Revestimentos Metálicos: 5 Ideias Para Você Se Inspirar

revestimentos metálicos

Os revestimentos metálicos são velhos conhecidos da construção civil. Usados como materiais de sustentação, acabamento e estruturas, eles podem ser facilmente adaptados em vários tipos de decoração, além de trabalhos que exigem resistência e durabilidade.

Atualmente, é possível encontrar uma série de revestimentos metalicos disponíveis no mercado, inclusive para acabamento de peças mais finas, como acessórios, bijuterias, componentes eletrônicos, entre outros.

Desse modo, dependendo das necessidades de cada local ou elemento, dá para escolher o revestimento metálico mais adequado.

Ademais, os acabamentos com metal podem ser visto em fachadas, marquises, colunas, além de muitos projetos de design de interiores. Fora a grande resistência, os revestimentos metálicos também contribuem com a beleza do ambiente, conferindo leveza e sofisticação.

Muitas pessoas também buscam por loja de revestimentos metálicos, visto que estes acabamentos são de fácil manutenção e limpeza, tornando o material muito adequado para residências, empresas e indústrias.

Diante de todas essas vantagens mencionadas, dá para entender o porquê da preferência destes materiais.

Por isso, o artigo de hoje vai trazer 5 ideias com revestimento metálicos para você usar em projetos de decoração, para publicidade, em fachadas e em muitos outros lugares.

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

1 – Pastilhas em aço inox

As pastilhas de aço inox se tornaram uma tendência nos últimos anos. Elas são tão resistentes e duráveis quanto às pastilhas de vidro e cerâmica, devido ao próprio revestimento inoxidável do material, que impede a oxidação atmosférica.

Ou seja, as pastilhas não enferrujam. Por isso, são ótimas em local com contato com água, como cozinhas e banheiros, sendo possível compor em conjunto com um pia de inox, para um design moderno e ousado.

Além disso, é possível encontrar diferentes modelos de pastilhas de inox, como a de aço espelhado, escovado, bem como prata ou dourada. Desse modo, é possível criar uma mescla de combinações, permitindo recriar uma decoração personalizada.

No entanto, as pastilhas de inox exigem cuidados durante o processo de instalação. Embora seja um trabalho relativamente fácil, recomenda-se que seja feito por um especialista ou profissional da área, para não riscar o revestimento ou danificar as peças.

2 – Painéis metálicos nas fachadas

Os painéis metálicos em fachadas combinam muito com as arquiteturas modernas, que são versáteis e possibilitam o uso de revestimentos em vários formatos, como plano, curvo, corrugado e perfurado.

A solução agrega beleza e funcionalidade, sendo indicada especialmente em fachada para loja, já que as estruturas metálicas e o sistema de fixação do painel tornam a instalação muito mais simples e fácil.

Os painéis metálicos são desenvolvidos em diferentes matérias-primas. Os mais comuns são os de aço, titânio, zinco e cobre. Na indústria, os modelos mais usuais são:

  • Os revestimentos em aço pré-pintado;
  • Os painéis revestidos com aço decorativo;
  • Os painéis com isolamento térmico ou sanduíche;
  • Os revestimentos com aço patinável ou corten;
  • Os painéis em ACM (alumínio composto).

Inclusive, a fachada ACM é muito comum, pois o material oferece maior flexibilidade ao se dobrar ou curvar, além de ser muito mais resistente e durável. Outro ponto positivo é sua ação como isolante térmico, bem como a facilidade de limpeza e manutenção.

As chapas de ACM são fabricadas a partir da junção de duas ligas de alumínio, em conjunto com um núcleo de polietileno de baixa densidade ou um núcleo mineral não combustível.

O processo de fabricação é feito com uma tecnologia de ponta, de acordo com as recomendações ISO 9001/2015.

Outro ponto interessante é a pintura. O revestimento da chapa de ACM é feito com base de poliéster ou PVDF, promovendo uma tonalidade viva e uniforme.

O ACM também tem sido usado por empresa de comunicação visual para a elaboração de painéis de propaganda e outras formas de divulgação física em fachadas.

3 – Escadas metálicas

As escadas metálicas por muito tempo foram consideradas elementos que somente combinavam com armazéns e indústrias.

Mas com os avanços da arquitetura e a diversidade de revestimentos disponíveis, fizeram com que essas novas escadas se tornassem uma tendência moderna na arquitetura.

A principal vantagem da escada metálica é a sua versatilidade. Desenvolvida com uma estrutura de metal e degraus em chapa metálica, ela pode ter inúmeros acabamentos, incluindo pintura com tinta epóxi e laminado.

Desse modo, o projeto pode ser personalizado conforme o estilo e preferência dos moradores.

Em caso de revestimentos com outros materiais, como o laminado, é importante encontrar bons fornecedores, como uma loja de piso laminado, para fornecer o acabamento ideal para a escada.

Lembrando que o revestimento pode ser escolhido após o término da obra, o que gera uma grande economia com reformas.

As escadas metálicas também são extremamente resistentes e duráveis. Por conta disso, elas podem ser instaladas em ambientes externos, resistindo às intempéries, como a alta incidência de raios solares, chuva e ventos fortes, desde que tenham um revestimento inoxidável, que evite a ocorrência de oxidações.

No entanto, as empresas de arquitetura recomendam que as escadas metálicas sejam usadas dentro das casas, para diminuir a necessidade de manutenção.

4 – Esquadrias abertas de alumínio

O alumínio é um dos revestimentos metálicos que mais ganha notoriedade na construção civil.

Ele pode ser aplicado de diversas maneiras, devido às suas propriedades, incluindo a alta taxa de reciclagem, facilidade de manuseio, durabilidade e resistência.

Entre as preferências do alumínio, destaca-se o seu uso em esquadrias, incluindo para projetos arquitetônicos com esquadrias abertas, dando um toque diferenciado ao ambiente.

As esquadrias de alumínio são extremamente vantajosas, por conta das características do material. A manutenção é muito barata e, além disso, os processos de limpeza são simples e práticos.

Outro ponto positivo é a maleabilidade do material, que permite a conformação de várias figuras, adequando as esquadrias aos mais diferentes projetos, tamanhos e formas.

Por fim, a esquadria de alumínio também possui um isolamento térmico e acústico. Assim, é possível ter uma temperatura mais agradável dentro de casa, além de funcionar como um ótimo material para evitar que sons da rua entrem ou saiam do ambiente.

O isolamento térmico pode ser melhorado quando se incorpora outros recursos às esquadrias, como o thermal break (barreira térmica de polímero).

Com esse elemento, é possível manter a climatização do ambiente, deixando a casa muito mais aconchegante.

5 – Móveis e estantes metálicas

O design industrial se tornou uma inspiração para a arquitetura dos últimos anos, sendo possível dar um toque moderno e urbano nos mais variados ambientes.

Um dos grandes pontos da decoração industrial é a incorporação de revestimentos metálicos, como estantes e móveis, além de deixar vários materiais à mostra (fios, madeira, concreto, entre outros).

A estante com estilo industrial, por exemplo, é um dos grandes representantes dessa vertente. Com ela, é possível organizar livros, objetos, além de outras funções (inclusive, muitas pessoas usam como guarda-roupas!).

Por ser mais leve que outros tipos de móveis, especialmente as mobílias em madeira maciça, a estante metálica pode ser colocada em qualquer espaço. Além disso, ela deixa o visual menos carregado, proporcionando um ar de sofisticação ao ambiente.

Os móveis de aço ou com revestimentos metálicos também são muito usados em empresas, escritórios e escolas, devido a sua resistência e longa vida útil. Desse modo, é possível aproveitar todos os benefícios desses artigos por muito mais tempo.

Vale dizer que, devido à versatilidade do aço, as estruturas metálicas são facilmente adaptadas para os mais diversos projetos arquitetônicos, sendo possível formular móveis específicos,como mesas, cadeiras, aparadores, armários e prateleiras.

Além do mais, a aplicação dos móveis de metal não fica restrita à sala ou quartos. Eles também podem ser encontrados na cozinha e banheiro, com foco para o aço inox, que não oxida na presença de água.

Conclusão sobre revestimentos metálicos

Os revestimentos metálicos são materiais muito resistentes e duráveis, sendo conhecidos pelas suas ótimas funcionalidades.

Por conta disso e de todas as características do metal, eles são usados para inúmeros projetos, que vão desde a fabricação de painéis para comunicação visual, até estruturas mais complexas da construção civil.

Com as modernas tendências da arquitetura, os revestimentos metálicos também são usados para a confecção de mobílias completas, em um design industrial altamente sofisticado, leve e requintado.

Além de todas essas vantagens, os metais são materiais recicláveis e podem ser reaproveitados após o uso, ou transformados em novos produtos.

Dessa forma, é possível reduzir a produção de resíduos, contribuindo para reduzir os impactos ao meio ambiente, sempre com base no desenvolvimento sustentável.

Por isso, vale a pena conferir os diferentes modelos de revestimentos e escolher um metal de qualidade, para aproveitar ao máximo os pontos positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia Também:

Revestimento de ACM: O Que é e Como Você Pode Usá-lo?

Leave a Reply