastante valorizada e que pode fazer a diferença em vários aspectos da vida, especialmente no trabalho.

Ao longo do artigo irei explicar o que é uma pessoa proativa, a diferença entre a reatividade e proatividade e ainda dar dicas de como você pode desenvolve-la e começar a conquistar melhores resultados em sua vida, confira já.

Entenda o significado

Uma pessoa proativa é alguém que consegue identificar problemas antes que eles aconteçam.

Ela sempre está prestando atenção em tudo o que acontece ao seu redor, e quando percebe uma oportunidade de contribuir de alguma forma, age tomando uma atitude.

Talvez isso cause a você a impressão de que uma pessoa proativa é alguém perfeccionista, mas a verdade é que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

A diferença entre alguém proativo e um indivíduo perfeccionista está em que o proativo tem sempre planos para solucionar eventuais problemas.

Um dos maiores benefícios da proatividade é estar sempre preparado para as situações que podem surgir de surpresa.

Um exemplo, uma pessoa proativa irá agir antes de determinado problema acontecer, enquanto uma pessoa reativa primeira espera que aconteça para depois tomar uma ação.

Reatividade X Proatividade

Existem as pessoas proativas e também as reativas, iremos falar mais sobre elas.

A maior diferença entre uma pessoa reativa e uma proativa, é que a reativa espera que as coisas aconteçam para só então tomar uma atitude a fim de solucionar o problema.

Já alguém proativo já consegue identificar que um problema irá surgir geralmente desde o início, e a partir daí, já começa a tomar medidas para interferir na situação.

Um proativo está sempre no controle da situação e não fica mercê de alguém dar permissão para que o mesmo cumpra alguma tarefa, ao contrário do reativo.

Dito isso, você já deve imaginar o quanto a proatividade é uma característica desejável principalmente no ambiente de trabalho.

Se você se identificou como uma pessoa reativa e quer uma mudança, no tópico abaixo iremos listar alguns pontos muito importantes para que você consiga desenvolver as características de indivíduo que tem proatividade.

Dicas de desenvolvimento

Confira as dicas de como se tornar uma pessoa proativa abaixo:

Tome sempre uma iniciativa

Lembra que eu falei que as pessoas proativas identificam o que precisam ser feito e tomam logo uma ação?

Pois é, essa é uma das principais características de uma pessoa proativa.

Enquanto ela está no trabalho, além de cumprir o que já é lhe passado, ela sabe que pode ir mais além e descobrir se existe algo mais a ser feito que poderá contribuir com a empresa.

Importante notar que o foco do indivíduo proativo está em desempenhar seu trabalho da melhor forma e não fazer bajulações.

Para começar a colocar este primeiro passo em prática, você deverá ficar atentar para conseguir identificar oportunidades das quais poderá dar a sua contribuição.

Foco na solução

Uma pessoa proativa sempre está focada na solução do problema. Embora a causa tenha sua devida importância, a solução é ainda mais importante.

Reclamar e ficar lamentando é algo que está fora da vida dos proativos, eles sabem que isto não resolve os problemas e por isso não perde tempo com lamentações.

Autoconfiança

A autoconfiança é algo de extrema importância para qualquer área de sua vida, e esta é também uma das características que tornam destacam ainda mais os indivíduos proativos.

Ter autoconfiança, como o próprio nome já diz, se trata de confiar em si próprio.

É acredita que as suas ações irão cedo ou tarde lhe gerar resultados.

Normalmente para uma pessoa conseguir desenvolver a autoconfiança ela precisa primeiramente do autoconhecimento isso pode ser alcançado com o processo de Coaching de Vida.

Busque por soluções sempre

Ser proativo é também conseguir encontrar soluções. São vários os problemas que nos cercam no dia-a-dia e saber lidar com eles e encontrar soluções é de fato muito importante.

Isso também significa conseguir focar na solução ao em vez de focar no problema.

Quando o nosso foco está voltado pelo problema e eventos negativos que estão acontecendo, se sentimos menos energizados, fica difícil dormir e ter motivação para fazer o que precisa ser desempenhado.

Portanto, não se desespere quando obstáculos ou situações difíceis aparecerem.

Tudo sempre há uma forma de solucionar, ou pelo menos sempre há um lado positivo do qual você poderá focar.

Antecipe o que vai acontecer

Para ser uma pessoa proativa é necessário que você sempre busque antecipar os problemas que irão surgir no futuro.

Dessa forma, se torna muito fácil procurar por soluções para solucionar o problema antes mesmo que ele apareça.

Às vezes é possível tomar medidas para que o mesmo não ocorra.

Além disso, busque também sempre antecipar as necessidades dos projetos dos quais participa.

Isso pode ser feito ao realizar um bom planejamento.

Demonstre proatividade, não fale

Ser proativa no trabalho é fundamental, no entanto, pode não ser tão interessante assim para pôr no currículo.

Talvez você ache isso estranho, mas é só parar para pensar. Muitas pessoas colocam a proatividade como uma de suas características, mas na prática nem todas são aquilo que tentam demonstrar.

Mas importante do que dizer que você é proativo é fazer com que seu chefe e pessoas as suas voltam percebam em você está característica.

Isso será um grande diferencial para você como profissional, que pode ser até mais valorizado.

Anote

É sempre bom anotar tudo o que ocorre com você, você pode fazer isso para armazenar suas ideias para que em um momento oportuno você as coloque em prática.

Você pode fazer isso com o uso de bloquinhos de papel. Existem também aplicativos com o Writer, que pode ser baixado na Play Store e utilizado para essa finalidade.

Conclusão

Ser uma pessoa proativa pode ser muito importante em vários aspectos da vida. É necessário trabalhar isso em você para que se torne uma pessoa mais funcional e prestativa.

Essa característica dentro do ambiente de trabalho ainda irá lhe destacar dos demais profissionais. Comece já a buscar desenvolver a proatividade.

Leave a Reply