5 dicas para ter um sorriso bonito e saudável no dia a dia

Tweet Pin it

sorriso bonito e saudável

Ter um sorriso bonito e saudável é algo muito desejado e se trata de gerar uma maior sensação de bem-estar, autoestima e se prevenir de doenças. Muitas pessoas desejam ter dentes belos, mas, para isso, é crucial que tenham práticas adequadas de cuidados. 

Com hábitos diários corretos, consegue-se ter um sorriso bonito e saudável, o que irá refletir significativamente no dia a dia. 

Por exemplo, pessoas que possuem “defeitos” na arcada dentária, se sentem envergonhadas e desencorajadas para sorrir, ou mesmo se comunicar, tornando-o introspectivo e muitas vezes pode contribuir com o desenvolvimento de problemas também na saúde emocional.

Problemas com confiança e na relação entre pessoas pode ser prejudicial no ambiente de trabalho, na escola, faculdade, ou mesmo, nos ambientes de lazer. 

Além disso, cuidar da saúde bucal é também garantir uma vida mais saudável e longeva, com qualidade e aproveitamento.

Além dos aspectos relacionados à estética e saúde mental, o acúmulo de bactérias na cavidade bucal é muito prejudicial para a saúde como um todo.

Isso porque elas podem ocasionar doenças não só na boca, como também em outras partes do organismo, como no sistema cardiorrespiratório, devido à locomoção de bactérias.

Quanto à saúde bucal, as doenças e problemas que podem acontecer, caso não tenha os cuidados necessários, são:

  • Cáries.
  • Halitose;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Câncer bucal.

Inclusive, esses problemas podem comprometer a estrutura de forma integral, parcial ou unitária, podendo ocasionar a queda ou demandar a extração.

Nesse sentido, de modo a recuperar a estrutura, a odontologia oferece o procedimento do implante dentário para não comprometer a saúde e a funcionalidade do sorriso. 

Para auxiliá-lo na manutenção da cavidade oral e acompanhamento da saúde de forma adequada, confira a seguir dicas e cuidados para adotar na rotina e garantir um sorriso bonito e saudável.

Alimentação

A alimentação diz muito sobre a beleza de um sorriso bonito e saudável. Isso porque os alimentos processados, gordurosos, industrializados e açucarados são verdadeiros venenos não só para a saúde dos dentes, como do organismo como um todo. 

No caso da saúde bucal, a sacarose alimenta as bactérias da boca, deixando a arcada dentária suscetível a ter cáries e outros problemas bucais devido às erosões causadas.

O esmalte dental, também prejudicado pela ação das bactérias e seus ácidos, é o responsável por manter a coloração original da arcada e fortalecimento da estrutura.

Assim, se ele for atingido, haverá manchas e amarelamento dos dentes como consequência, além de poder haver quebras e perdas.

Inclusive, alimentos muito pigmentados, como é o caso do café, refrigerantes e beterraba, podem causar alteração da cor dos dentes e, portanto, o consumo com frequência deve ser evitado.

Para quem não consegue ficar sem aquele café da manhã ou da tarde e o toma diariamente, é recomendado avaliar com um dentista sobre o estado da coloração dos dentes e, se for o caso, fazer um clareamento dental.

Além disso, cabe ressaltar que o clareamento pode ser necessário em outras situações, como o amarelamento natural que ocorre com o passar do tempo, ou mesmo outros vícios prejudiciais, como o fumo.

Escovar os dentes corretamente com frequência

Para fazer uma escovação correta nos dentes é necessário utilizar pouco creme dental, usar escovas com cerdas macias e fazer movimentos circulares ou verticais da gengiva para fora.

Uma escovação correta dura cerca de dois minutos e deve considerar a dentição e os demais tecidos da boca, como língua, gengiva e bochechas.

É importante lembrar que, após escovar os dentes, deve-se fazer o mesmo na língua, como mencionado anteriormente, mas em movimentos de vai e vem. 

Escovar os dentes três vezes ao dia ou ao final de cada refeição é extremamente importante, principalmente para quem utiliza aparelho dental invisível, para eliminar bactérias, resíduos alimentares e demais substâncias que favorecem inflamações diversas.

Vale destacar ainda a importância de trocar as escovas a cada 3 meses, ou quando as cerdas se mostrarem danificadas, para garantir a higienização correta da cavidade e evitar que as bactérias presentes na escova acessem a boca.

Usar enxaguante bucal

Para finalizar a escovação, deve-se bochechar 20 ml de enxaguante bucal por cerca de 30 segundos e não se esquecer de não limpar a boca com água após esse ato para não reduzir o efeito do produto. 

Essas duas práticas de higienização bucal, principalmente, fazem com que o resultado de um procedimento ortodôntico como o de lente de contato dental dure por mais tempo. 

Usar fio dental

Passar o fio dental é importante porque ele limpa lugares da cavidade oral de difícil acesso para as escovas.

Com 40 centímetros de fio, deve-se utilizar o dedo indicador de uma mão e polegar de outra para passá-lo suavemente entre os dentes, removendo as bactérias e de modo a não machucar a gengiva.

Ir ao dentista periodicamente

As pessoas devem ir ao dentista a cada seis meses para o profissional avaliar a saúde bucal do paciente, limpar o tártaro, que pode atingir os dentes e gengivas, e aplicar o flúor, que preserva o esmalte do dente.

Se for necessário, o odontologista pode indicar procedimentos ortodônticos para correções estéticas e funcionais mais profundas. 

Inclusive, já é possível realizar o tratamento sem afetar significativamente a estética do sorriso no rosto, como por meio do aparelho invisível.

Assim, é possível garantir mais saúde e beleza ao sorriso, garantindo a longevidade da estrutura dental e a manutenção do corpo como um todo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Leia Também:

7 dicas para treinar sem prejudicar a sua saúde
5 dicas de Tratamento para Estrias
Saúde bucal e estética, como manter o sorriso bonito e saudável

Leave a Reply