Quais são os principais tipos de telha e suas vantagens?

Tipos de Telha

A telha é parte importante de qualquer projeto de construção, e é o principal acabamento da cobertura. Mas ela não tem a função apenas de embelezar a construção.

Isso porque o telhado tem a missão de proteger todo o interior do imóvel, garantindo um espaço mais agradável e seguro para quem mora nele.

Por isso, é indispensável investir em telhas que tenham qualidade e durabilidade na hora de construir ou reformar. É dessa maneira que pode-se garantir uma boa estrutura física do projeto e com maior resistência.

Telhas dos mais variados tipos protegem contra muitos males, como as infiltrações. Estas, além de prejudicarem a estética do imóvel e apresentarem riscos à estrutura dele, também podem afetar a saúde de maneira negativa.

Somente telhas de procedência evitam o acúmulo de água que provoca goteiras, mofo e rachaduras. Além disso, evitam gastos maiores com manutenção, pois as que são de qualidade, não se quebram facilmente ou se deterioram com rapidez.

No mercado, existem diferentes tipos de telhas que atendem à diferentes gostos, bolsos e necessidades. 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre alguns dos mais variados 

 e os benefícios que elas podem trazer aos moradores do imóvel.

Importância de investir em telhas de qualidade

Quando se fala em telhas, muitas pessoas acreditam que elas precisam dar apenas um acabamento ao projeto e nada mais – mas isso não é verdade.

As empresas de arquitetura sabem que materiais de má qualidade trazem muitos problemas, como a falta de padronização e impermeabilidade baixa.

No entanto, existem pessoas que precisam comprar esse material e não têm a mínima ideia de como avaliar seus aspectos positivos ou negativos. 

Por isso, é importante estar por dentro dos diferentes tipos para poder analisar com calma.

Uma boa dica é ir até a loja e verificar se as telhas são padronizadas e impermeáveis, pois isso facilita a instalação e aumenta a proteção contra a umidade.

Também é importante averiguar se o material é homologado pela ABNT NBR. No caso das versões em cerâmica, é importante se certificar de que elas possuem o selo do Centro Cerâmico do Brasil, creditado pelo Inmetro.

O preço também deve ser levado em consideração, pois preços muito abaixo daquilo que é comercializado pelo mercado, podem ser considerados suspeitos.

Consultar uma construtora de casas é uma excelente maneira para verificar se o material tem qualidade, assim como para sanar diversas dúvidas antes de efetuar uma compra.

Quando esses cuidados são tomados, o dono do projeto não joga dinheiro fora, pagando um preço justo e garantindo o melhor produto para a construção ou reforma.

Tipos diferentes de telhados

Existem diferentes tipos de telhados que podem ser construídos, e cada um exige um tipo diferente de telha. Dentre os principais estão:

1 – Telhado colonial

Trata-se de um estilo clássico de telhado e que pode assumir diferentes formatos. Mesmo assim, sua principal característica é o uso de telhas de cerâmica apoiadas em uma viga de madeira reforçada.

Dentre os principais colonial estão meia-água e quatro águas. Porém, mesmo possuindo aparências diferentes, constituem a mesma abordagem de construção.

2 – Telhado fibrocimento

Para quem quer economizar, este é o melhor tipo de telhado. O fibrocimento é um composto formado por cimento e fibras que podem ser de origem mineral ou vegetal.

No entanto, apesar de prático e barato, esse tipo de telha absorve muito calor, o que acaba por aquecer os ambientes rapidamente. 

Mas caso escolha essa opção, é importante usar exaustores e eólicos.

3 – Telhados de madeira

Atualmente, esse tipo é pouco utilizado, mas pode ser uma boa opção para quem quer se diferenciar. Além disso, também é ideal para pessoas que admiram um estilo mais rústico de construção.

4 – Telhados modernos

Definir esse tipo de projeto não é uma tarefa fácil, pois se um projeto de construção é moderno, obviamente o seu telhado também será.

No entanto, o que podemos dizer desse estilo é que ele se assemelha a um telhado embutido, que não pode ser visto facilmente, dependendo de alguns projetos.

5 – Telhados americanos

Por fim, um dos estilos mais populares nos Estados Unidos e Europa, e que tem ganhado espaço no Brasil, é o telhado americano. Para sua construção, é utilizada a telha shingle.  

Melhores tipos de telha

Independentemente de qual estilo de telhado fará parte do projeto, é importante garantir telhas de qualidade. Dentre os tipos mais procurados, estão:

1 – Telha esmaltada

Esse tipo é feito do mesmo material de uma telha comum, ou seja, a cerâmica, mas ela recebe uma cobertura de esmalte especial. E isso pode ser feito parcialmente (apenas de um lado) ou completamente (dos dois lados).

Inclusive, as faces podem possuir a mesma cor ou tons diferentes. E quem procura por telha esmaltada preço pode usá-la em coberturas que dispensam forro e desejam deixar o telhado aparente.

Dentre as vantagens desse tipo de telha, podemos citar:

  • Resistência;
  • Conforto térmico e acústico;
  • Fácil limpeza;
  • Fácil instalação.

2 – Telha galvalume

Quando estamos construindo ou reformando, é natural que pensemos primeiro nas opções que trazem economia, qualidade e bom custo-benefício. As telhas galvalume são uma resposta para quem precisa de algo assim.

Trata-se de uma chapa de aço com revestimento a base de alumínio, zinco e silício. 

É importante ressaltar que ela é diferente da galvanizada, pois recebe uma camada extra de zinco puro ou liga-zinco ferro. Dentre suas principais vantagens, podemos citar:

  • Resistência;
  • Custo-benefício elevado;
  • Durabilidade;
  • Conforto térmico.

3 – Telha metálica

Quando falamos em telhas metálicas, falamos de vários tipos, que podem ser:

Convencional ondulada

Esse modelo é mais utilizado em espaços menores, com vãos menores.

Convencional trapezoidal

Este tipo é comumente presente nas construções industriais e comerciais, embora também possa ser aplicada em residências.

Autoportante trapezoidal

É usada em construções com grandes vãos e muito comuns na construção de galpões, indústrias e centros de distribuição.

Forro

Esse tipo de telha metálica é composta de três camadas, sendo uma de trapezoidal, uma de espuma de poliuretano e outra de PVC.

Sanduíche

Também conhecida como termoacústica, essa telha é recorde de procuras por telha metálica preço, por pessoas que querem garantir o melhor conforto térmico e acústico.

Metálica zipada

Estas podem possuir de 60 até 120 metros de comprimento, sendo instalação feita de maneira continuada, não necessitando de parafusos ou fitas de ligação.

Telha roll-on

São boninas de telhas metálicas desenroladas sobre um conjunto de treliças. Isso diminui consideravelmente vazamentos e goteiras.

Todas elas possuem as mesmas vantagens em comum, pois são altamente resistentes e podem ser aplicadas em construções maiores. Mas é preciso dar uma atenção maior às telhas sanduíche.

Apesar de ser um investimento um pouco mais alto, se comparada às outras opções, essa telha é muito superior em termos de qualidade e conforto.

Muitas pessoas acabam optando por ela porque sua camada de poliestireno estendido fica prensada entre duas outras camadas de trapezoidal metálica. Isso traz uma qualidade e durabilidade superiores as de outras opções.

4 – Telha galvanizada

As calhas galvanizadas para telhados desempenham um papel muito importante para o projeto. A calha, por si só, é um item indispensável para qualquer construção.

Isso porque ela tem o papel de coletar água da chuva e evitar que ela se acumule no telhado ou que provoque infiltrações. 

Quando o imóvel não possui calha, está sujeito à diversos danos, em razão do acúmulo de água.

Telhados que acumulam umidade são facilmente destruídos com o tempo. As telhas apodrecem e o forro fica comprometido por conta de vazamentos.

Além disso, as telhas podem ajudar a coletar a chuva em reservatórios para o reuso da água. Mas é preciso que esse material tenha qualidade, afinal, estará lidando com a umidade de maneira recorrente.

A galvanização é um processo que tem como missão evitar que o material enferruje ou oxide ao longo do tempo. A calha que passa por esse processo tem uma durabilidade muito maior e protege melhor o imóvel.

Dessa forma, evita-se o surgimento de goteiras, bolor, rachaduras e até que a pintura interna e externa seja prejudicada.

Conclusão

Existem muitas opções de telhas no mercado, e cada uma delas possui uma característica e vantagens diferentes. Tendo conhecimento disso, fica mais fácil escolher aquela que mais atende às necessidades de um projeto.

Inclusive, elas se adequam às possibilidades de cada um, afinal, não é porque o orçamento está um pouco apertado que não podemos ter algo de qualidade.

Só que, independentemente do tipo de telha escolhida, é importante verificar a sua marca e procedência para garantir o melhor para sua construção.

Dessa maneira, além de construir ou reformar um belo projeto, o investimento será durável e trará um retorno positivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia Também:

Como Cuidar da Segurança do Seu Lar

Leave a Reply