Seguro de celular vale a pena? Explicamos tudo aqui!

Seguro de celular

Violência e assaltos preocupam, mas será que um seguro de celular vale mesmo a pena?

Que nossa sociedade anda cada vez mais violenta, ninguém pode discordar. Cada vez mais essa sensação de insegurança faz com que tenhamos medo de sair com nossos pertences. E infelizmente, os celulares e smartphones são um dos principais alvos dos bandidos. Assim sendo, observou-se cada vez mais uma necessidade de termos um seguro para celular

Mas será que vale a pena mesmo? Não fica muito caro?  Vamos descobrir os prós e contras do seguro de celular e quais são as perguntas que você tem de fazer quando adquire esse tipo de serviço.

Vale  a pena fazer seguro de celular?

É importante entender que o seguro de celular é importante quando você realmente tem um celular top. Se o seu celular não for muito caro, o seguro não é mais tão vantajoso, já que esses seguros nem sempre são baratos e, como em qualquer seguro, não existe nenhuma forma de recuperar os valores investidos.

Em geral o custo anual do seguro para celular representa em torno de 20% a 30% do valor do aparelho E não se esqueça da franquia. Assim como no sinistro do carro, se você teve o aparelho furtado ou danificado, deve pagar uma franquia. Em geral, quanto maior a franquia menor a anuidade do seguro e vice-versa.

Algumas operadoras e planos podem oferecer um celular reserva, outros não, mas a regra é que apenas 75% do valor é ressarcido, já que os celulares perdem esse valor depois de um ano por causa dos planos de operadora que vem juntos com eles.

Verifique também se seu seguro do carro, casa ou vida já não dão descontos para este tipo de celular, isso pode reduzir seus custos.

Dicas importantes antes de contratar seguro de celular

Existem diversas informações que você tem de ter em mente quando for se preparar para adquirir um seguro de celular, porque na maioria das vezes só nos preocupamos com isso quando precisamos e em certos momentos isso faz com que seja tarde demais.

Preço do seguro –  via de regra, o valor a ser pago pelo seguro é inversamente proporcional ao preço do seu aparelho constante na nota fiscal de compra.Ou seja, quanto mais caro o celular, mais pode valer a pena o investimento, pois o custo do serviço será percentualmente menor em relação ao valor do smartphone.

Cuidado com a franquia – uma franquia muito baixa pode esconder uma armadilha, que é o valor da indenizacao ser baixo. Também pode ocorrer o contrário, a franquia ser tao cara, somada ao fato de que algumas operadoras pagam pouco, nem sempre vale a pena acionar o seguro. Entenda melhor abaixo.

Nenhum seguro te paga 100% – O seguro do celular não é igual ao dos carros.  Em geral, as seguradoras entram com 75% do preço do celular na nota fiscal. Isso se deve, principalmente, ao fato de que os telefones móveis sofrem uma depreciação a cada ano de uso. Isso pode ser bem complicado de administrar.

Leia bem que tipo de seguro foi contratado – A maioria dos seguros para celular cobre apenas roubo e furto qualificado. Isso significa que a apólice não cobre furtos simples, como o sumiço do celular de dentro da bolsa no ônibus ou de cima da mesa do restaurante, sem deixar algum dano aparente. Deixar cair, cair na água, são coisas que acontecem com muita gente, mas quase nenhum seguro cobre.

Conclusão

Embora seja uma decisão totalmente pessoal, esperamos que com essas informações seja muito mais fácil descobrir se é interessante fazer seu seguro de celular ou não.

Gostaram das dicas e informações pessoal?

Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários.

Leave a Reply