A esquadria é algo fundamental em qualquer construção e precisa receber a atenção necessária.
Isso, porque ela corresponde a quase 80% do custo total da obra, e é responsável pela iluminação e ventilação do imóvel.
Muita gente que está construindo acredita que a esquadria é apenas um elemento comum que compõe portas e janelas. Isso pode se tornar um erro na hora de escolhê-la.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os tipos de esquadrias existentes e como escolher a opção certa para o seu projeto.
Tipos de esquadrias
Existem muitas opções de esquadrias para uma obra. Elas podem variar tanto em material como no tipo de abertura.
Dentre as mais procuradas e utilizadas em obras estão:
1 – Alumínio
Essa esquadria possui vários acabamentos e é feita em material extremamente durável. O alumínio é um material que possibilita diferentes acabamentos e não enferruja.
Por isso, pode ser aplicado em construções de regiões mais úmidas, como no litoral, além de ser utilizado em área externas.
Janelas termoacústicas muito vendidas no exterior e que estão se tornando febre no Brasil, geralmente não feitas de alumínio.
2 – Madeira
Muitas pessoas procuram por fornecedor de esquadrias de alumínio por conta de seus benefícios.
Mas a esquadria de madeira ainda é muito comum, pois as janelas podem ser feitas em diferentes tipos de aberturas.
O tipo de madeira pode variar, mudando também o preço em cada região do país. Algumas das madeiras mais utilizadas são:
- Itaúba;
- Grápia;
- Freijó;
- Jatobá.
Esses tipos são mais comuns em projetos de janelas. Mas na hora de escolher, o ideal é conversar com um especialista.
3 – PVC
Ao pesquisar por esquadrias de PVC preço, é possível encontrar essa opção, que está no mercado brasileiro relativamente há pouco tempo.
Mas suas características positivas têm aberto espaço para as esquadrias em PVC – que estão se tornando fortes concorrentes.
Elas são duráveis, bonitas, fácil de limpar, além de contarem com uma precisão similar às de alumínio.
Como escolher esquadrias?
A variedade de modelos e materiais de esquadria é muito ampla e pode deixar em dúvida na hora de escolher. Mas, neste momento, o ideal é observar alguns fatores como durabilidade e custo do material.
Em uma serralheria em Campinas pode-se encontrar muitas opções, como a de alumínio. Antes de escolhê-lo, considere que ele é mais indicado para regiões litorâneas, e se for anodizado, é ideal para construções no campo e na cidade.
O alumínio pode ser usado do lado interno ou externo, é mais fácil de instalar do que outras opções, e sua manutenção é simples, bastando apenas uma limpeza com esponja ou pano macio umedecido e detergente neutro.
Se a ideia é a madeira, é necessário considerar que ela tem um custo mais baixo, quando comparada ao alumínio. Mas necessita de manutenção constante, porém, pode ser usada em diversos ambientes, como cidade, praia, campo, etc.
A instalação necessita de mão de obra especializada, como marceneiro ou carpinteiro. Sua manutenção exige cuidados como preservação do excesso de sol e umidade. Além disso, precisa de lixamento suave e reaplicação de verniz.
Quanto às esquadrias de PVC, estas são feitas de policloreto de vinila, um tipo de plástico muito recomendado por empresas de arquitetura e engenharia para esquadrias.
É um material muito aplicado na Europa e nos Estados Unidos, oferecendo excelente isolamento acústico e térmico, principalmente se aplicado com vidro duplo.
O PVC é excelente contra a radiação solar, além de proporcionar excelente vedação contra a água da chuva. Por ser resistente ao tempo e suas variações, é muito aplicado nas construções litorâneas.
Pode ser aplicado do lado externo da obra, com instalação simples e rápida. Quanto à manutenção, exige apenas uma limpeza com água e sabão.
Este material não pode entrar em contato com tíner, água sanitária e querosene, pois pode manchar e perder o brilho.
Com base nessas informações, fica mais fácil escolher o tipo de esquadra que mais tem a ver com o projeto. Além desses materiais, alguns outros podem ser encontrados. Mesmo assim, é bom avaliar suas características e aplicações.
Uma análise cautelosa evita uma escolha errada que prejudique o projeto. As esquadrias são importantes, por isso, é necessário conhecê-las para escolher melhor.
A decisão certa não apenas deixará o projeto mais bonito, como também trará mais qualidade e segurança. Características essas que não podem faltar quando o assunto é esquadria.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Veja Também: