Realidade Aumentada nos Negócios

A realidade aumentada foi introduzida para as massas no verão de 2016 através do popular GO Pokémon, bem como através de filtros Snapchat. Embora seja uma ótima e inovadora maneira de criar jogos que levem as pessoas a se movimentar, a realidade aumentada também pode ser uma ferramenta de negócios poderosa. Mas, como funciona a realidade aumentada nos negócios?

Reunimos algumas maneiras pelas quais as empresas podem implementar a realidade aumentada nos negócios desde cedo para se beneficiarem e, beneficiarem também seus clientes. Leia até o final.

Realidade aumentada nos negócios

Primeiro, você pode estar se perguntando “como funciona exatamente a tecnologia da realidade aumentada nos negócios?”.

AR permite aos usuários “projetar” uma imagem que reproduz uma realidade vitual. Essa realidade virtual pode ser formada tanto pela projeção de algum momento real, projeção de algo 100% fictício, ou a mistura das duas coisas.

A projeção pode ser feita a partir de algum equipamento mais robusto, ou em alguns casos, a partir apenas de um smartphone. Essa é a tecnologia que permite que um Pikachu apareça na sua mesa de jantar ou um par de orelhas de cachorro surja na câmera para deixar sua selfie ainda mais fofa no Snapchat. Porém, a tecnologia também tem usos mais práticos.

Veja também: Advertorial: a ferramenta que está sendo usada pelos grandes negócios na internet

A Microsoft está atualmente realizando testes de uma tecnologia mais avançada chamada HoloLens. A tecnologia HoloLens pode projetar aos estudantes de medicina cadáveres virtuais para dissecar e aos estudantes de arquitetura a capacidade de colaborar em um “esboço” digital de um edifício. O fracassado Google Glass foi a primeira tentativa desse tipo de inovação e, embora os óculos techy não tenham dado muito certo, a AR está, sem dúvida, se tornando cada vez mais bem recebido.

Essa tecnologia, quando se tornar comum, permitirá que as empresas façam virtualmente coisas como: fazer um tour por um apartamento a venda ou construir prédios virtuais para mostrar como eles serão, por exemplo.

Publicidade e rentabilização da realidade aumentada nos negócios

Como o AR é uma nova forma de entretenimento e tecnologia, é claro que haverá também novas maneiras pelas quais as receitas de publicidade serão obtidas. No caso do Pokémon GO, existem áreas patrocinadas dentro de certos locais (principalmente lojas Starbucks e Sprint, atualmente) que permitem que os jogadores que vão lá obtenham certos benefícios no jogo – e, enquanto eles já estão no Starbucks, por que não pegar uma bebida.

Além disso, para falar de outras possibilidades, como o AR permite que praticamente tudo seja projetado, seria fácil para um anunciante anunciar seu produto num mundo virtualmente povoado pela realidade aumentada.

Desenvolvimento e aplicativos

As empresas de TI que se tornarem pioneiras na criação de aplicativos de realidade aumentada terão uma vantagem sobre os concorrentes. À medida que a realidade se torna mais popular, as empresas querem aplicativos móveis com recursos de AR nos negócios.

Bom, essas são algumas das aplicações da realidade virtual nos negócios. Espero que depois de ler este artigo até o final, você esteja mais inteirado sobre o assunto.

Leia também:

Agência de SEO em Recife: a solução para sua empresa aparecer no topo das pesquisas

Leave a Reply