Telefone Inss – SAC, Atendimento 0800, Reclamação, Ouvidoria, Whatsapp

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Telefone Inss

Telefone INSS – O Instituto Nacional do Seguro Social possui uma central telefônica que visa solucionar a maior parte das dúvidas e resolver o máximo de questões possíveis, para aposentados, pensionistas e pessoas que pretendem dar entrada em algum pedido.

Nessa pandemia, o telefone INSS passou a ser o principal canal para atendimento, visto que diversos postos de atendimento presencial ficaram fechados durante os períodos de restrições mais severas, enquanto outros funcionaram com redução de atendimentos.

A demanda telefônica do INSS aumentou exponencialmente, visto que os mais de 1.500 postos de atendimento presencial tiveram alterações nas suas regras e horários de funcionamento.

Para conseguir realizar todos os atendimentos solicitados pelo telefone do INSS, o Instituto anunciou que pretende realizar uma contratação de central telefônica que aumente a capacidade de atendimento em 30%.

O objetivo é receber e transferir automaticamente as ligações feitas para o telefone INSS para os ramais de atendentes disponíveis, reduzindo a espera dos solicitantes.

Telefone INSS

Saiba qual é o número, quais são os horários de atendimento e como entrar em contato.

Qual o telefone do INSS?

O telefone do INSS é 135 e a ligação pode ser feita tanto de telefone fixo quanto de celular.

O número “antigo” do telefone INSS era 0800 728 0191, porém esse número foi desativado e todas as ligações agora devem ser destinadas ao 135.

Qual o telefone do INSS da minha cidade?

O único telefone INSS autorizado a realizar atendimentos é o 135, portanto, não há um número de telefone local para atendimentos.

Quais são os serviços disponíveis pelo telefone INSS?

Você pode utilizar o telefone do INSS para realizar diversos tipos de atendimento, sendo que alguns deles são específicos para o momento atual de pandemia.

Veja abaixo quais são as solicitações atendidas pelo telefone INSS:

  • Agendamento de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • Agendamento, consulta e remarcação de perícias médicas;
  • Requisição de Prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • Inscrição como contribuinte;
  • Revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • Informações sobre o andamento dos processos;
  • Informações sobre data de pagamento de benefícios;
  • Orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • Registro de reclamações, elogios ou denúncias.

Quando entrar em contato com o INSS?

O telefone INSS pode ser acionado para tratar sobre diversos assuntos relacionados a:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria especial;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Pensão especial (Síndrome da Talidomida);
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família;

Qual o horário de atendimento do INSS?

O horário de atendimento inicia as 07h e encerra às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado.

Quanto custa a ligação para o INSS?

A ligação para o telefone 135 do INSS segue a mesma dinâmica das ligações 0800, ou seja, é totalmente gratuita quando feita por telefone fixo.

No caso da ligação para o INSS ser feita através de um celular, é cobrada a mesma tarifa que em uma ligação para telefone fixo local.

Para ligação realizada por telefone público (orelhão), não é necessário o uso de cartão.

O atendimento no telefone INSS demora?

O tempo de espera na ligação é de 10 a 20 minutos e o atendimento é feito por profissionais do INSS, embora a lista de opções seja apresentada por um “robô”.

Embora o atendimento automático seja criticado por muitas pessoas, é uma forma de fazer com que mais pessoas consigam ser atendidas pelo telefone em um período de tempo limitado, evitando que o interessado seja dirigido para o setor errado e desperdice o próprio tempo e o tempo de um atendente que poderia estar resolvendo a questão de outra pessoa e não será capaz de solucionar o problema que esse interessado está apresentando.

Orientações importantes sobre o telefone do INSS:

Ao término da ligação para o telefone INSS, o atendimento gerará um número de protocolo.

Anotar esse número em um local seguro é de suma importância, pois ele será necessário caso seja preciso solicitar a gravação da ligação feita para o telefone .

Além disso, caso seja prestada alguma informação incorreta ou algum prazo seja descumprido, é através do protocolo que poderá ser criada uma reclamação relacionada.

Quais documentos o INSS solicita na ligação?

Ao ligar para o telefone do INSS, você precisará ter em mãos alguns documentos, a fim de agilizar seu atendimento e conseguir as informações ou resoluções que procura.

Os dados necessários são:

  • Número do CPF;
  • Número de inscrição na Previdência Social;
  • Número do NIS/PIS (para empregado com carteira assinada);
  • NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
  • CNPJ ou CPF do empregador e o número do benefício (NB), se tiver.

Não serão solicitados dados bancários ou de cartão de crédito para nenhum tipo de operação no telefone INSS.

Caso seja solicitado qualquer tipo de senha, desligue o telefone imediatamente.

Outras formas de entrar em contato com o INSS

Além da possibilidade de utilizar o telefone para obter informações, fazer solicitações e registrar reclamações, é possível também conseguir atendimento através do portal do INSS, o MEU INSS.

O atendimento online pode ser obtido tanto através do site quanto por aplicativo.

No caso do site e do app, estão disponíveis mais de 90 serviços e sem a limitação de horário imposta pelo telefone INSS.

Alguns dos serviços que podem ser solicitados online sem a necessidade de uso de senha:

  • Agendamentos e Solicitações;
  • Agendamento de Perícia;
  • Emissão de Guia de Pagamento (GPS);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Consulta ao Calendário de Pagamento;
  • Localização de agências próximas;
  • Verificação de autenticidade de documentos;
  • Inscrição no INSS.

O atendimento pela internet é bem mais rápido e menos burocrático do que o atendimento pelo telefone INSS, porém, como parte do público que solicita atendimentos do INSS é composto por pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, é natural que o atendimento por telefone seja bastante solicitado, visto que a aderência de idosos ao uso de aplicativos e plataformas digitais é menor do que ao uso de chamadas por telefone.

Como realizar uma reclamação sobre o INSS?

Se você for mal atendido quando ligar para o telefone ou se dirigir a uma agência, poderá registrar uma reclamação pelo telefone 135 e falar diretamente com a ouvidoria do Instituto.

A ouvidoria é a última instância para a solução de problemas, então, caso haja desencontro de informações, erros, denúncia, ou algum problema que não pode ser solucionado de forma simples, é para a ouvidoria que você deve ligar ou enviar uma mensagem.

Considerações Finais

Existem várias formas de entrar em contato com o INSS, tanto presencialmente, quanto por site ou aplicativo ou por telefone .

Cada canal conta com suas vantagens e desvantagens e a escolha deve levar em conta a urgência da solicitação, as possibilidades de quem precisa de um atendimento (se tem ou não acesso à internet, por exemplo) e principalmente, devem ser feitas com um certo  planejamento, para evitar erros e aborrecimentos.

Ligar no telefone pode exigir a disponibilidade de um pouco de tempo, principalmente em momentos específicos, como o da pandemia, onde um número maior de pessoas precisa recorrer a esse canal, visto que o atendimento presencial está prejudicado e como dito acima, nem todas as pessoas possuem acesso à internet ou habilidade para o uso de canais digitais.

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