Yoga e qualidade de vida: Entenda como a prática pode ser benéfica para o dia a dia das pessoas

Yoga e qualidade de vida

A vida das pessoas está ficando cada vez mais corrida. As tecnologias e velocidade de informações ajudam muito o nosso cotidiano, porém, ao final do dia, toda essa agitação faz com que o cansaço mental e físico tome conta de nós.

Por isso, é muito importante encontrar algo que nos faça esvaziar a cabeça e relaxar o corpo e, assim, equilibrar a correria do dia a dia. 

A Yoga é uma prática milenar que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos, justamente por oferecer a integração entre corpo, espírito e mente. 

Afinal, o que é Yoga?

É muito difícil  sintetizar em poucas linhas o que é a Yoga. Isso porque, essa prática, originária da Índia, é tida como uma filosofia e um estilo de vida.

De modo geral, ela tem como objetivo  trazer o autoconhecimento e qualidade de vida para quem a pratica por meio da respiração, meditação e das posturas.

Apesar de todos os seus benefícios a Yoga é vista com certo preconceito. Isso acontece porque algumas pessoas a associam com um estilo de vida para pessoas mais alternativas e com maior poder aquisitivo. 

Bom, elas não poderiam estar mais erradas.  Existem diversas modalidades  de Yoga, e algumas delas são oferecidas gratuitamente. 

A seguir, confira alguns tipos e seus benefícios:

Hatha Yoga

Também conhecida como a Yoga clássica, esse tipo consiste em posturas e  técnicas de respiração. Ela foca em estimular a energia do corpo em exercícios de limpeza e purificação. 

Essa prática ficou muito popular aqui no Ocidente por ajudar no fortalecimento do corpo e aumento da flexibilidade. Outros benefícios da Hatha são a redução da ansiedade, melhora do sono e reforço do sistema imunológico. 

Por não exigir a realização de muitas posturas essa técnica é indicada para quem quer começar a praticar Yoga.

Ashtanga Yoga

A Ashtanga Yoga foi desenvolvida a partir da Hatha. Essa técnica é uma das mais desafiadoras para o corpo, pois exige a realização de muitas posições. 

Apesar disso, aquele que a escolher não irá começar a fazer as posturas mais difíceis logo de cara. A Ashtanga é dividida em seis séries de posturas fixas, sendo assim, o praticante irá evoluindo de acordo com o tempo de experiência e a capacidade do corpo em executar as posições. 

Dito isso, não existe um tempo pré determinado para que o praticante evolua de série. Até porque, cada corpo é único e se adapta de formas diferentes. 

Entre seus principais benefícios estão o aumento da força, flexibilidade, equilíbrio e consciência corporal. 

Essa é uma opção para quem está a procura de uma atividade mais intensa fisicamente. 

Vinyasa Yoga

A Vinyasa Yoga, ou Vinyasa Flow Yoga, também é uma ramificação da Hatha. Tida como um dos estilos mais contemporâneos, essa técnica consiste em posições em flow. Isto é, um fluxo contínuo de movimentos que juntos se parecem com uma coreografia. 

A execução das posturas são sincronizadas com a respiração, por isso, a Vinyasa traz mais consciência corporal, o alinhamento adequado do corpo,  e equilíbrio entre corpo e mente e reduz o estresse. 

Iyengar Yoga

O Iyengar Yoga é focado no alinhamento do corpo, pois prioriza pela permanência longa entre uma posição e outra. As aulas são mais lentas e, por isso, estimula o praticante a se concentrar mais em si, despertando emoções e sensações. 

Para melhorar o alinhamento corporal essa técnica utiliza equipamentos, como cadeiras, cintos, cabos de madeira, blocos de EVA, entre outros. 

Por contar com o auxílio desses acessórios o Iyengar pode ser adaptado à diversas condições físicas. Sendo assim, é indicado por quem tem alguma limitação de movimentos ou procura corrigir a postura. 

Idosos, cadeirantes e gestantes estão liberados para praticá-lo desde que com o devido acompanhamento médico. 

Esses são apenas quatro dos  vários tipos de Yoga existentes. A escolha pela melhor prática vai depender muito das suas necessidades. Por isso, não deixe de continuar estudando para encontrar a que melhor funciona para você.

Benefícios para a saúde bucal

Além de benefícios para a saúde física você sabia que a Yoga também influencia na saúde da sua boca? Isso porque, muitos problemas orais estão ligados ao nosso emocional. 

Sendo assim, a prática do Yoga é um importante aliado na prevenção de doenças, como periodontite, xerostomia, lesões no dente, erosão e desgaste, entre outros problemas orais.

Vale lembrar, no entanto, que a principal maneira de manter a saúde bucal em dia é fazendo uma boa higienização e indo ao dentista regularmente. 

Por isso, conte com o auxílio do seu convênio dentário para facilitar as visitas ao consultório e a realização de procedimentos e exames. 

Além disso, ter um convênio odontológico ajuda a procurar profissionais de confiança que poderão cuidar dos seus dentes por longos períodos. 

Se você ainda não tem um convênio, uma boa forma de começar é pesquisando por termos específicos, como “plano odontológico pessoa física” e “convênio dentista”. Assim, você irá conhecer as diversas opções de planos e escolher a que melhor atende às suas necessidades. 

Texto escrito por Estela Lima, redatora da empresa Ideal Odonto. 

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