Saiba como posicionar seu site odontológico no Google

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O mundo agora é digital, isto significa que as empresas, para atingirem seu público-alvo, precisam desenvolver uma presença na internet. E os diversos segmentos da saúde também devem investir no digital, como o segmento odontológico.

Uma das maneiras de conseguir visibilidade na internet quando um paciente ou pessoa deseja um serviço odontológico, como a colocação de aparelho ortodôntico transparente, é posicionar a clínica na primeira página dos mecanismos de buscas, principalmente o Google.

No presente artigo abordaremos as ferramentas que possibilitam a colocação da clínica odontológica nos primeiros rankings de resultados dos mecanismos de buscas, com foco principal no melhoramento do posicionamento no Google.

O funcionamento dos motores de busca

Os motores de busca da internet revolucionaram a forma como as pessoas se relacionavam com essa ferramenta. Essas ferramentas permitiam que as pessoas encontrassem os links dos sites de forma mais simples e mais rápida.

Assim, o funcionamento desses motores de busca são fáceis: buscam sites e páginas que se relacionam com o termo da pesquisa digitado, ou seja, se há a busca pelo termo “quanto custa um implante dentario”, e sua clínica corresponder às otimizações, ele aparecerá nos primeiros resultados. Caso contrário, o motor irá colocar seu site mais abaixo.

Agora que entendemos o funcionamento de um motor de busca, falaremos sobre alguns pontos importantes que permitem que sua clínica odontológica esteja bem posicionada no Google e que mais clientes cheguem até seus serviços.

Fatores para um bom posicionamento do motor de busca

Há alguns fatores principais que permitem que o site do consultório odontológico se mantenha nos primeiros lugares. Alguns são:

  • Fazer conteúdos originais;
  • Técnicas SEO;
  • Uso de imagens;
  • Presença nas redes sociais.

Nas clínicas odontológicas, o uso de redes sociais focadas em vídeos e imagens é muito importante, afinal, por meio delas é possível mostrar o resultado dos tratamentos, como o de lente de contato dental, que vem sendo procurado em grande escala.

No tópico abaixo falaremos sobre o principal fator para o melhor rankeamento do seu site, o chamado SEO.

Usando o SEO para o site da sua clínica

O termo SEO (Search Engine Optimization) significa “Otimização para os Mecanismos de Busca”. Consiste em um conjunto de técnicas usadas para otimizar os blogs e sites fazendo com que o link de sua clínica apareça nas primeiras posições de resultados do Google.

Geralmente, o SEO, visa atingir os primeiros rankings de forma orgânica, isto é, sem que haja aporte financeiro para conseguir tal realização. As posições orgânicas, são a partir da terceira ou quarta posição do buscador. O próprio buscador indica se o posicionamento é pago.

Para que seu site apareça nessas posições de destaque, entre a terceira e quarta posição é necessário atenção em alguns aspectos. A primeira delas é fazer com que seu site seja leve, responsivo (que seja adequado a todos os dispositivos) e rápido de carregar.

Em seguida, toda a construção dos títulos e palavras para site precisa ter uma palavra-chave que fará com que o buscador entenda que o seu site corresponde ao termo de busca. Assim, se sua clínica é especializada em lente nos dentes, os principais títulos e conteúdos da sua página precisam repetir essas palavras.

Dentro do site é necessário criar um blog. Esse blog será um local para criação de conteúdo original que citamos anteriormente. Nesse conteúdo os títulos e palavras-chave serão estruturados para que o mecanismo de busca apresente seu site a quem está procurando.

Outro aspecto importante da otimização de sites é explorar os diferentes tipos de gatilhos mentais. Coloque conteúdos que trazem informações mais detalhadas (como um ebook com o tema “Tudo o que você precisa saber sobre as lentes de contato dental” para download) e então consiga o contato desse cliente por meio de um pequeno cadastro, para que, posteriormente, ofereça seus serviços.

Deste modo, o SEO e todos os fatores apresentados aqui são extremamente relevantes para colocar seu site nos primeiros lugares orgânicos dos mecanismos de busca e trazer tráfego para o seu site.

Feito isto, o passo seguinte é acompanhar os resultados e ir alterando as otimizações conforme o que é desejado pela clínica.

Caso não consiga fazer sozinho, há uma variedade de profissionais capacitados que ajudarão você e sua clínica a otimizar, da melhor maneira possível, seu site, trazendo qualidade e muito tráfego, para gerar novos clientes e serviços.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

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