Revestimento de ACM: O Que é e Como Você Pode Usá-lo?

revestimento de acm

Você sabe o que é um revestimento de ACM e como ele pode ser utilizado na sua empresa para valorizar o espaço?

A aparência de um estabelecimento é muito mais importante do que se costuma considerar. Quando um cliente chega até uma loja, é indispensável que ela tenha uma boa apresentação. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Encontrar a melhor opção para investir na fachada do seu negócio pode ter sido uma tarefa difícil para vários proprietários, porém, o cenário mudou e atualmente um tipo de material tem se popularizado pela sua qualidade e beleza.

Essa alternativa que está em alta é o revestimento em ACM, que é um material composto de alumínio. A sua versatilidade e fácil adaptação com qualquer tipo de decoração possibilita criar um ambiente elegante e de fácil reconhecimento.

Isso é fundamental para um estabelecimento, pois permite que os clientes do negócio reconheçam o local mesmo a distância, de modo que o investimento pode ser uma necessidade para vários tipos de comércios.

Há uma série de fatores que fazem com que os proprietários que estão investindo na renovação do visual dos seus estabelecimento optem pelo revestimento de acm.

Quer saber quais são eles? Então siga na leitura deste artigo e conheça os motivos pelos quais o uso do acm pode ser a melhor opção para uma empresa.

O que é o revestimento em ACM?

Talvez você não saiba, mas quando está andando por uma rua com grande número de estabelecimentos, provavelmente você passa por vários que optaram por uma fachada ACM.

Mas afinal, o que é o ACM? A sigla de Aluminium Composite Material, traduzida, quer dizer Material Composto de Alumínio, uma das alternativas mais utilizadas no momento para a renovação das fachadas de várias lojas.

A sua composição se dá por três camadas, sendo duas delas de lâminas de alumínio, que acomodam entre si uma camada de polietileno de baixa densidade.

Essa estrutura confere a uma fachada para loja características principais, que são:

  • Leveza;
  • Maleabilidade;
  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Isolamento termoacústico.

Apesar de serem vistos majoritariamente em áreas externas, o revestimento de ACM também pode ser aplicado internamente, renovando o ambiente e trazendo um ar mais leve e moderno para dentro de um estabelecimento.

Ele pode ser aplicado em vários tipos de superfícies, tais como vidro, ferro ou alvenaria, o que facilita a sua aplicação em diversos locais.

Outra característica interessante do ACM é possuir uma boa variedade de cores, além de ter texturas diferenciadas. Esses elementos são importantes pois dão um toque moderno ao estabelecimento, e fazem com que ele ganhe destaque na sua região.

Por esses motivos, o revestimento de ACM tem ganhado destaque no mercado de decoração e se tornou a preferência de muitos estabelecimentos no que diz respeito a sua fachada, assim como para renovar a parte interna da loja.

Onde o revestimento de ACM pode ser utilizado?

Mesmo que o ACM seja reconhecido em fachadas comerciais, a sua utilização é muito mais ampla do que se imagina.

Uma das principais funcionalidades do revestimento é proteger as estruturas das intempéries, como chuvas, tempestades, radiações, etc.

O material composto de alumínio também faz parte de uma série de projetos de reestruturação e de construção, tanto em ambientes externos que terão grande incidência solar, quanto em espaços fechados, tendo um bom prazo de durabilidade.

Por isso, ele pode ser a opção ideal para novos edifícios, ou até mesmo ser considerado em reformas pequenas para a reestruturação da fachada de uma loja de tintas em guarulhos.

A fixação das placas pode ser feita de diversas maneiras, tanto com a colagem das chapas com fitas especiais quanto com o uso de suportes metálicos do tipo ancoragem, que devem ser utilizados de acordo com a superfície em que será colocado o ACM.

Vale lembrar que o material composto de alumínio não é utilizado exclusivamente para ser fixado em superfícies, renovando fachadas ou paredes das áreas internas.

Ele também pode ser empregado na confecção de alguns artigos como um totem publicitário, assim como se transformar em placas de sinalização dentro de um estabelecimento.

Isso porque a versatilidade do produto faz com que ele tenha uma ampla possibilidade de usos, o que torna o revestimento de ACM uma alternativa viável para vários tipos de empresas.

As vantagens do uso de revestimento em ACM

Se as características do revestimento ACM já são ótimos motivos para fazer a instalação do material na sua empresa, conhecer as vantagens dele também ajuda quem ainda estava na dúvida sobre adquirir o item para o seu estabelecimento.

Assim como o uso de divisórias drywall preço dentro de uma casa pode ser um elemento que valoriza o ambiente, um revestimento em ACM na fachada de uma loja pode revitalizar o local e torná-lo mais atrativo para o público.

O ACM e o seu custo-benefício

Independentemente do tipo de uso, o revestimento de ACM é uma alternativa econômica e prática para quem deseja transformar o estabelecimento.

Além das fachadas e paredes, ele ainda pode ser utilizado em outras estruturas do local, como para disponibilizar letreiros luminosos, revitalizar pilares, fabricar totens ou sinalizar informações, etc.

Já que o seu custo-benefício contribui para vários tipos de uso, o ACM ganhou um grande espaço no mercado e a preferência de vários empresários.

O ACM e a sua versatilidade

O material composto de alumínio possui maleabilidade e versatilidade, o que permite que ele seja moldado conforme a vontade do proprietário de um estabelecimento.

Entre as possibilidades de personalização estão os recortes, os vazados e as diferentes formas que são empregadas no ACM.

Isso é importante para empresas que querem utilizar o material para tornar o seu logo visível na fachada, já que o ACM pode ser moldado de acordo com o desejo do cliente.

Um quiosque para shopping, por exemplo, pode inovar no seu visual ao utilizar o revestimento para decorar e montar um espaço diferenciado, que certamente chamará a atenção do público que circula pelo local.

O ACM e a sustentabilidade

Uma preocupação cada vez mais frequente por parte dos empresários é sobre a utilização de materiais sustentáveis, que permitem que a empresa seja ecologicamente correta.

O ACM é um desses elementos, principalmente porque a sua vida útil pode chegar a até 40 anos, reduzindo a necessidade de reformas e de troca do material em curtos períodos.

Outra característica que torna o ACM sustentável é justamente ser 100% reciclável, e não ser um material inflamável.

Vale lembrar que o material composto de alumínio também oferece retenção de calor, o que deixa os ambientes mais arejados, graças a sua capacidade de bloquear a entrada de raios solares.

Dessa maneira, um estabelecimento que utilizava ar condicionado em todo o seu período de atividade pode facilmente diminuir essa necessidade, economizando eletricidade e minimizando a produção de gás carbônico.

O ACM e a sua manutenção

Se você tinha dúvidas sobre instalar uma fachada de ACM para a sua loja de móveis planejados devido aos custos de manutenção, saiba que esse é outro fator benéfico desse material.

Para manter o material sempre bonito e reluzente, não é necessário contar com uma equipe de profissionais especializada. Afinal, a conservação do ACM é bastante simples, e pode ser feita rapidamente.

Isso porque o tipo de limpeza indicado para um revestimento de ACM é prático, devendo ser feito apenas com água e sabão, para que sejam removidas as sujeiras da superfície.

Não é indicado utilizar produtos abrasivos ou alcalinos, já que eles podem danificar o brilho do material.

O revestimento de ACM posicionado na área externa de um estabelecimento pode ser alvo de pichações, que são muito comuns em lojas localizadas em ruas, onde não há seguranças em período integral.

Nesses casos, é preciso usar um solvente próprio para esse tipo de material, que removerá a tinta presente na superfície, sem danificar a estrutura do ACM.

Considerações finais

O revestimento em ACM trouxe uma possibilidade bastante interessante para que os proprietários de estabelecimentos pudessem renovar a sua fachada e o interior da sua loja sem que fosse necessário gastar altas quantias com a reforma.

Já que o material possui um aspecto moderno, é possível valorizar o seu espaço e fazer com que ele ganhe destaque e uma nova aparência de modo prático e bonito.

Sendo assim, se você busca por uma opção que seja versátil, mas ao mesmo tempo que não traga malefícios ao meio ambiente, considerar o uso do revestimento de ACM na sua empresa pode ser uma ótima opção.

Dessa forma, além de conquistar maior atenção de quem passa pela rua, a sua loja pode ser valorizada e se tornar uma referência em termos de modernização e de beleza.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

Como o investimento em inovação revoluciona a indústria?

Leave a Reply