O que fiz quando meu voo atrasou e perdi o maior evento de e-commerce do Brasil

 

Para um profissional que atuam com e-commerce, estar constantemente capacitado é muito importante, afinal esse mercado está em constante evolução, e estar parado pode significar perder dinheiro. 

Por isso, participar de cursos e eventos que abordem esse tema é fundamental, pois garante que os profissionais desta área absorvam os novos conceitos e discutam temas importantes para sua área. 

Pensando nisso, busquei informações para participar do maior evento de e-commerce do Brasil. O encontro atraiu interessados de todo o país e contava com palestrantes vindos de fora. 

Na ocasião, seriam debatidos os principais temas do e-commerce com agências de marketing digital, novas tendências e o que aplicar na estratégia de vendas de seu negócio, para se diferenciar dos concorrentes. 

Depois de muita disputa, finalmente consegui os tão sonhados ingressos para o evento e comecei a dar entrada em todos os procedimentos para que pudesse acompanhar a transmissão de camarote. 

Ingressos comprados, era hora de pensar na hospedagem e também nas passagens aéreas, pois o evento seria realizado em outra cidade. Por isso, fiz o que todos aqueles que querem economizar fazem: comecei a pesquisar. 

Compra das passagens

Quando lemos sobre recomendações antes da compra de passagens aéreas, a dica é pesquisar muito os preços dos bilhetes e sempre escolher aqueles horários considerados fora do pico. 

Por isso, assim que fechei a compra para o evento, abri todos os sites e fiquei de olho no preço da passagem por semanas, até que encontrei uma boa oferta, que atendia exatamente aquilo que estava buscando. 

Pensei até mesmo na alternativa de aeroportos diferentes dos pensados por todas as pessoas que visitam a capital onde seria realizado o evento. 

Com as passagens na mão, e verificando que, aparentemente, todas as condições indicavam que meu voo partiria no horário, fui para o aeroporto, na certeza de que chegaria a tempo de comparecer ao seminário. 

Essa, no entanto, foi a maior decepção que já tive em minha vida. Sim porque, ao chegar ao aeroporto, descobri que o avião apresentou um problema não identificado durante as vistorias e teria de ser enviado para conserto, atrasando meu voo

Ali, comigo, estavam outras pessoas que participariam do mesmo evento e que, assim como eu, tinha investido dinheiro na compra do ingresso e em hospedagem, e estavam sacrificando horas de trabalho para participar do evento que mudaria suas vidas. 

Conosco estava, inclusive, um dos palestrantes, que entrou imediatamente em contato com a organização e ouviu, desolado, que sua palestra teria de ser cancelada, já que não haveria tempo hábil para alterar a data. 

O que fiz nesta situação?

Depois do desespero inicial, quando fiquei sabendo que meu voo atrasaria por causa desse incidente inesperado, resolvi agir, como mandam os órgãos de defesa do consumidor. 

Como primeira ação, procurei o guichê da companhia aérea, para saber uma estimativa do atraso na decolagem e quando um voo para o destino que iria sairia do aeroporto. 

Com a informação de que a decolagem de um novo voo sairia apenas muito perto do horário em que o evento começaria, decidi solicitar o reembolso da passagem, informando que não haveria sentido embarcar, já que boa parte do evento teria acontecido quando chegasse lá. 

No entanto, para não perder meu investimento, acabei comprando uma nova passagem, de outra companhia aérea que estaria embarcando em poucos minutos, mas decidi cobrar uma indenização da companhia aérea, afinal tive prejuízos em não comparecer ao evento. 

Mas, felizmente, nem tudo foi perdido. Consegui, com uma amiga que estava no evento, alguns vídeos abordando temas-chave que gostaria de ter acompanhado e o contato de alguns especialistas. 

Durante o incidente, pude conversar também com o palestrante que ficou retido em terra comigo, e tive uma espécie de consultoria individual, algo que jamais teria sido possível se tivesse conseguido comparecer ao maior evento de e-commerce do Brasil. 

Sim, porque lá eu seria apenas mais uma espectadora de sua fala. Aqui, eu era uma das únicas, e estava pronta e disposta para interagir, além de aprender muito para impulsionar o meu negócio. 

Agora, se estou feliz pelo que aconteceu? Não. Paguei para comparecer ao evento e infelizmente não pude. Consegui extrair um pouco de conteúdo, mas muito menos do que esperava. 

O que fazer quando seu voo atrasa e você tem prejuízos?

Se, assim como eu, você teve prejuízos com o atraso do voo e deixou de comparecer a eventos, é importante guardar todos os recibos destas despesas e apresentá-las à companhia aérea. 

A empresa deverá ressarcir o passageiro, para que a pessoa possa recuperar, ao menos em parte, o dinheiro perdido com o incidente envolvendo o atraso no voo. 

Caso seja possível se realocar em outro voo, aproveite a oportunidade. Afinal de contas, em alguns casos, é melhor chegar atrasado do que não conseguir chegar, não é mesmo?

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