Conheça os tipos de esquadria e escolha a ideal para a sua casa

Esquadria

A esquadria é algo fundamental em qualquer construção e precisa receber a atenção necessária. 

Isso, porque ela corresponde a quase 80% do custo total da obra, e é responsável pela iluminação e ventilação do imóvel.

Muita gente que está construindo acredita que a esquadria é apenas um elemento comum que compõe portas e janelas. Isso pode se tornar um erro na hora de escolhê-la.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os tipos de esquadrias existentes e como escolher a opção certa para o seu projeto.

Tipos de esquadrias

Existem muitas opções de esquadrias para uma obra. Elas podem variar tanto em material como no tipo de abertura. 

Dentre as mais procuradas e utilizadas em obras estão:

1 – Alumínio

Essa esquadria possui vários acabamentos e é feita em material extremamente durável. O alumínio é um material que possibilita diferentes acabamentos e não enferruja. 

Por isso, pode ser aplicado em construções de regiões mais úmidas, como no litoral, além de ser utilizado em área externas.

Janelas termoacústicas muito vendidas no exterior e que estão se tornando febre no Brasil, geralmente não feitas de alumínio.

2 – Madeira

Muitas pessoas procuram por fornecedor de esquadrias de alumínio por conta de seus benefícios. 

Mas a esquadria de madeira ainda é muito comum, pois as janelas podem ser feitas em diferentes tipos de aberturas.

O tipo de madeira pode variar, mudando também o preço em cada região do país. Algumas das madeiras mais utilizadas são:

  • Itaúba;
  • Grápia;
  • Freijó;
  • Jatobá.

Esses tipos são mais comuns em projetos de janelas. Mas na hora de escolher, o ideal é conversar com um especialista.  

3 – PVC

Ao pesquisar por esquadrias de PVC preço, é possível encontrar essa opção, que está no mercado brasileiro relativamente há pouco tempo. 

Mas suas características positivas têm aberto espaço para as esquadrias em PVC – que estão se tornando fortes concorrentes.

Elas são duráveis, bonitas, fácil de limpar, além de contarem com uma precisão similar às de alumínio.

Como escolher esquadrias?

A variedade de modelos e materiais de esquadria é muito ampla e pode deixar em dúvida na hora de escolher. Mas, neste momento, o ideal é observar alguns fatores como durabilidade e custo do material.

Em uma serralheria em Campinas pode-se encontrar muitas opções, como a de alumínio. Antes de escolhê-lo, considere que ele é mais indicado para regiões litorâneas, e se for anodizado, é ideal para construções no campo e na cidade.

O alumínio pode ser usado do lado interno ou externo, é mais fácil de instalar do que outras opções, e sua manutenção é simples, bastando apenas uma limpeza com esponja ou pano macio umedecido e detergente neutro.

Se a ideia é a madeira, é necessário considerar que ela tem um custo mais baixo, quando comparada ao alumínio. Mas necessita de manutenção constante, porém, pode ser usada em diversos ambientes, como cidade, praia, campo, etc.

A instalação necessita de mão de obra especializada, como marceneiro ou carpinteiro. Sua manutenção exige cuidados como preservação do excesso de sol e umidade. Além disso, precisa de lixamento suave e reaplicação de verniz.

Quanto às esquadrias de PVC, estas são feitas de policloreto de vinila, um tipo de plástico muito recomendado por empresas de arquitetura e engenharia para esquadrias.

É um material muito aplicado na Europa e nos Estados Unidos, oferecendo excelente isolamento acústico e térmico, principalmente se aplicado com vidro duplo.

O PVC é excelente contra a radiação solar, além de proporcionar excelente vedação contra a água da chuva. Por ser resistente ao tempo e suas variações, é muito aplicado nas construções litorâneas.

Pode ser aplicado do lado externo da obra, com instalação simples e rápida. Quanto à manutenção, exige apenas uma limpeza com água e sabão. 

Este material não pode entrar em contato com tíner, água sanitária e querosene, pois pode manchar e perder o brilho.

Com base nessas informações, fica mais fácil escolher o tipo de esquadra que mais tem a ver com o projeto. Além desses materiais, alguns outros podem ser encontrados. Mesmo assim, é bom avaliar suas características e aplicações.

Uma análise cautelosa evita uma escolha errada que prejudique o projeto. As esquadrias são importantes, por isso, é necessário conhecê-las para escolher melhor.

A decisão certa não apenas deixará o projeto mais bonito, como também trará mais qualidade e segurança. Características essas que não podem faltar quando o assunto é esquadria. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja Também:

Conheça as Vantagens dos Móveis em Inox

Leave a Reply