Saúde bucal e estética, como manter o sorriso bonito e saudável

Saúde Bucal e Estética

Após a onda dos procedimentos estéticos e o conhecimento do seu impacto na saúde como um todo, houve uma mobilização referente aos cuidados do homem com a saúde bucal e estética, evidenciando os cuidados necessários e a preocupação desse público em como manter o sorriso bonito e saudável.

Diferentemente do que o imaginário popular pregava há alguns anos, a procura por tratamentos estéticos e o cuidado com a beleza não é (e nem deve ser) feito apenas pelas mulheres.

Inclusive, seus efeitos são sentidos em diversas esferas da vida, contribuindo com a melhora da autoestima e das relações interpessoais, além de ampliar a saúde e a funcionalidade de diversos sistemas e tecidos do corpo humano.

Por conta disso, aos poucos a adesão dos exames de rotina e dos tratamentos estéticos pelo público masculino foi ocorrendo. Atualmente, a procura por esses tratamentos se torna cada vez mais comum, podendo ocorrer de modo preventivo ou corretivo.

Ao mesmo tempo que essa mudança social ocorria, diversas tecnologias possibilitaram que áreas como a odontológica fossem ampliadas, oferecendo tratamentos cada vez mais funcionais e que também conseguissem proporcionar mais beleza e satisfação aos pacientes.

Nesse sentido, não só os cuidados diários se mostraram cada vez mais importantes para a manutenção da saúde e melhora na qualidade de vida, impactando na estética, como também surgiram especializações voltadas às novas necessidades que surgiam.

Ao aliar saúde e beleza, conferindo funcionalidade e harmonização nos tratamentos, a área da dentística é uma das que ganhou maior destaque nesse contexto.

Odontologia estética e saúde bucal

Basicamente, com o reconhecimento da importância de conciliar os objetivos e resultados oferecidos pelos tratamentos (como a funcionalidade e estética abordadas) e com o movimento de manutenção da vaidade masculina, alguns tratamentos se destacaram na odontologia estética.

Na prática, essa área de atuação visa restaurar a qualidade da saúde bucal enquanto proporciona um melhor alinhamento/harmonização dos traços faciais do paciente.

Com isso, é possível reduzir os incômodos que podem surgir e privar os pacientes de suas interações ou atividades diárias. Exemplo disso é o desconforto ao sorrir quando há a falta de algum dente na boca.

Isso porque a vergonha da perda do dente pode interferir na autoestima e sorriso do paciente, impactando na saúde mental.

Contudo, mais do que isso, a ausência da estrutura pode interferir na qualidade de mastigação, afetando a nutrição do corpo e até na fala das pessoas.

Assim, em um mundo cada vez mais visual, é imprescindível que se conheça formas de manter a saúde e beleza do sorriso.

Do mesmo modo, a visita frequente ao profissional e os processos de higienização precisam ser destacados como fatores determinantes para a obtenção e manutenção da beleza e da saúde do corpo como um todo.

Dentre os procedimentos mais procurados por esse público estão:

  • Aplicação de toxina botulínica;
  • Preenchimento facial;
  • Harmonização facial;
  • Contorno da mandíbula;
  • Colocação de lente de contato.

Cabe dizer ainda que a faixa etária do grupo que mais procura por tratamentos está entre os 20 e 60 anos, mudando o objetivo almejado.

Enquanto o público mais jovem, até os 35 anos (representando 40% dos que buscam os tratamentos estéticos) visando melhorar a aparência e reduzir os efeitos do tempo, o público a partir dessa idade procura formas de reverter ou amenizar as mudanças decorrentes da idade.

Confira a seguir opções de tratamentos e quais mudanças são favorecidas por eles.

1.  Clareamento

O clareamento dental é um tratamento que visa restabelecer a coloração dental, removendo manchas advindas de alimentações com pigmentação mais forte, hábitos como o fumo e até por conta da escovação inadequada.

Contudo, além desses fatores, alguns tratamentos e até o tempo podem contribuir com o amarelamento das estruturas.

Para reduzir esse aspecto, que pode trazer uma percepção de falta de higienização, o clareamento pode ser feito.

O procedimento pode ser feito de duas formas, sendo que o clareamento dental com moldeira consiste na utilização de moldes com as medidas da dentição e géis clareadores para alcançar o resultado.

A maior vantagem dessa opção é que após as orientações do profissional ele pode ser feito em casa, otimizando a rotina do paciente.

Outra opção para a realização do tratamento é no próprio consultório, com o uso de laser. Essa técnica consegue intensificar a ação dos géis no tecido dental, proporcionando um resultado mais rápido quando comparado com a moldeira.

2.  Lente de contato e facetas

O uso de lentes de contato e facetas dentais visam proporcionar um melhor alinhamento dental e o aspecto de dentes brancos e limpos.

Na prática, o procedimento consiste na colocação de uma película sobre os dentes, permitindo que o tamanho e a cor da estrutura sejam alterados. Além disso, é possível corrigir os espaçamentos entre os dentes.

Para a colocação da lente nos dentes não é necessário realizar procedimentos muito complexos, mas é preciso ter atenção aos alimentos consumidos nos primeiros dias após o tratamento.

Já no caso das facetas, pode ser necessário realizar o desgaste dos dentes para a colocação das peças.

3.  Implante dentário

Como abordado no início deste artigo, o implante não é apenas um tratamento estético, permitindo também a restauração de aspectos como a dicção e a mastigação.

Para que o tratamento seja realizado, é necessário aplicar uma anestesia local. Isso porque uma peça será colocada na estrutura mandibular ou do maxilar para funcionar como a raiz dos dentes.

Para isso, a adesão da estrutura óssea é muito importante, bem como a sua  resistência.

Após a cicatrização do corte e adesão do pino, uma prótese sobre implante dentario pode ser colocada sobre a estrutura. Geralmente a peça é feita em resina ou porcelana, recuperando a funcionalidade da mastigação e a tranquilidade do paciente ao sorrir.

4.  Harmonização e preenchimento facial

A harmonização facial e o preenchimento de alguns traços, como a área do maxilar, estão entre os procedimentos mais procurados pelo público masculino para realizar uma demarcação maior dos traços da face.

O principal objetivo desse tratamento é favorecer o alinhamento, criando um equilíbrio entre os traços faciais. Contudo, muitos pacientes buscam por essa técnica para que o rosto seja mais demarcado, minimizando feições mais infantilizadas e melhorando a simetria facial.

5.  Alinhadores e aparelhos ortodônticos

Seja um aparelho dental transparente ou o modelo tradicional metálico, o aparelho ortodôntico visa melhorar o alinhamento dental, favorecendo a mordida e impactando até nos aspectos relacionados à fala e à respiração.

Com as novas tecnologias os modelos estéticos vêm ganhando cada vez mais espaço na preferência do público, isso porque a imagem do paciente é minimamente afetada, havendo modelos praticamente imperceptíveis – como é o caso do invisalign.

O aparelho fixo estético suaviza a aparência metálica do tratamento, ao utilizar peças e borrachas transparentes. Já o invisalign, ou alinhador invisível, consiste em um molde incolor colocado sobre os dentes.

No caso do alinhador, a peça ainda pode ser removida para eventos especiais e no momento das refeições, demandando mais compromisso com o tratamento mas favorecendo o tratamento daqueles que trabalham com a imagem ou receiam as mudanças do tratamento tradicional.

Ainda em relação aos moldes e alinhadores, cabe mencionar a peça intraoral utilizada no tratamento do bruxismo.

Isso porque a tensão criada entre os dentes nessa patologia, bem como o ranger da estrutura dental é prejudicial para a saúde e estética bucal, podendo acarretar na quebra ou perda de dentes.

Assim, reduzir o estresse pode ser uma forma de amenizar os efeitos desse problema, contudo, o uso dos moldes se mostra um grande aliado para amenizar a tensão entre os dentes e minimizar os riscos de agravamento da doença.

6.  Uso do ácido hialurônico e da toxina botulínica

Tanto a toxina botulínica quanto o ácido hialurônico são substâncias utilizadas para trazer um aspecto mais jovial à face.

Isso porque eles agem nas células musculares e de hidratação da pele, suavizando linhas de expressão e rugas, bem como melhorando a elasticidade e viçosidade da pele.

Contudo, as substâncias podem ter usos muito mais complexos, como:

  • Suavização de paralisias;
  • Alinhamento do sorriso;
  • Harmonização facial;
  • Preenchimento facial;
  • Amenização de sulcos;
  • Preenchimento labial;
  • Tratamento do sorriso gengival;
  • Melhora a sustentação dos tecidos da face.

Cabe ressaltar, no entanto, que ambas as substâncias são absorvidas pelo corpo, demandando a reaplicação do produto. A manutenção pode ocorrer a cada 6 meses ou 1 ano, conforme a orientação do profissional.

Outro fator que vale a pena ser mencionado é que o ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, podendo ser reduzida no conforme o aumento da idade.

Cuidados essenciais para manter o sorriso bonito e saudável

Além dos procedimentos estéticos, é crucial que os cuidados diários sejam mantidos, como a escovação correta e o uso do fio dental.

Mais ainda, a realização das consultas de rotina não devem ser negligenciadas, ampliando ainda mais a saúde bucal e o funcionamento de todo o organismo.

Isso porque a escovação é a única capaz de eliminar as bactérias que podem causar as doenças bucais como cáries e gengivite, além de ser a responsável pela manutenção dos tratamentos realizados.

Do mesmo modo, o profissional é o responsável por identificar os ofensores da saúde bucal, seus impactos no corpo e pelas orientações sobre a escovação e/ou de tratamentos para alcançar os desejos estéticos e funcionais.

Ou seja, é o odontologista que irá identificar quais tratamentos serão necessários para recuperar a funcionalidade e beleza do sorriso.

Para a higienização correta, algumas práticas podem ser aplicadas para auxiliar na saúde bucal e manutenção dos tratamentos. São elas:

  • Escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia;
  • Priorizar a escovação noturna;
  • Realizar a troca da escova a cada 3 meses;
  • Utilizar um creme dental com flúor;
  • Ingerir a quantidade indicada pelo profissional de água diariamente;
  • Não esquecer o uso do fio dental.

Com relação a escovação noturna, é preciso ressaltar que durante esse período há a redução do fluxo salivar, o que compromete a higienização natural da boca e a torna propícia para a reprodução e fermentação das bactérias, prejudicando a saúde dental.

Além desses cuidados, a alimentação pode ser uma grande aliada da saúde e beleza dos dentes, agindo como elementos naturais que intensificam a força da estrutura e até o clareamento dental.

O Brasil é o segundo país que mais procura por procedimentos estéticos envolvendo o sorriso, conforme indicado pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e isso não ocorre por acaso.

Afinal, o sorriso é “o espelho da alma”, sendo fundamental para a manutenção do bem-estar e para a socialização humana.

Desse modo, realizar a higienização adequada e manter o calendário de consultas odontológicas é crucial para garantir um sorriso e um corpo saudável.

Assim, ao aliar os procedimentos de cuidado bucal com uma alimentação correta, aos poucos o sorriso se tornará cada vez mais bonito e saudável.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Leave a Reply