O que são palavras de transição e qual a relação com SEO?

Palavras de transição

Quem trabalha com produção textual já deve ter ouvido falar das famosas palavras de transição.

De maneira simples, podemos caracterizá-las como termos que facilitam a leiturabilidade do texto, tornando o conteúdo mais atrativo ao usuário. 

Além disso, elas contribuem com o entendimento e transmissão da mensagem, sendo possível assimilar melhor o assunto.

Nesse sentido, as palavras de transição são termos responsáveis pela harmonia do texto e pela conexão entre as expressões. 

Quando aplicadas ao longo do conteúdo, a fluidez de leitura é muito melhor, já que as palavras de transição são agradáveis.

As palavras de transição são usadas em todo o tipo de conteúdo textual, inclusive nas estratégias de Inbound Marketing. Afinal, um texto bem escrito e de qualidade ajuda a aumentar a taxa de conversão.

Neste artigo, vamos tratar das relações entre as palavras de transição e uma das estratégias do Inbound: o SEO (Search Engine Optimization).

Quais são os tipos de palavras de transição?

As palavras de transição direcionam o leitor a uma leitura contínua do texto. Por esse motivo, elas são fundamentais para todos os tipos de conteúdo, inclusive os de marketing.

Não há uma regra definida de quais são as palavras de transição mais comuns, até porque o ideal é aplicá-las no texto de uma maneira natural. 

Contudo, existem alguns exemplos bem conhecidos na Língua Portuguesa.

De Introdução:

  • Antecipadamente;
  • Em primeiro lugar
  • A princípio;
  • Desde já.

De Continuação:

  • Por outro lado;
  • Bem como;
  • Do mesmo modo;
  • Junto (ou juntamente) com.

De Conclusão:

  • Desse modo;
  • Dessa maneira;
  • Afinal;
  • Portanto;
  • Assim.

Além disso, existem palavras de transição de causa, como o termo “porque”, usado para explicar algo. Veja o exemplo:

Tive que comprar uma concertina dupla porque houveram muitos assaltos no bairro.

É possível juntar mais de uma palavra no mesmo parágrafo. Veja como continuar a mensagem da frase anterior:

Desse modo, me sinto mais segura em casa.

Quer dizer que não necessariamente as palavras de transição devem ser aplicadas para separar os trechos de um texto. Ao contrário, elas podem unir frases e sentenças curtas, dentro de um mesmo parágrafo.

Como as palavras de transição melhoram o SEO do texto

O SEO consiste em um conjunto de técnicas que procuram otimizar sites e páginas na web nos mecanismos de busca, principalmente o Google.

Quer dizer que, quanto melhor a estratégia SEO, maiores são as chances de conquistar um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa e, consequentemente, há aumento no tráfego do site e na conversão de leads (potenciais clientes).

De maneira geral, o SEO utiliza uma série de palavras-chave ao longo de um texto, que são os termos mais pesquisados no mecanismo. 

Assim, ao tratar sobre um estudo envolvendo a análise microbiológica do ar, por exemplo, é preciso verificar quais são os conjuntos de palavras mais pesquisadas no Google sobre o tema.

No entanto, não basta somente repetir as palavras-chave,  é preciso entregar um conteúdo de qualidade.

O Google visa oferecer a melhor experiência para o usuário. Por conta disso, entre os parâmetros de avaliação do SEO está, justamente, a riqueza do texto. 

Dessa maneira, é possível alcançar um bom posicionamento. Daí a importância de incorporar as palavras de transição no conteúdo SEO. 

Afinal, elas deixam o texto mais dinâmico, melhoram a leiturabilidade e, com isso, oferecem uma experiência positiva ao usuário.

Exemplos de como usar palavras de transição no texto SEO

Imagine que em uma determinada estratégia SEO, percebeu-se a necessidade de usar a seguinte palavra-chave: empacotadora automática

Sendo assim, a intenção é falar sobre um equipamento específico, usado em linhas de produção rápidas, especialmente para a indústria alimentícia.

Juntos, vamos produzir um parágrafo sem as palavras de transição.

As empacotadoras automáticas são símbolos de automação e inovação. Contribuem para melhorar a organização dos estoques e linhas de produção.

Agora, perceba a mesma frase, com o uso de palavras de transição:

As empacotadoras automáticas são símbolos de automação é inovação. Muito disso, é porque elas contribuem para melhorar a organização dos estoques e linhas de produção.

Deu para notar uma grande diferença na leiturabilidade do texto, não é? No primeiro exemplo, temos um parágrafo mecânico, como se tivesse sido escrito por um robô. O trecho passa informações, mas não é agradável de ler.

No segundo, a leiturabilidade é muito mais fácil. O texto aproxima o leitor e o conteúdo tem melhor apreensão.

Veja outro exemplo, porém aplicado na separação de parágrafos. Vamos usar a mesma narrativa, contrapondo que, para um funcionamento efetivo, a empacotadora necessita de um inversor de frequência preço diferenciado.

As empacotadoras automáticas são símbolos de automação e inovação. Contribuem para melhorar a organização dos estoques e linhas de produção.

Precisam de um inversor de frequência de qualidade para funcionarem bem.

Novamente os trechos, mas com o uso das palavras de transição:

As empacotadoras automáticas são símbolos de automação é inovação. Muito disso, é porque elas contribuem para melhorar a organização dos estoques e linhas de produção.

No entanto, as empacotadoras precisam de um inversor de frequência de qualidade para funcionarem bem.

Para a separação dos parágrafos, utilizamos uma palavra de transição de contraste, que é o termo “no entanto”. Há outras possibilidades, como o “mas”, “porém”, “entretanto”, “todavia”.

É importante conhecer a variedade das palavras de transição, pois a repetição exagerada de um mesmo termo também pode comprometer a qualidade do texto. Observe:

O cateter intravenoso era muito bom, mas a enfermeira tinha pouca experiência no manuseio do instrumento. Mas, fiquei tranquila durante o procedimento. Mas, peguei o nome da profissional para repassar ao centro médico.

Acima, percebemos o uso exagerado da palavra de repetição “mas”. O texto ficou cansativo e, em uma estratégia de SEO, o leitor não teria uma boa experiência. Com isso, o ranqueamento seria prejudicado.

A seguir, temos o mesmo exemplo, com substituição das palavras de transição:

 O cateter intravenoso era muito bom, mas a enfermeira tinha pouca experiência no manuseio do instrumento. Entretanto, fiquei tranquila durante o procedimento. Mesmo assim, peguei o nome da profissional para repassar ao centro médico.

O trecho apresentado mostra a importância de trabalhar com termos correspondentes. O uso de sinônimos torna o texto mais leve, não tão engessado e de fácil entendimento. 

A mesma dica vale para os substantivos, busque sempre diversificar as palavras durante a produção textual.

Como finalizar um texto SEO com palavras de transição

Um bom texto (não só o SEO) tem começo, meio e fim. Não adianta iniciar um conteúdo sobre um lavador de gases industriais, mas não oferecer informações específicas do equipamento, ou deixar o texto em aberto, como se faltasse algo.

A finalização é uma das etapas mais importantes, pois ela é responsável pela conclusão do conteúdo.

Consequentemente, quando um leitor chega ao fim, ele pode ou não ter interesse sobre o assunto e requisitar novas informações, é aí que entra a conversão de leads.

Por conta disso, as palavras de transição do final do texto devem ser colocadas com extremo cuidado.

Observe o exemplo a seguir:

A bucha de fixação é recomendada para vários tipos de rolamento e as indústrias de qualidade investem no componente.

A priori, a sentença mal parece uma oração de encerramento. Agora, veja novamente o trecho, com o uso cuidadoso de palavras de transição:

Portanto, a bucha de fixação é recomendada para vários tipos de rolamento. Justamente por isso, as indústrias de qualidade investem no componente.

Os termos “portanto” é “justamente por isso” foram suficientes para oferecer uma nova interpretação para a frase. 

Com essas palavras de transição, vemos que trata-se de uma conclusão do conteúdo, enfatizando que a bucha é uma peça fundamental para as indústrias que se destacam pela qualidade.

Nos textos SEO, o último parágrafo também vem acompanhado de um Call to Action (CTA), que é basicamente uma frase para chamar a atenção do leitor e influenciá-lo a realizar uma determinada ação (se inscrever na newsletter, fazer um orçamento, entre outros).

Os CTAs precisam ser objetivos e, por conta disso, raramente utilizam palavras de transição. Porém, é preciso construir um trecho criativo, que não prejudique a leitura do usuário. Veja o exemplo:

Gostou das vantagens da etiqueta de preço para gondola? Faça um orçamento sem compromisso em nosso site!

Em geral, os CTAs com texto costumam adotar essa fórmula: uma pergunta + resposta com a chamada para ação. Mas, isso não é uma regra. 

A construção de um bom final para o seu texto SEO depende, entre muitas coisas, da sua capacidade criativa. Por isso, use e abuse da criatividade (sem esquecer da qualidade das informações!).

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia Também:

Qual a diferença entre hospedagem de sites e registro de domínio?

Leave a Reply