Riscos da Água Contaminada Para a Saúde

Água Contaminada

Ingerir água sem tratamento pode oferecer diversos riscos à saúde, vendo que se ela estiver contaminada, pode causar graves infecções, que na maior parte das vezes é ocasionada no intestino. Os sintomas podem ser diversos, como febre, dor de cabeça, vômitos e diarreia. 

A contaminação pode acontecer com o contato direto dessa água, que pode ser decorrente de enchentes ou esgoto, pela ingestão dela ou até mesmo por alimentos contaminados, seja na hora do preparo ou na lavagem deles. 

Saiba quais são as principais doenças causadas por esse problema e como preveni-las. 

Doenças causadas pela água contaminada

As doenças causadas pela contaminação da água são diversas, cada uma com seu grau de agressividade ao organismo, sendo elas hepatite A, giardíase, amebíase, cólera e leptospirose. 

Hepatite  A

 A hepatite A é uma doença que atinge o fígado e é altamente contagiosa. Ela tem seus estágios que se agravam com a falta de tratamento, podendo até levar a consequências fatais. 

Essa doença é transmitida por meio das fezes contaminadas, sendo assim, seus microorganismos acabam infectando tudo que possui contato, inclusive a água. 

Os principais sintomas dessa patologia é febre, urina escura, fezes clara, amarelamento da pele entre outras. 

Giardíase

A giardíase pode ser transmitida entre pessoas, alimentos ou água que esteja contaminada pelo parasita das fezes. Sua infecção atinge o aparelho digestivo, causando fortes dores abdominais, diarreia, febre, náuseas e perda de peso. 

Amebíase

Mais conhecida como disenteria amebiana, é uma infecção causada no intestino, e por isso impede a absorção de nutrientes importantes para o corpo humano. A transmissão é realizada por alimentos ou água que estejam contaminados por cistos amebianos. 

Seus sintomas são diversos, como dores abdominais, febre, calafrios e diarréia. A falta de tratamento pode ser perigosa, vendo que a doença começa a atacar diversos outros órgãos. 

Cólera

Desenvolvida no intestino, a cólera é causada por uma bactéria encontrada na água e em alimentos. A ingestão dessas toxinas são capazes de gerar uma grave desidratação no paciente, vendo que seus sintomas são diarréia e vômitos constantes. 

Leptospirose

Derivada da urina de ratos, a leptospirose penetra no corpo humano por meio do contato com a água contaminada, seja por feridas na pele, ou até mesmo mucosas, como olhos e nariz. A patologia se apresenta por meio de febre alta, dores de cabeça e no corpo, perda de apetite, vômito e diarréia. 

Como se prevenir contra essas doenças

Sempre é necessário evitar contato com águas de esgoto, ou que não passaram por algum tipo de tratamento. Além disso é sempre importante usar um purificador de água, para que o líquido ingerido e usado para a preparação de alimentos esteja sempre livre de organismos nocivos à saúde.  

Leave a Reply