Planejamento de Mídias Sociais: 8 Dicas Fundamentais

Tweet Pin it
Planejamento de Mídias Sociais

As mídias sociais têm tornado-se a principal ferramenta de usuários, influenciadores e empresas, usufruindo de uma plataforma teoricamente gratuita, ao não realizar esforços em campanhas e anúncios, e dando importância a um bom planejamento de mídias sociais com dias fundamentais. Você sabe montar o seu?

É essencial que todos os passos estipulados possuam a mesma função e razão, utilizando as mídias sociais ao seu favor e construindo uma aparência e identidade perante os internautas.

Como montar um bom planejamento de mídias sociais?

A montagem de um bom planejamento de mídias sociais é essencial para guiar os profissionais de marketing em sua rotina, otimizar o tempo e conquistar os resultados desejados.

O planejamento é composto por alguns passos para entender quem consumirá a mensagem, estabelecer os objetivos, quais as mídias e canais que serão utilizados, estipular um calendário e, por fim, acompanhar e analisar os resultados.

1 – Público-alvo

Você sabe quem irá consumir a mensagem que deseja passar? O reconhecimento de quem é o público-alvo de determinado canal ou empresa é essencial para traçar um planejamento efetivo.

A identificação do público-alvo pode ser feita ao reconhecer a base de clientes de um produto ou marca já existente, observando informações em comum tanto de interesses, quanto demográficas, assim como também estipular qual o consumidor ideal para um produto ou conteúdo, sendo possível a criação de personas.

O papel das personas é criar personagens fictícios para representar o público-alvo desejado, descrevendo idade, localização, estilo de vida, preferências, hábitos de consumo, dentre outros detalhes que possam ser importantes para melhor produzir conteúdos e otimizar o perfil para estas pessoas.

2 – Otimize o perfil

O perfil do usuário, influenciador ou marca deve ser condizente com seu público-alvo, com um modelo agradável de leitura, informações relevantes e trazendo características que já sejam reconhecidas de seu dia-a-dia.

É essencial arrumar o perfil para a entrada destas pessoas para que as mesmas possam encontrar na mídia social o que seja interessante e relevante para sua vida.

3 – Estabeleça os objetivos

Ao realizar um planejamento de mídias sociais é essencial ter o objetivo em mente: qual o resultado que deseja atingir, seja ele em engajamento, crescimento da marca, reconhecimento, lançamento de produtos, comunicação com o público, uso de cupons disponibilizados por influenciadores.

Todo planejamento deve ter um objetivo central para que as estratégias traçadas a partir de então sejam visando conquistar essas metas para sucesso em suas finanças ou branding.

4 – Defina os KPIs

Os KPIs vêm do inglês Key Performance Indicator, ou seja, são os indicadores-chave de performance de determinado planejamento que devem ser definidos com base em seus objetivos que foram traçados no passo anterior.

Em suma, KPIs são as métricas que deverão ser acompanhadas para garantir a performance e sucesso do planejamento, estipulando quais são elas ao destrinchar o que é preciso conquistar para chegar ao objetivo final.

Há diversos tipos de KPIs que podem ser considerados ao tratar-se de mídias sociais, sendo alguns deles: curtidas, comentários, utilização de cupons disponibilizados nos conteúdos ofertados, compras de produtos específicos ou na loja online em geral, seguidores, tempo de rejeição do site, compartilhamentos, dentre vários outros.

Além das próprias mídias sociais e dos insights que elas geram, há algumas plataformas que também podem auxiliar no acompanhamento e atingimento destes KPIs estabelecidos, assim como o Hootsuite, Buffer ou Sprout Social.

5 – Estabeleça canais e frequência

Há uma diversidade de mídias sociais que podem ser exploradas atualmente: Facebook, Instagram, Pinterest, Tik Tok, dentre outras, assim é essencial estabelecer quais os canais que serão utilizados no planejamento, sendo que estes também devem conversar tanto com o público-alvo, utilizando os canais que são de seu costume e acesso cotidiano, assim como com os objetivos.

A frequência também deverá ser definida, assim é ideal que as mensagens possam ser enviadas periodicamente para o público no(s) canal(is) escolhidos, optando por um modelo que possa satisfazer o consumidor e o seu objetivo para que não torne-se demasiadamente cansativo e também para que não caia no esquecimento do usuário entre uma postagem e outra quando em períodos muito distantes.

6 – Elabore um calendário

O calendário é uma maneira mais visual de observar o planejamento. Nele deverão constar todas as datas de postagem que foram estabelecidas, quais as mídias serão destinadas e qual o conteúdo da mensagem que será fornecido.

A elaboração de um calendário também é bastante positiva para a programação das postagens, assim é possível atingir os usuários em horários valiosos das mídias sociais que são de grande atenção dos internautas sem que haja imprevistos, além de efetuar a configuração por um longo período de tempo em caso de posts atemporais.

7 – Produza os conteúdos

A produção de conteúdos é o momento de colocar a mão na massa e começar a criar as mensagens que atingirão seu público-alvo nos canais determinados para o objetivo escolhido.

São diversos tipos de conteúdos que podem ser produzidos, variando entre vídeos, textos, imagens e optando por spoilers, informativos, comerciais, institucionais, dentre diversas outras possibilidades.

Sempre considere a mensagem que deve ser passada ao público para optar pelo melhor formato dentro de seu calendário e mídia social escolhida conforme os formatos individuais de cada uma.

8 – Analise os resultados

Chegou a hora de analisar os KPIs que foram definidos e se os mesmos atingiram as metas traçadas para conquistar o objetivo central do planejamento de mídias sociais.

Visualize todas as métricas, analise os insights obtidos pelos esforços em todos os canais e, se necessário, reajuste alguns detalhes para prosseguir com o plano ou, em casos sazonais, dar-se por encerrado o planejamento criado.

Conclusão

O planejamento de mídias sociais pode ser construído com 8 dicas fundamentais para o reconhecimento do público, objetivos a serem atingidos, métricas que devem ser acompanhadas e essencialmente os conteúdos postados.

Comece agora o seu planejamento de mídias sociais e obtenha êxito em suas estratégias e ações. Acompanhe seus resultados e conquiste sucesso em diversas plataformas com os conteúdos adequados.

Tem mais dúvidas? Deixe nos comentários que iremos lhe auxiliar!

Conteúdos relacionados

Deixe uma resposta